NUANCES DOS SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EXPRESSOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22046.id1475

Palavras-chave:

Saberes Científicos, Saberes Pedagógicos de Conteúdos, Pesquisa Narrativa

Resumo

Este artigo busca contribuir com a compreensão dos Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo de professores de Ciências Naturais de uma escola estadual, em Várzea-Grande – MT. Nesse sentido, apresenta-se o problema de pesquisa: como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam nos anos finais do Ensino Fundamental? Adota-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da Pesquisa Narrativa. Os instrumentos foram: um questionário e entrevistas semiestruturadas. Os colaboradores da pesquisa são quatro professores de Ciências Naturais. Os resultados evidenciam a legitimidade dos saberes científicos nas metodologias do trabalho pedagógico de todos os professores pesquisados, no entanto, são utilizados, de forma reducionista, apoiados nas literaturas. Pretende-se, no presente estudo, contribuir com os debates para construção de uma base de conhecimentos, envolvendo saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências Naturais.

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Biografia do Autor

Vilma de Oliveira Brito, UFMT

Mestra em Educação (UFMT) Professora da Educação Básica (SEDUC/MT)

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Pós-doutorando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG) Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

OLIVEIRA BRITO, Vilma de; DAMASCENO RIBEIRO, Marcel Thiago. NUANCES DOS SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EXPRESSOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22046, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22046.id1475. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/233. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias