Processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24026.id894Palavras-chave:
Inclusão, Superdotação, Ensino regular, Desafios, Alternativas educacionaisResumo
O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno superdotado no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff e Campos (2010), Maia-Pinto e Fleith (2004; 2015). Verificou-se que os principais desafios se referem à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades, ensino tradicional e barreiras atitudinais. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão deste educando. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma a função de promover a inclusão, atuando de forma mediadora por meio da promoção de experiências que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentes.
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