NUANCES DOS SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EXPRESSOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22046.id1475Palavras-chave:
Saberes Científicos, Saberes Pedagógicos de Conteúdos, Pesquisa NarrativaResumo
Este artigo busca contribuir com a compreensão dos Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo de professores de Ciências Naturais de uma escola estadual, em Várzea-Grande – MT. Nesse sentido, apresenta-se o problema de pesquisa: como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam nos anos finais do Ensino Fundamental? Adota-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da Pesquisa Narrativa. Os instrumentos foram: um questionário e entrevistas semiestruturadas. Os colaboradores da pesquisa são quatro professores de Ciências Naturais. Os resultados evidenciam a legitimidade dos saberes científicos nas metodologias do trabalho pedagógico de todos os professores pesquisados, no entanto, são utilizados, de forma reducionista, apoiados nas literaturas. Pretende-se, no presente estudo, contribuir com os debates para construção de uma base de conhecimentos, envolvendo saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências Naturais.
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