Representação de progressões geométricas e aritméticas por meio de gráficos
Palavras-chave:
Ensino, Matemática, Progressões, Educação financeiraResumo
Segundo Araújo (2000), a Matemática é vista na escola como uma disciplina “árida e difícil”, levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria, a proposta de utilizar representações visuais, como gráficos numéricos simples e financeiros, reflete uma estratégia inovadora para superar a visão tradicional de que a Matemática é inacessível. Feliciano (2022), diz que os livros didáticos de matemática no ensino médio evoluíram em sintonia com os contextos histórico, político e econômico da sociedade. Embora a definição de progressões geométricas permaneça constante, observa-se uma transformação no nível de conhecimento, compreensão e habilidade de reflexão e aplicação por parte dos estudantes em várias situações cotidianas ou seja a sociedade evoluiu e com isso conseguimos mais exemplos se trabalhados com cuidado podem auxiliar na visualização dos estudantes uma dessas formas seria a representação de uma progressão geométrica num problema moderno por meio de um gráfico, explorar a utilização de representações visuais, reflete uma resposta dinâmica a essas transformações. De acordo com Vygotsky (1994, apud SELVA 2001) Um exemplo de ação humana que fundamenta-se em conhecimentos matemáticos é a busca e tratamento de informações. De um modo particular, esta atividade pode ser mediada pela utilização de recursos matemáticos tais como os gráficos. Desta maneira, os gráficos se apresentam como uma ferramenta cultural que pode ampliar a capacidade humana de sistematização de dados e o estabelecimento de relações entre os mesmos. Segundo a pesquisa de diSessa, Hammer, Sherin e Kolpakowski (1991, apud SELVA 2001) o conhecimento era visto como algo que decorria da atividade e dela emergia. Deste modo, os autores apontam para a possibilidade de que com a ajuda dos adultos e engajadas em um processo pedagógico que valorize seus conhecimentos potenciais, as crianças poderiam construir e interpretar gráficos, com uma satisfatória base de conhecimentos científicos. No contexto proposto, a pesquisa visa não apenas abordar a complexidade das progressões aritméticas e geométricas, mas também fornecer exemplos concretos, como a influência de progressões geométricas em investimentos. A integração de gráficos financeiros objetiva não apenas tornar a educação mais atrativa, mas também oferecer uma abordagem prática à educação financeira.
Referências
ARAÚJO, Iracema Rezende De Oliveira. A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática. Repositório Institucional, Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/78563. Acesso em: 12 nov. 2023.
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