Proceso de inclusión de estudiantes superdotados en la educación regular: una discusión sobre desafíos y alternativas educativas

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24026.id894

Palabras clave:

Inclusión, Superdotación, Educación regular, Desafíos, Alternativas educativas

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir el proceso de inclusión de estudiantes superdotados en el contexto de la educación regular, destacando los principales desafíos y alternativas educativas. Para ello, metodológicamente, este estudio se caracteriza por ser una investigación bibliográfica, cuyo fundamento teórico se sustenta en autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015). A partir de esto, se encontró que los principales desafíos se refieren a la precaria formación docente, las dificultades para identificar estudiantes con altas habilidades, la enseñanza tradicional y las barreras actitudinales. En cuanto a las alternativas educativas, se encontró que el enriquecimiento curricular, la enseñanza acelerada y estrategias pedagógicas adecuadas constituyen medios asertivos para brindar oportunidades para la inclusión de este estudiante. Por tanto, es necesario que la escuela asuma el papel de promotor de la inclusión, actuando de manera mediadora, promoviendo experiencias que susciten la curiosidad, el interés y la motivación del estudiante, estimulando así sus habilidades subyacentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Raimunda de Fátima Neves Coêlho, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, (1980). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, (2003). Professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, (2013). Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, da UFCG/CFP. Membro da Comissão Editorial e Científica da Revista Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - PECEN, da UFCG/CFP. Membro do Conselho Científico da Revista Eletrônica Pesquisa e Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Membro do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo - HUJB/EBSERH. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar em Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagens e Práticas Sociais - GIEPELPS/UFCG/CNPq. Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Pesquisa e Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Membro do Conselho Editorial da Revista de Pesquisa Interdisciplinar - RPI, do CPF/UFCG. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Didática, Currículo, Metodologias de Ensino, Formação de Professores, Ensino de ciências e educação matemática, Interdisciplinaridade, Ética e Bioética, Avaliação Educacional e Adoecimento Docente em professores universitários. Desenvolve estudos e pesquisas sobre educação e sociedade, didática e avaliação da aprendizagem, ensino de ciências e educação matemática, metodologias ativas de ensino presencial e virtual nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação.

Davi Milan

Pesquisador em Educação (Unesp: Universidade Estadual de São Paulo- Campus de Marília -SP), professor orientador de projetos da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), professor da educação básica da rede pública municipal em Quintana- SP, Especialista em Educação, graduado em Pedagogia e Letras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase orientação de projetos, Alfabetização e Letramento, Educação Matemática, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação de projetos na educação universitária, educação de jovens e adultos, letramento matemático, alfabetização e letramento, formação de professores, educação popular, educação especial e inclusiva com ênfase ao mercado de trabalho, bem como assessoria pedagógica. Revisor e Parecerista na Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial da Unesp - campus de Marilia. Desenvolve pesquisas interseccionais abordando as temáticas: deficiência, condição social e inclusão da pessoa com deficiência na Eucação Básica e Mercado Laboral, com publicações de artigos científicos, livro e capítulos de livros. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GP FORME) da UNESP de Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde e deficiência da Unesp de Marília -SP, membro do Grupo de Pesquisa Formação Ética da Unesp de Marília -SP.

Citas

ALENCAR, Eunice Soriano; FLEITH, Denise de Souza. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. São Paulo: EPU, 2001.

ANTIPOFF, Cecília Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus mitos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, p. 301-309, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cFcPTS7QRGqk9mKZsW5tWVz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 out. 2023.

BRANCHER, Vantoir Roberto. Altas Habilidades Superdotação. Paco Editorial, 2011.

BRASIL. Decreto 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 24 out. 2023.

BRASIL. Diretrizes gerais para o atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades: superdotação e talentos. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto / Secretaria de Educação Especial, 1995.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases, nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: MEC, 1971.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases, nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC, SEESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2006a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas de Educação Especial. Nota Técnica nº 04, de 23 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília, DF: MEC, 2014.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Fundamental/ Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais - Adaptações curriculares Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: SEF/SEESP, 1998. Disponível em: https://docplayer.com.br/8626-Parametros-curriculares-nacionais.html. Acesso em: 24 out. 2023.

