ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO PANDÊMICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22050.id1450

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino Remoto Emergencial, Estratégias avaliativas, Ensino Superior

Resumo

A adoção do Ensino Remoto Emergencial em função da pandemia da COVID-19 trouxe desafios ao professor, entre eles a avaliação da aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar as estratégias avaliativas utilizadas por docentes universitários no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, com abordagem de metodologia de pesquisa bibliográfica, denominada Revisão Sistemática da Literatura, produzida nas bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online, Directory of Open Access Journals, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Oasisbr, cujo recorte temporal deu-se entre março de 2020 a setembro de 2021, o que gerou quatro textos. Os resultados indicam o uso de estratégias como respostas a questionário; produção de relatórios; vídeos e mural virtual; acompanhamento de desempenho na construção do projeto ou análise de um problema; além da participação, autoavaliação e avaliação por opinião. Assim, concluímos que as ferramentas pedagógicas utilizadas pelos docentes fomentaram o desenvolvimento da autonomia, da pesquisa e da criatividade dos alunos.

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Biografia do Autor

Erica Dantas da Silva, UERN

Mestra em Ensino (PPGE/UERN)

Adriana Moreira de Souza Corrêa, UERN

Mestra em Ensino (PPGE/UERN) Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Maria da Conceição Costa, UERN

Doutorado em Educação (USP) Professora Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN)

Raimunda de Fátima Neves Coelho, UFBA

Doutora em Medicina e Saúde (UFBA) Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

DANTAS DA SILVA, Erica; MOREIRA DE SOUZA CORRÊA, Adriana; CONCEIÇÃO COSTA, Maria da; FÁTIMA NEVES COELHO, Raimunda de. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO PANDÊMICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22050, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22050.id1450. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/237. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias