ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO PANDÊMICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22050.id1450Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Ensino Remoto Emergencial, Estratégias avaliativas, Ensino SuperiorResumo
A adoção do Ensino Remoto Emergencial em função da pandemia da COVID-19 trouxe desafios ao professor, entre eles a avaliação da aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar as estratégias avaliativas utilizadas por docentes universitários no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, com abordagem de metodologia de pesquisa bibliográfica, denominada Revisão Sistemática da Literatura, produzida nas bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online, Directory of Open Access Journals, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Oasisbr, cujo recorte temporal deu-se entre março de 2020 a setembro de 2021, o que gerou quatro textos. Os resultados indicam o uso de estratégias como respostas a questionário; produção de relatórios; vídeos e mural virtual; acompanhamento de desempenho na construção do projeto ou análise de um problema; além da participação, autoavaliação e avaliação por opinião. Assim, concluímos que as ferramentas pedagógicas utilizadas pelos docentes fomentaram o desenvolvimento da autonomia, da pesquisa e da criatividade dos alunos.
Downloads
Métricas
Referências
AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra, n. 41, p. 52 - 62, set. 2020. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392/418 Acesso em: 01 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41ap52-62
ANTUNES, Bianca Brandão de Paula et al. Progressão dos casos confirmados de COVID-19 após implantação de medidas de controle. Rev. Bras. Ter. Intensiva, v. 32, n. 2, p. 213 – 223, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbti/a/w5ncnKcbTKRR9LDYVYsj6mg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 59, 2020.
BRAUN, Virgínia; CLARKE, Vitória. Utilizando análise temática na psicologia. Pesquisa qualitativa em psicologia, v. 3, n.2, pág. 77-101, 2006.
CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. A tutoria na educação à distância em tempos de Covid-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1 - 12, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151/2354 Acesso em: 15 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3151
CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antônio. Educação a Distância na crise Covid - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. 1 - 26, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3699/3909 Acesso em: 20 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3699
CASTIONI, Remi. et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Aval. Pol. Públ. Educ, v. 29, n. 111, p. 399 – 419, Apr-Jun, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/53yPKgh7jK4sT8FGsYGn7cg/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 01 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002903108
CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez.; TEDESCO, Daniel Guimarães. Aprendizagem Baseada em Projetos: relato de experiência na disciplina de Geometria Analítica. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2600. Acesso em: 20 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2600
CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de. O mural virtual como recurso para aprendizagem colaborativa em tempos de aulas remotas no ensino superior. Revista Thema, v. 20, edição especial, p. 89 - 101, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1870/1791 Acesso em: 15 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.89-101.1870
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Recomendação nº 22, de 9 de março de 2020. Recomenda medidas com vistas a garantir as condições sanitárias e de proteção social para fazer frente às necessidades emergenciais da população diante da pandemia da COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 Acesso em: 20 dez. 2021.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa.; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57 - 73, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835 Acesso em: 20 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
GARCIA, Joe.; GARCIA, Nicolas Fish. Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 55, p. 1-14, e18870, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870
GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
HERNÁNDEZ, Alexis. et al. Experimentos caseiros: Uma adaptação mão-na-massa da disciplina de Física Experimental II da UFRJ para o ensino remoto. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/Xg7Y9bxtCsVx4pLmLfD4Gpw/?lang=pt Acesso em: 02 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2021-0248
HODGES, Charles. et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17 Acesso em: 26 set. 2021.
HOFFMANN, Jussara. Por uma mudança efetiva da avaliação. Revista Direcional Educador, v. 9, p. 1 - 6, 2005. Disponível em: http://destaquedu.blogspot.com/2013/10/entrevista-com-jussara-hoffmann-por-uma.html. Acesso em: 30 set. 2021.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. 2. ed. São Paulo: Mediação, 2010.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34a. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
LAGUARDIA, Josué.; PORTELA, Margareth Crisóstomo; VASCONCELLOS, Miguel Murat. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 513 - 530, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SjqMdvjbpY5BzLJMprTjJ7n/?format=pdf&lang=pt Acesso em 27 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000300009
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em Educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
MARTINS, Fernanda Adorno. Google Forms como ferramenta de apoio: experiência docente em meio a pandemia corona vírus. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO; TECNOLOGIAS ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2020, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCAR, 2020, p. 1-8. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1809/1441 Aceso em: 20 set. 2021.
MÉDICI, Eduardo de Aquino. et al. Mentoria reversa: elaboração de curso de ensino digital para professores durante a pandemia de Covid-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, [s. n.], p. 1 - 18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/33379/28023 Acesso em: 01 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33379
MENEZES, Jones Barone Ferreira. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 1, p. 1 - 13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5384 Acesso em: 20 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021004
MORAES, Raquel de Almeida. A informática na educação brasileira na década de 1990. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 251–263, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640084. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640084. Acesso em: 23 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640084
OKOLI, Chitu. et al. Guia para realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. EAD em Foco, v. 9, n. 1, p. 879–910, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
PALÚ, Janete.; SCHÜTZ, Janerton Arlan.; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. DOI: https://doi.org/10.46550/978-65-991146-9-4
PAULA, Bruno Souza de. et al. Elaboração e avaliação da disciplina remota de Física 1 na UFRJ durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, [s. n.], p. 1 – 13, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WFxS9wKqJZNKQNdvcK7JXny/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 25 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0518
PRODANOV, Cristiano Cleber.; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
SANTOS, Priscylla Maria Pires. Quando a aula não é na sala de aula: relato de experiência docente. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 3, p. 1 - 11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6777 Acesso em: 28 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021017
SCHLEMMER, Eliane.; FELICE, Massimo Di.; SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de Souza. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5kXJycPzpBZn6L8cXHRMRVy/?lang=pt Acesso em: 20 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76120
SOLIGO, Ângela de Fátima. et al. Formação em psicologia: Estágios e avaliação psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão 2020. v. 40, [s. n.], p. 1 – 18, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/mw94RSM57sDVRyG33J4CyTD/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 29 set. 2021.
SOUZA, Cláudio José de. et al. As interfaces da (re) invenção do ensino na graduação em enfermagem em tempo de Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1 - 19, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4190/3446 Acesso em: 30 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4190
TORRES, Patrícia Lupion. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tubarão: Ed. Unisul, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.