ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MATO-GROSSENSES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1111-1123.id742

Palavras-chave:

Educação profissional, Alfabetização científica, Formação cidadã

Resumo

A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino procura explicitar as inter-relações entre tais elementos e se constitui como importante estratégia para a construção do conhecimento científico juntamente com a formação da consciência cidadã dos sujeitos. Neste artigo, analisam-se aspectos dessa abordagem em dois cursos técnicos em Química, subsequentes ao ensino médio de duas instituições públicas mato-grossenses. Para isso, fez-se análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos, tendo como referência a pesquisa documental e elementos da análise de conteúdo para o tratamento analítico, buscando por elementos textuais alusivos à abordagem CTS. A interpretação dos textos dos documentos demonstrou não haver a explicitação da abordagem CTS, prevalecendo a formação técnica. Contudo, é possível identificar no discurso que se extrai de fragmentos dos textos, mensagens que remetem à inquietude da formação técnica em contribuir para que se diminuam os impactos do setor produtivo industrial em questões ambientais e sociais.

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Biografia do Autor

Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza, UFSC

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)

Edimarcio Francisco da Rocha, UFMT

Doutor em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT)

Adriane Barth, UESC

Doutora em Genética e Biologia Molecular (UESC)

Vinicius Batista da Silva, UFMT

Mestre em Educação (UFMT)

Márcio do Nascimento Gomes, UFMT

Mestre em Ciências de Materiais (UFMT)

Referências

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

AOYAMA BARBOSA SOUZA, Leila Cristina; FRANCISCO DA ROCHA, Edimarcio; BARTH, Adriane; BATISTA DA SILVA, Vinicius; NASCIMENTO GOMES, Márcio do. ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MATO-GROSSENSES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1111–1123, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1111-1123.id742. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/451. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias