CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DO TEMA QUEIMADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RONDONÓPOLIS/MT
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23032.id1517Palavras-chave:
Ensino de ciências, Ensino fundamental II, Formação de professoresResumo
A prática de Queimadas é considerada comum para a limpeza de áreas/terrenos, visando principalmente à liberação de espaços para a agricultura e pecuária e para a queima de lixo doméstico. Considerando tal problemática, o objetivo deste estudo é caracterizar a abordagem do tema Queimadas nas aulas de ciências para o Ensino Fundamental II em escolas públicas de Rondonópolis/MT, a partir do trabalho desenvolvido por docentes. Para tanto, metodologicamente, foi realizada pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado a dez professores da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II do município de Rondonópolis/MT. Os resultados obtidos apontaram que todos os professores participantes consideram importante a abordagem do tema Queimadas nas aulas de ciências e fazem o uso do livro didático para tal abordagem. Os professores também fazem uso de recursos audiovisuais, como vídeos e imagens.
Downloads
Métricas
Referências
ABREU, Fábio de Almeida; SOUZA, Josiane do ocorro Aguiar. Dinâmica espaço-temporal de focos de calor em duas terras indígenas do estado de Mato Grosso: uma abordagem geoespacial sobre a dinâmica do uso do fogo por Xavantes e Bororo. Floresta e Ambiente, v. 23, n. 1, p. 1-10, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.041813.
ARAÚJO, Rosinalva Olcione Marques; SANTOS, Silvia Lima dos. A educação ambiental e as queimadas urbanas no contexto escolar de Manaus-AM. Areté, v. 9, n. 20, p. 41-49, 2016. http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/243.
ATAÍDE, Laura Trindade de; HOELLER, Silvana Cássia. Queimadas e desmatamentos, uma degradação ao meio ambiente: um trabalho prático com alunos da 3ª série do ensino fundamental. 2018. 15 f. Goioerê: Monografia (Especialização em Educação do Campo) –
Universidade Federal do Paraná, Goioerê, 2018. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/54363/R%20-%20E%20-%20LAURA%20TRINDADE%20DE%20ATAIDE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jan. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARROSO, Mário; SOARES, Mariana; GARCIA, Edenise. Pantanal: entenda as causas e consequências dos incêndios no bioma. Galileu, Editora Globo, 24 set. 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/meio-ambiente/noticia/2020/09/pantanal-entenda-causas-e-consequencias-dos-incendios-no-bioma.html. Acesso em: 10 out. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, v. 3. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.
BUFFOLO, Andréia Cristina Cunha; RODRIGUES, Maria Aparecida. Agrotóxicos: uma proposta socioambiental reflexiva no ensino de química sob a perspectiva CTS. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 1-14, 2015. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/56/33.
CONRADO, Dalia Melissa; NUNES-NETO, Nei. Questões sociocientíficas e dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos no ensino de ciências. In: CONRADO, Dalia Melissa; NUNES-NETO, Nei. (Orgs.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 77-118.
DELIZOICOV, Demetrio. ANGOTTI, José André. Física. S. Paulo, Cortez Editora, 1991.
FERREIRA, Alessandra Borro Nascimento. Percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental sobre as queimadas da palha da cana-de-açúcar em sertãozinho – SP. 2007. 115 f. Araraquara: Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Centro Universitário de Araraquara, Araraquara, 2007.
Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp048454.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
FONSECA, Janaína Gabriela da. et al. O ensino sobre queimadas em uma escola rural no interior mineiro: um estudo de caso. Research, Society and Development, v. 7, n. 11, p. 01-13, 2018.
https://www.redalyc.org/journal/5606/560659018011/560659018011.pdf.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GIGANTE, Ludmila Alves; ZAVALA, Arturo Alejandro Zavala. Um estudo da similaridade das queimadas entre municípios no estado de mato grosso. Sinergia, v. 11, n. 2, p. 29-40, 2007. http://repositorio.furg.br/handle/1/6927.
