FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e007.id1174

Palavras-chave:

Metodologias Alternativas, Feiras de Ciências, Ensino de Química

Resumo

As Feiras de Ciências são eventos públicos que possibilitam aos estudantes validar suas ideias e colocar em prática suas habilidades argumentativas, divulgando seus conhecimentos. Nesta perspectiva, o presente artigo objetivou realizar um levantamento bibliográfico referente à utilização de Feiras de Ciências como estratégia metodológica voltada ao ensino de Química, bem como destacar os seus principais benefícios em relação ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, pesquisa qualitativa e descritiva, com base em artigos originais, outros artigos de revisão, dissertações e resumos de eventos, levando-se em consideração os estudos que abordassem atividades relacionadas à aplicação de Feiras de Ciências no ensino de Química. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados: Science Direct, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os termos “Feira de Ciências”, “Ensino de Química” e “Metodologias Alternativas” foram os descritores utilizados. Foram obtidos 14.815 resultados, que embasaram a discussão ora proposta, e demonstram a importância da realização de Feiras de Ciências como uma metodologia alternativa aos métodos tradicionais de ensino de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleane da Silva Machado, IFPI

Licencianda em Química (IFPI)

Abraão Leal Alves, IFPI

Doutorando em Biotecnologia (PPGBIOTEC) da Universidade Federal do Delta do Piauí (UFDPar) Docente no Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Elenice Monte Alvarenga, IFPI

Doutora em Biotecnologia, Docente no Instituto Federal do Piauí (IFPI) Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

Referências

ABRANTES, Antonio Carlos de Souza; AZEVEDO, Nara. O Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura e a institucionalização da ciência no Brasil, 1946-1966. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum. v. 5, n. 2, p. 469-489, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-81222010000200016

BARCELOS, Nora Ney Santos; JACOBUCCI, Giuliano Buzá; JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da Feira de Ciências “vida em sociedade” se concretiza. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000100013

BATISTA, André Luiz França; MARTINS, Rodrigo Grassi; SIQUEIRA JÚNIOR, Ailton Luiz Dias. Ensino aliado à pesquisa: a jornada do Campus Ituiutaba em feiras de ciências. Boletim Técnico IFTM, Uberaba-MG, ano 4, n.1, p.10-21. 2018

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Fenaceb: Feira Nacional de Ciências da Educação Básica. Brasília, DF, 2006.

BURLAMAQUI, Mariana Mello. Escritos de um caixeiro-viajante das ciências – As publicações de José Reis no Grupo Folha (1947 – 2002). Rio de Janeiro, 2018. Tese (Doutorado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

COSTA, Luzinete Duarte; MELLO, Geison Jader; ROEHRS, Marfa Magali. Feira de Ciências: aproximando estudantes da educação básica da pesquisa de iniciação científica Ensino em Re –Vista. Uberlândia, MG. v. 26, n. 2, p. 504-523. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v26n2a2019-10

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

DRUMAZ, Hüsnüye; OGUZHAN DINÇER, Emrah; OSMANOGLU, Aslihan. Conducting science fair activities: Reflections of the prospective science teachers on their expectations, opinions, and suggestions regarding science fair. Asia-Pacific Forum on Science Learning and Teaching, Erdine, v.18, n.1, p. 1-25, 2017.

FERNANDES, Diego Cássio Garcia; ROCHA, Sidney Gomes da; Feira de ciências: contribuição no ensino-aprendizagem dos alunos de ensino médio. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, João Pessoa, Anais eletrônico... 2017, João Pessoa, UEPB, 2017.

LIMA FILHO, Francisco de Souza; CUNHA, Francisca Portela; CARVALHO, Flavio da Silva; SOARES, Maria de Fátima Cardoso. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no ensino de química: Uma abordagem sobre novas metodologias. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer. Goiânia, v.7, n.12, p. 166-173, 2011.

FIORI, Giovana; BERTOLDO, Raquel Roberta. Contextualizando o ensino de química por meio das atividades experimentais. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE artigos. Paraná, v. 1, 2013.

FRANCISCO, Welington; SANTOS, Igor Hernandes Ribeiro. A feira de ciências como um meio de divulgação científica e ambiente de aprendizagem para estudantes-visitantes. Rev. ARETÉ. Manaus, v. 7, n.13, p. 96-110, 2014.

FRANCISCO, Welington; SILVA, Lôany Gonçalves da. Feira de ciências da UFT- campus de Gurupi: interatividade com materiais de baixo custo. Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão, Palmas, v. 2, n. 2, p. 80-86, 2019.

