REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO NORTE EM PERÍODO DE PANDEMIA
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23019.id1702Palavras-chave:
Ciências, Tecnologia, Ferramentas DigitaisResumo
A pesquisa foi desenvolvida com objetivo de refletir sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em tempos de Pandemia, bem como evidenciar quais as mais utilizadas, suas vantagens e desvantagens para o ensino, com foco na área de ciências. O trabalho consistiu em uma análise bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, a busca ocorreu por meio de artigos, revistas, monografias, dissertações disponíveis no formato on-line, cujo os parâmetros de busca foram: “Ferramentas Digitais no Ensino de Ciências”; “Ensino Remoto de Ciências”; “Ensino remoto e pandemia” e “TIC’s como metodologia de ensino”, em seguida, os resultados obtidos foram analisados e organizados para responder aos questionamentos da pesquisa. A plataforma Google Classroom foi a mais citada nos artigos, bem como os benefícios da implementação, os quais sobressaíram-se as barreiras encontradas para uso em metodologias ativas na educação.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Revista Interfaces Científicas. Aracaju . v.8, n.3 . p. 348 – 365, 2020. DOI:10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
AGENCIA BRASIL. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em 16 de jun. 2021.
ANDRADE, Daniele Prates Cordeiro. Moretti de; MONTEIRO, Maria Iolanda. EDUCAÇÃO HÍBRIDA:abordagens práticas no Brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. v.5, n.14, 2019. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/1676. Acesso em 16 de ago. 2021.
ARANHA, Carolina Pereira; SOUSA, Regina Célia de; JUNIOR, João Batista Bottentuit; ROCHA, Juliana Rodrigues; SILVA, André Flávio Gonçalves. O youtube como ferramenta educativa para o ensino de ciências. Revista Olhares & Trilhas. Uberlândia. v.21, n.1, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46164.
BACICH, Lilian; TANZI, Adolfo Neto; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, 2015. Editado como livro impresso em 2015. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/ensino-remoto/professor/apostilas-e-livros/ensino-hibrido.pdf/. Acesso em: 15 de jun. 2021.
BATISTA, Inara Carolina da Silva; MORAES, Renan Rangel. História do Ensino de Ciências na Educação Básica do Império aos dias atuais. Revista Educação Pública. v. 19, nº26, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/26/historia-do-ensino-de-ciencias-na-educacao-basica-no-brasil-do-imperio-ate-os-dias-atuais. Acesso em: 02 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 09 de ago. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996. BRASIL. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 ago. 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Ciências Naturais. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 07 ago. 2022.
BARBOSA, Alessandro Tomaz; FERREIRA, Gustavo Lopes; KATO, Danilo Seithi. O ensino remoto emergencial de ciências e biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da regional 4 da SBENBIO (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.396.
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. v.13, n.1, p. 153-171, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.337.
CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e Covid- 19: A Arte de Reinventar a Escola Mediando a Aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCIÊNCIAS. v.6, n.1, p.23-39, 2020 - Edição Especial. DOI:https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713.
CORDEIRO, Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: A utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Disponível em: http://idaam.siteworks.com.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf.Acesso em: 20 de mai. 2022.
CROCCE, Giovana Della; PAIVA, Rodolfo Magliari de; CAMELO, Clemil; NOGUEIRA. Isabela; AMORIM, Vitor; CINEZI, Giuliana Rapp; MARQUES, Renan. Ensino de ciências em tempos de pandemia: desafios e possibilidades do ensino remoto. ENCONTRO NACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES. 2020. Anais [...]. Universidade Federal de São Paulo. DOI: https://doi.org/10.47247/VV/ENMD/88471.05.0.
CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: Desafios e Possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. v. 8, n.22, p. 34-54. 2021. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4176.
FERNANDES, Argeu Cavalcante. O ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19: Relatos de uma experiência desafiadora e exitosa numa turma de Licenciatura em Química do IFRN. Research, Society and Development. v. 10, n. 5, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14670. Acesso em: 15 de ago. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa/ Antônio Carlos Gil. 4º Ed. São Paulo. Atlas, 2002. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./view. Acesso em: 23 de set. 2022.
GRANT, Maria. J.; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health information and libraries journal, v. 26, n. 2, p. 91–108, 2009.Disponívelem:https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdfdirect/10.1111/j.1471-1842. DOI: 2009.00848.x . Acesso em: 23 set. 2022.
GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; MURTA, Flávio Cançado; SILVA, Mislene Dalida. A Aplicabilidade Das Ferramentas Digitais Da Web 2.0 No Processo De Ensino e Aprendizagem. Revista CONTEXTO&EDUCAÇÂO. Editora Unijuí. v. 33 n.104, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.34-59.
