ESTÁGIO DOCENTE EM ARTE/MÚSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA EREE DE MOSSORÓ (RN)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23007.id1546

Palavras-chave:

Prática docente, Estágio supervisionado, Ensino de Arte/Música, Anos finais do Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do Estágio Supervisionado em Arte/Música, nos anos finais do Ensino Fundamental, para o licenciando em Música. Com abordagem metodológica qualitativa, apresenta-se uma discussão sobre a prática docente desenvolvida no estágio à luz de diretrizes para o ensino de Arte/Música (BRASIL, 2008, 2016, 2017) e de autores que discorrem sobre o ensino de música na Educação Básica, a exemplo de Penna (2002, 2006, 2008), Loureiro (2004) e Machado (2003). A partir da prática desenvolvida e da teoria que embasou este trabalho, constata-se que é possível desenvolver o conteúdo de música de forma lúdica nos anos finais do Ensino Fundamental, de modo a possibilitar maior compreensão da relação entre teoria e prática. Percebeu-se que a participação dos estudantes se tornou mais efetiva mediante as atividades de música e movimento, expressão corporal, exploração das possibilidades sonoro-musicais e sensibilidade auditiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Gomes Pereira, UERN

Mestrado em Ensino (PPGE/UERN/CAPF)

Flávia Maiara Lima Fagundes, UNIRIO

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM/UNIRIO) Docente do Curso de Licenciatura em Música da UERN

Maria da Paz Cavalcante, UFRN

Doutorado em Educação (UFRN) Docente no Departamento de Educação (UERN/CAPF)

Referências

BARBA, Fernando; Núcleo Educacional Barbatuques. O corpo do som: experiências do Barbatuques. Música na Educação Básica. v. 5, n. 5, p. 38-49, 2013.

BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1986.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União, 18 de agosto de 2008, Seção 1, p.1.

BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, 03 de maio de 2016, Seção 1, p.1.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Seção 1.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 dez. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte – Ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CIAVATTA, Lucas. O Passo: música e educação. Rio de Janeiro: Instituto d’O Passo, 2009.

DEL BEN, Luciana Marta. Sobre ensinar música na educação básica: ideias de licenciandos em música. Revista da ABEM, v. 20, n. 29, p. 51-61, 2012.

GOES, Amanda Acauan. Corpo percussivo e som em movimento: a prática da música corporal. Opus, v. 12, n. 1, p. 89-100, jun. 2015.

GROUT, Donald; PALISCA, Claude. História da Música Ocidental. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2001.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar. Revista da ABEM, v. 10, p. 65-74, mar. 2004.

MACHADO, Daniela Dotto. Competências docentes para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio: visão dos professores de música. 2003. 147f. Porto Alegre: Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

PENNA, Maura. Caminhos para a conquista de espaços para a música na escola: uma discussão em aberto. Revista da ABEM, v. 19, p. 57-64, mar. 2008.

PENNA, Maura. Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo. Revista da ABEM, v. 13, p. 35-43, mar. 2006.

PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, v. 15, n. 16, p. 49-56, mar. 2007.

PENNA, Maura. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, v. 7, n. 7, p. 7-19, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiésis, v. 3, n. 3, p. 5-24, 2005.

SCHAFER, Raymond Murray. O Ouvido Pensante. Tradução: Marisa Fonterrada. São Paulo: Unesp, 1991.

UERN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Música - Campus Central – Mossoró, 2012. Disponível em: https://www.uern.br/cursos/servico.asp?fac=FALA&cur_cd=1026200&item=curso. Acesso em: 09 abr. 2022.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

PEREIRA, Gustavo Gomes; FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; CAVALCANTE, Maria da Paz. ESTÁGIO DOCENTE EM ARTE/MÚSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA EREE DE MOSSORÓ (RN). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23007, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23007.id1546. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/152. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias