O LUGAR DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS NATURAIS/DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS

Autores

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.57

Palavras-chave:

Concurso público, Professores de Ciências, Formação de professores, Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências

Resumo

O presente trabalho objetivou conhecer o espaço de atuação dos Licenciados em Ciências na rede pública de ensino brasileiro. Foram analisados 77 editais entre os anos de 2015 e 2016 os quais ofertaram 695 vagas para professor de Ciências. Apesar da característica interdisciplinar da disciplina de ciências, observou-se que a maioria dos editais buscava habilitados e/ou Licenciados em Biologia, sendo poucos os editais que previam vagas exclusivamente para o Licenciado em Ciências. Esse cenário de indefinições tende a contribuir para a fragmentação do ensino de ciências, concedendo-lhe apenas um viés biológico. O não reconhecimento do poder público do espaço de atuação desse licenciado acaba por desconstruir a proposta de um ensino de ciências pautado na interdisciplinaridade ao tempo que gera incertezas nesse profissional quanto ao seu papel social e profissional.

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Biografia do Autor

Marcos Vinícius Ferreira Vilela

Mestre em Ecologia e Evolução

Adriane Barth

Doutora em Genética e Biologia Molecular

Márcio do Nascimento Gomes

Mestre em Ciências dos Materiais

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Publicado

08.07.2017

Como Citar

VINÍCIUS FERREIRA VILELA , Marcos; BARTH , Adriane; NASCIMENTO GOMES , Márcio do. O LUGAR DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS NATURAIS/DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 48–61, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.57. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/643. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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