O QUE TEM NO RIO PROFESSOR? ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE MACROINVERTEBRADOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e035.id1048

Palavras-chave:

Investigação, Ensino de Ciências, Qualidade da água

Resumo

Esse trabalho apresenta um estudo qualitativo desenvolvido a partir da implementação de uma atividade investigativa explorando a fauna de macroinvertebrados em fontes de água com diferentes níveis de poluição. Os dados aqui apresentados e discutidos foram coletados por meio de gravações em áudio das atividades e diário de campo da pesquisadora. Sua análise objetivou investigar como o uso de uma atividade investigativa pode contribuir para a melhoria do ensino de Ciências. Os resultados apontaram elementos que indicam a contribuição da atividade no engajamento e interesse dos estudantes nas atividades desenvolvidas, do mesmo modo que auxiliou na compreensão dos conteúdos abordados.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
2

Biografia do Autor

Virgínia Teodoro

Mestre Ensino de Biologia, Professora de Educação Básica

João Paulo Cunha de Menezes

Doutor em Ciências, Professor Adjunto, Ensino de Ciências e Biologia, Docente PROFBIO

Referências

AZEVEDO, Maria Cristina P. Stella. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, p. 15-80, 1994.

BYBEE, Rodger W. Scientific inquiry and science teaching. In: Scientific inquiry and nature of science. Springer, Dordrecht, 2006. p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-2672-2_1

CALLISTO, Marco; FERREIRA, W; MORENO, P.; GOULART, M.; PETRUCIO, M. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividade de ensino e pesquisa (MG-RJ). Acta Limnologica Brasiliensia, v. 14, n. 1, p. 91-98, 2002.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; VANNUCCHI. Andréia Infatosi; BARROS, Marcelo Alves; GONÇALVES, Maria Elisa Resende; REY, Renato Casal. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2007.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p. 1-20, 2013.

DRIVER, Rosalind; ASOKO, Hilary; LEACH, John; MORTIMER, Eduardo; Scott, Philip. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química nova na escola, n. 9, p. 31-40, 2000.

ENOS-BERLAGE, Jodi. Development of a water-quality lab that enhances learning & connects students to the land. The American Biology Teacher, v. 74, n. 7, p. 471-478, 2012. DOI: https://doi.org/10.1525/abt.2012.74.7.8

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 259-268, 1987.

FREITAS ZOMPERO, Andréia; LABURU, Carlos Eduardo. Significados de fotossíntese apropriados por alunos do ensino fundamental a partir de uma atividade investigativa mediada por multimodos de representação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 179-199, 2016.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008

JAMES, Rebecca R.; OGDEN, Albert E.; DIVINCENZO, John P. A water quality study in Rutherford County, Tennessee: student group project. Journal of Natural Resources & Life Sciences Education, v. 35, n. 1, p. 118-126, 2006. DOI: https://doi.org/10.2134/jnrlse2006.0118

KOOSMANN, Angelena; BRUNS, Alex; ANTHONY, Sharon. The Chemistry of natural Waters. Science Education & Civic Engagement, p. 48, 2011.

MUGNAI, Riccardo; NESSIMIAN, Jorge Luiz; BAPTISTA, Darcilio Fernandes. Manual de identificação de macroinvertebrados aquáticos do Estado do Rio de Janeiro: para atividades técnicas, de ensino e treinamento em programas de avaliação da qualidade ecológica dos ecossistemas lóticos. Technical Books Editora, 2010.

NOVAK, Ann M.; TREAGUST, David F. Adjusting claims as new evidence emerges: Do students incorporate new evidence into their scientific explanations?. Journal of Research in Science Teaching, v. 55, n. 4, p. 526-549, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.21429

PEDASTE, Margus; MÄEOTS, Mario; LEIJEN, Äli; SARAPUU, Tago. Improving students’ inquiry skills through reflection and self-regulation scaffolds. Technology, Instruction, Cognition and Learning, v. 9, n. 1-2, p. 81-95, 2015.

PUCHE, Helena; HOLT, Jame. Using scientific inquiry to teach students about water quality. The american biology Teacher, v. 74, n. 7, p. 503-508, 2012. DOI: https://doi.org/10.1525/abt.2012.74.7.13

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 97-114, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007

WILHELM, Pascal; BEISHUIZEN, Jos Beishuizen. Content effects in self-directed inductive learning. Learning and Instruction, v. 13, n. 4, p. 381-402, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0959-4752(02)00013-0

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

TEODORO, Virgínia; CUNHA DE MENEZES, João Paulo. O QUE TEM NO RIO PROFESSOR? ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE MACROINVERTEBRADOS NO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e035, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e035.id1048. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/321. Acesso em: 5 abr. 2025.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)