JOSÉ, Bernardo; SOARES, Gabriel; CARMO, Gustavo do. Dificuldades e Consequências da Aprendizagem do Ensino Remoto Emergencia.UEaDSL. CONSCIÊNCIA. 2020. Disponível em:https://eventos.textolivre.org/moodle/pluginfile.php/25702/mod_data/content/27624/Dificuldades%20e%20consequ%C3%AAncias%20da%20aprendizagem%20do%20Ensino%20Remoto.pdf. Acesso em: 09 de jun. 2021.
LEAL, Maycon Marcos; SILVA, Alidissi Taise Santos; MENESES, Liberalino de Souza.. A utilização do simulador PHET como ferramenta de ensino nas aulas on-line de ciências em uma Escola do Município de Água Branca – PI. Anais. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió-AL. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67877. Acesso em: 17 jun. 2022.
MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. p.23-35, 2017. Disponívelem:http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.
MOREIRA, José António; JANUÁRIO, Susana. Redes sociais e educação reflexões acerca do facebook enquanto espaço de aprendizagem. Revista Scielo Books. Campina Grande. p. 67-84, 2014. DOI: 10.7476/9788578792831.0005.
MOREIRA, J. Antônio; COSTA, Paulo Manuel; VIEIRA, Cristina Pereira. Navegar e educar na web. as redes sociais como espaços de comunicação, partilha de conhecimento e de promoção de competências de aprendizagem. Revista Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307210012_Navegar_na_Web_As_redes_sociais_como_espacos_de_comunicacao_partilha_de_conhecimento_e_de_promocao_de_competencias_de_aprendizagem. Acesso em: 03 mai. 2022.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Revista Dialogia. n.34, p. 351-364, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123.
MOREIRA, Maria Eduarda Souza; CRUZ, Inglity Lorrane Silva; SALES, Maria Eduarda Nascimento; MOREIRA, Nhaypi Iasmin Taveira; FREIRE, Heloisa de Castro; MARTINS, Gabriela Aguiar; AVELINO, Gustavo Henrique Fernandes; JÚNIOR, Silvio Almeida; POPOLIM, Rafaela Simei. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Braz. J. Hea. Rev. v. 3, n. 3, p.6281-6290, 2020. DOI:10.34119/bjhrv3n3-180.
MONTEIRO, Mara Rúbia Muniz; SILVA, Janice Mendes da. Ensino-aprendizagem na era digital: novas formas de pensar a educação a distância. Revista Ensaios Pedagógicos, v.8, n.2, 2018. Disponível em: https://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/v8n2/ENSINO-APRENDIZAGEM-NA-ERA-DIGITAL-NOVAS-FORMAS-DE-PENSAR-A-EDUCA%C3%87%C3%83O-A-DIST%C3%82NCIA.pdf. Acesso em: 03 ago. 2022.
MARTINES, Régis dos Santos; MEDEIROS, Liziany Muller; SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da; CAMILLO, Cíntia Moralles. O uso das TICs como recurso pedagógico em sala de aula.2018.CIET:EnPED. 2018. Disponível em :<https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/337>. Acesso em: 16 de jun. 2021.
NERI, Marcelo; OSÓRIO, Manuel Camillo. Tempo para escola na pandemia. Fundação Getúlio Vargas. 2020. FGVSocial. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/cps/TempoParaEscola/. Acesso em: 26 jun. 2022.
NASCIMENTO, Fabricio do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de Ciências no Brasil: História, Formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line. n39, p.225-249, 2010.DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728.
PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observátorio Socio econômico da Covid 19.Universidade Federal de Santa Maria.2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 08 jul. 2021.
QUEIROZ, Marta Maria Azevedo. O ensino de ciências naturais – reprodução ou produção de conhecimentos. III Congresso Internacional de Educação e IV Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí. 2006. Disponível em: https://doceru.com/doc/5n05s5s. Acesso em: 10 de ago. 2021.
RODRIGUES, Ana Maria Anjos Romba; SOUSA, Domingas Monteiro de; SANTOS, Lúcia Regina Silva dos; MOREIRA, Maria de Lourdes da Silva; FIGUEIREDO, Nara Cláudia Alvoredo da Cruz. A pandemia de 2020, no Estado do Amapá, Alagoas E Tocantins: desafios e aprendizados no ensino remoto. Revsita Brazilian Journal of Development. Curitiba. v.7, n.4, p. 36440-36460. 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n4-213.