GUIMARÃES, Pompeu Paes; SOUZA, Samira Murelli de; FIEDLER, Nilton César; SILVA, Aderbal Gomes da. Análise dos impactos ambientais de um incêndio florestal. Agrarian Academy, v.1, n.1, p. 38-60, 2014.
http://www.conhecer.org.br/Agrarian%20Academy/2014a/analise%20dos%20impactos.pdf.
INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Programa Queimadas: Monitoramento dos Focos Ativos Por Estado. Disponível em: https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_estados/. Acesso em: 03 nov. 2021.
LANGARO, Raquel. Alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática estruturada nos três momentos pedagógicos. 2018. 120 f. Passo Fundo: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo fundo, 2018. Disponível em:
http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1762. Acesso em: 13 jun. 2021.
LEITE, Rosana Franzen. A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: algumas considerações. Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 539-551, 2017. https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/129.
LIMA, Silvana Ferreira.; NUNES, Enilene da Conceição.; SOUZA, Ronilson Freitas de. Abordagem da temática queimadas por meio da aprendizagem baseada em projetos no ensino de ciências da natureza. Experiências em Ensino de Ciências, v.15, n. 1, p. 96-108, 2020.
https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/374.
MENDES, Daniele Cristina Bahniuk. Considerações elementares da metodologia de análise de conteúdo em pesquisa qualitativa no âmbito das ciências sociais. Faculdade Sant’Ana em Revista, v. 3, p. 4-15, 2018.
https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/118.
MORI, Marilu da Silva; CABÚS, Rosiely Silva; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Sequência didática sobre educação ambiental: uma abordagem metodológica alternativa para o ensino sobre a poluição atmosférica. Cadernos de Educação, v. 15, n. 31, p. 59-70, 2016. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/7069/5412.
OLIVEIRA, Cátia Fabiane Reis Castro de. Formação de professores de ciências dos anos iniciais: uma proposta de sequência didática problematizadora com o conteúdo queimadas. 2017. 126 f. Campo Grande: Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul: Feevale, 2013. Disponível em:
https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.
REGIS, Ana Carla Dias; BELLO, Maria Elvira do Rêgo Barros. Conscientização ambiental e a abordagem de poluentes atmosféricos por meio de uma intervenção didática: vivências de uma sala de aula. Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n.1, p. 95-111, 2011. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID135/v6_n1_a2011.pdf.
ROSA, Suiane Ewerling da; AULER, Décio. Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: Problematizando Silenciamentos em Práticas Educativas CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.9, n. 2, p. 203-231, 2016.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p203/32843.
SANTOS, Jéssica; CONRADO, Dalia Melissa; NUNES-NETO, Nei. Poluição hídrica: uma questão sociocientífica para abordar ética ambiental no ensino fundamental de ciências. In: CONRADO, Dalia Melissa; NUNES-NETO, Nei (Orgs.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 191-211.
THEODORO, Flávia Cristiane Medeiros; COSTA, Josenilde Bezerra de Souza; ALMEIDA, Lucia Maria de. Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Estação Científica, v. 5, n. 1, p. 127-1392015.
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1724/flaviav5n1.pdf.
VERDERIO, Leonardo Álisson Pompermayer.; SOUZA, Leila Cristina Aouyama Barbosa. Presença de elementos CTS em trabalhos com a temática “queimadas” para o ensino de ciências do nível fundamental. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC EM REDES, 2021, Campina Grande. Anais... Campina Grande: ABRAPEC, 2021, p. 1-8. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76341. Acesso em: 19 mar. 2022.
VIEIRA JÚNIOR, Benedito Cavalcante. Estudo sobre as queimadas no município de Codó-MA: características das queimadas na Associação Boa União. 2019. 46 f. Codó: Monografia (Licenciatura em Ciências Humanas – História) - Universidade Federal do Maranhão, Codó, 2019. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/4039. Acesso em: 17 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.