BRASIL. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAHS. Documento Orientador. Brasília: MEC/SEESP, Brasil, 2006b.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

CUPERTINO, Christina Menna Barreto (Org.). Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos. Secretaria da Educação, CENP/CAPE. São Paulo: FDE, 2008.

DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; ZARDO, Sinara Pollom. Alunos com altas habilidades/superdotação: articulação entre o ensino comum e o AEE. In:DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; GIFFONE, Francinete Alves; ZARDO, Sinara Pollom. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: altas habilidades/superdotação. Brasília: MEC/SEESP, 2010.

FERREIRA, José Adnilton Oliveira. Inclusão escolar? O aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) -Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Araraquara, SP. Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/4561.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Soriano. Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FREITAS, Soraia Napoleão; RECH, Andréia Jaqueline Devalle. Atividades de enriquecimento escolar como estratégia para contribuir com a inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação. Education Policy Analysis Archives, v. 23, p. 30-30, 2015. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/1639/1563. Acesso em: 22 out. 2023.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1995.

MAIA-PINTO, Renata Rodrigues. Aceleração de ensino na educação infantil: percepção de alunos superdotados, mães e professores. 2012. 153 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/11225. Acesso em: 24 out. 2023.

MAIA-PINTO, Renata Rodrigues; FLEITH, Denise de Souza. Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos. Psicologia escolar e educacional, v. 8, p. 55-66, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pee/v8n1/v8n1a07.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

MAIA-PINTO, Renata Rodrigues; FLEITH, Denise de Souza. Percepção de alunos superdotados, mães e professores acerca da aceleração de ensino. Interação em Psicologia, v. 19, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/29744/29353. Acesso em: 21 out. 2023.

MATOS, Brenda Cavalcante; MACIEL, Carina Elisabeth. Políticas educacionais do Brasil e Estados Unidos para o atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, p. 175-188, 2016. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbee/a/fQNXk3Fh89jWWL9CrdZXz4F/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 out. 2023.

MOREIRA, Laura Ceretta. Cursos de licenciatura com bases inclusivas: impressões de alunos com necessidades educacionais especiais e de seus professores. In: JESUS et al (Org.) Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação-Prefeitura Municipal de Vitória CDV-FACITEC, 2007.

NEGRINI, Tatiane; FREITAS, Soraia Napoleão. A identificação e a inclusão de alunos com características de altas habilidades/superdotação: discussões pertinentes. Revista Educação Especial, p. 273-284, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/103. Acesso em: 22 out. 2023.

OLIVEIRA, Ana Carolina Alves Ramos et al. Os desafios da formação docente para o reconhecimento dos alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Ibero-americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 9, p. 314-324, 2021. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/2200/873. Acesso em: 22 out. 2023.

OMOTE, Sadao. Normalização, integração, inclusão. Ponto de Vista: Revista de educação e processos inclusivos, n. 1, p. 04-13, 1999.

PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Políticas públicas para as Altas Habilidades/Superdotação: incluir ainda é preciso. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 627-639, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3131/313132120006.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.

REIS, Haydéa Maria Marino de Sant’anna. Educação inclusiva é para todos? a (falta de) formação docente para altas habilidades/superdotação no Brasil. 2006. 266 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/10348/1/Haydea%20Maria.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

RENZULLI, Joseph. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação, v. 27, n. 52, p. 75-131, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84805205.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

RODRIGUES, David (Ed.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. Grupo Editorial Summus, 2006.

SOUZA, Amanda Rodrigues; TASSINARI, Ana Maria. Altas Habilidades/Superdotação em grupos de vulnerabilidade social. Educação, v. 8, n. 1, p. 39-55, 2018.

VIEIRA, Nara Joyce Wellausen. A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades. Revista Educação Especial, p. 07-22, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026. Acesso em: 22 out. 2023.

VIRGOLIM, Ângela Rodrigues. Altas habilidades/superdotação: Encorajando potenciais. Ministério de Educação – MEC, Secretaria de Educação Especial – SEESP, Brasília, 2007.

WINNER, Ellen. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2024-12-01

Cómo citar

DANTAS DA SILVA, Erica; NEVES COÊLHO, Raimunda de Fátima; MILAN, Davi. Proceso de inclusión de estudiantes superdotados en la educación regular: una discusión sobre desafíos y alternativas educativas. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 9, p. e24026, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24026.id894. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/894. Acesso em: 7 ene. 2025.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.