SILVA, Douglas dos Santos; ANDRADE, Leane Amaral Paz; SANTOs, Silvana Maria Pantoja dos. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development. v. 9, n. 9, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7177.
SILVA, Andressa Isabela Ferreira da. FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DIGITAIS INTERATIVAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: Um levantamento bibliográfico. Anais do CIET:EnPED (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). São Carlos. 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1370. Acesso em: 07 nov.2021.
SILVA, Alba Valéria Vieira da; SANTOS, Helisandrados. Reis; PAULA, Luiz. Henrique de. Os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2020. Maceió-Al. Anais. VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69222. Acesso em: 15 de jun. 2021.
SILVA, Renata. Santos; SILVA, Joana. Darc. Melo; RIBEIRO, Isabel. Necy. Souto. Uso de TIC’s no ensino remoto emergencial: um estudo de caso da EMEF Severino Ramos Da Nóbrega. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2020. Maceió-Al. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69680. Acesso em: 17 de jul. 2021.
SANTOS, Vanide Alves dos; DANTAS, Vagner Ramos; Anna Beatryz Vieira; GONÇALVES, HOLANDA, Beatriz Meireles Waked de; BARBOSA, Adriana de Andrade Gaião. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. Anais. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió-AL. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69166. Acesso em: 15 de jun. 2021.
SANTOS, Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos; SOUZA, Eduarda Vieira de; Moreira, Letícia Leal; MOTA, João Victor Moreira; LAMPE, Leandro; SOUZA, Suzana Rosa de; Silva, Vitória Schiavon da; ALVES, Litielli de Lima. CIÊNCIA&AÇÃO. Plataformas digitais como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem de ciências. p.95-114, 2021. Disponível em: https://www.editoracientifica.org/articles/code/210303640. Acesso em: 23 ago. 2022.
SANTANA, Valdilene Valdice de; SANTOS, Patrício Rinaldo dos; LEAL, Adriana Karla Tavares Batista Nunes; SILVA, Dammyres Barboza de Santana; PEREIRA, Eugênia Veríssimo; SILVEIRA, Letícia Nayara Silva da; NASCIMENTO, Rogério Augusto do; FAGUNDES, Francisca Edineide Alves. A importância do uso da internet sob o viés da promoção interativa na educação em tempos de pandemia. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10 , p.78866-78876, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n10-353.
SCHLINDWEIN, Luciane Maria; TRINDADE, Patrícia dos Santos; LEAL, Gyane Karol Santana. Infância e pandemia: conhecimento nas ondas do rádio em Parintins/AM. Revista Linhas Críticas. Brasília, DF. v.26, p. 1- 18. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33999.
SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; SCHUHMACHER, Elcio; FILHO, José de Pinho Alves. A presença da tecnologia da informação e comunicação em sala de aula: entre obstáculos e paradigmas. Revista Educar. v. 44, p.8-15.2020. DOI:10.36229/978-65-86127-64-5.CAP.01
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Políticas públicas e docência no contexto da pandemia no Norte do Brasil. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional - UESB-.v. 2, n.1, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8250.
TRENTIN, Marco Antônio; TEIXEIRA, Adriano Canabarro; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; ROSA, Álvaro Becker da. Robótica como recurso no ensino de ciências. VIII International Conference on Engineering and Computer Education. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301466497_Robotica_como_recurso_no_ensino_de_ciencias. Acesso em: 21 dez. 2021.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil. Um alerta sobre os impactos da COVID-19 na Educação. Abril de 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso em: 23 ago.2022.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Guia para Conselheiros Municipais de Educação. Educação em tempos de pandemia, direitos, normatização e controle social. BRASIL,2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/9241/file. Acesso em: 23 ago.2022.
VASCONCELOS, Carlos Alberto de; OLIVEIRA, Eliane Vasconcelos. TIC no ensino e na formação de professores: reflexões a partir da prática docente. Revista Brasileira de Ensino Superior. Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 112-132. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v7n1p112-132.
ZANINA, Ediane; BICHEL, Anathan. A importância das ferramentas tecnológicas para o processo de aprendizagem no ensino superior. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 19, n.4, p. 456-464, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n4p456-464.
WALDHELM, Mônica de Cassia Vieira. Como aprendeu ciências na educação básica quem hoje produz ciência? O papel dos professores de ciências na trajetória acadêmica e profissional de pesquisadores da área de ciências naturais. 2007. 247 f. Rio de Janeiro: Tese. Doutorado em Educação- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2007.Disponívelem:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6954695/mod_resource/content/1/Waldhelm%202007.pdf. Acesso em: 06 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.