Processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24026.id894

Palavras-chave:

Inclusão, Superdotação, Ensino regular, Desafios, Alternativas educacionais

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno superdotado no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff e Campos (2010), Maia-Pinto e Fleith (2004; 2015). Verificou-se que os principais desafios se referem à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades, ensino tradicional e barreiras atitudinais. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão deste educando. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma a função de promover a inclusão, atuando de forma mediadora por meio da promoção de experiências que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentes.

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Biografia do Autor

Raimunda de Fátima Neves Coêlho, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, (1980). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, (2003). Professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, (2013). Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, da UFCG/CFP. Membro da Comissão Editorial e Científica da Revista Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - PECEN, da UFCG/CFP. Membro do Conselho Científico da Revista Eletrônica Pesquisa e Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Membro do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo - HUJB/EBSERH. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar em Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagens e Práticas Sociais - GIEPELPS/UFCG/CNPq. Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Pesquisa e Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Membro do Conselho Editorial da Revista de Pesquisa Interdisciplinar - RPI, do CPF/UFCG. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Didática, Currículo, Metodologias de Ensino, Formação de Professores, Ensino de ciências e educação matemática, Interdisciplinaridade, Ética e Bioética, Avaliação Educacional e Adoecimento Docente em professores universitários. Desenvolve estudos e pesquisas sobre educação e sociedade, didática e avaliação da aprendizagem, ensino de ciências e educação matemática, metodologias ativas de ensino presencial e virtual nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação.

Davi Milan

Pesquisador em Educação (Unesp: Universidade Estadual de São Paulo- Campus de Marília -SP), professor orientador de projetos da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), professor da educação básica da rede pública municipal em Quintana- SP, Especialista em Educação, graduado em Pedagogia e Letras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase orientação de projetos, Alfabetização e Letramento, Educação Matemática, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação de projetos na educação universitária, educação de jovens e adultos, letramento matemático, alfabetização e letramento, formação de professores, educação popular, educação especial e inclusiva com ênfase ao mercado de trabalho, bem como assessoria pedagógica. Revisor e Parecerista na Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial da Unesp - campus de Marilia. Desenvolve pesquisas interseccionais abordando as temáticas: deficiência, condição social e inclusão da pessoa com deficiência na Eucação Básica e Mercado Laboral, com publicações de artigos científicos, livro e capítulos de livros. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GP FORME) da UNESP de Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde e deficiência da Unesp de Marília -SP, membro do Grupo de Pesquisa Formação Ética da Unesp de Marília -SP.

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Publicado

01.12.2024

Como Citar

DANTAS DA SILVA, Erica; NEVES COÊLHO, Raimunda de Fátima; MILAN, Davi. Processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24026, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24026.id894. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/894. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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