GALLON, Mônica da Silva; SILVA, Jonathan Zotti da; NASCIMENTO, Silvania Sousa do; DA ROCHA FILHO, João Bernardes. Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica. Revista Insignare Scientia. v. 2, n. 4, 2019. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11000

GOMES, Maria Aparecida Biason; MICARONI, Liliana; MELLO, Regina Maria Queiroz de; GUIMARÃES, José Luís. Mostra de Ciência: Um Evento de Extensão da UFPR. Revista Extensão em Foco. n. 13, p. 121-134, 2017. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v1i13.51496

GONZAGA, Rhaysa Terezinha; HINKEL, Joice; REGIANI, Anelise Maria. Feira de ciências como espaço de formação de professores – uma perspectiva PIBID. In: II Seminário Institucional PIBID/UNISINOS, 2017. Rio Grande do Sul.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, Luan dos Santos de; PEREIRA, Antônio Carlos de Souza; AGUIAR, Ludimila Klippel; SARTORI, Rogerio Antonio. Feira de ciências na escola: vivências do PIBID/Química. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 1, p. 84-89, 2019.

MAGALHÃES, Danilo Castro; MASSARANI, Luisa; ROCHA, Jessica Norberto; 50 Anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil. Interfaces Científicas Humanas e Sociais. Aracaju, v. 8, n. 2, p. 185 - 202, 2019. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p197-214

MENDES, Michelle; REIS, Rodrigo Arantes; JOUCOSKI, Emerson. As contribuições das feiras de ciências para a promoção do diálogo sobre educação ambiental. Revbea, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 296-304, 2019. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9452

MOTA, Cláudia Conceição de Paiva; GOÉS, Jéssica; RODRIGUES, Luciana Lima; SANTOS, Ivete Maria dos; MASSENA, Elisa P. Feira de Ciências: atividade inovadora na formação docente? In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (EDUQUI). Salvador, BA, 2012.

NUNES, Amisson dos Santos; ADORNI, Dulcinéia da Silva. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga – BA: O olhar dos alunos. in: ENCONTRO DIALÓGICO TRANSDISCIPLINAR. ENDITRANS, Vitória da Conquista, Anais Eletrônica... 2010, Vitoria da Conquista, UFBA, 2010.

NUNES, Albino Oliveira; DANTAS, Josivânia Marisa. (org). As relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) na educação química. In: Ensinando química: propostas a partir do enfoque CTSA. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

OLIVEIRA, Antonio José Silva; FALTAY, Paulo. Breve relato da política da divulgação científica no Brasil. In: PAVÃO, Antônio Carlos; FREITAS, Denise de (Org.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EDUFSCAR, p. 181-187, 2011.

QUIMENTÃO, Fernanda; MILARÉ, Tathiane. Contextualização, interdisciplinaridade e experimentação na Proposta Curricular Paulista de Química. Ciência, Tecnologia & Ambiente. v. 1, n. 1, p. 47-54, 2015.

ROCHA, Jessica Norberto. Museus e centros de ciências itinerantes: análise das exposições na perspectiva da Alfabetização Científica. 2018. 449p.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

SANTOS, Adevailton Bernardo dos. Feiras de Ciência: Um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.2, p.155-166, 2012.

SILVA, Cristina Araújo da; SILVA, João Vitor Araujo da; AGUIAR, Ludimila Klippel; SARTORI, Rogerio Antonio. Ações do PIBID como metodologia alternativa para o ensino de Química. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 1, p. 118-124, 2019.

SILVA, Magda Helena Ferreira Matias da. A formação e o papel do aluno em sala de aula na atualidade. 2011. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) -Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

SILVA, Marilena Loureiro da; SAITO, Carlos Hiroo. A educação ambiental em comunidades fora de áreas urbanas: aspectos metodológicos. In: PEDRINI, A.G; SAITO, C.H. Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SOUZA, Maria do Socorro Magalhães de. As Feiras de Ciências em Roraima no período de 1986 a 2008: contribuição para iniciação à educação científica. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, RR, 2015.

STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães; PUHL, Claudine Diana; MARCHI, Miriam I. Feiras de ciências: formando os cientistas do futuro – Ensino Fundamental. Revista Destaques Acadêmicos, Edição Especial, p. 43-48, 2013.

VITTORAZZI, Dayvisson Luís; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. Experiência docente no Ensino Fundamental I: um olhar para as contribuições de uma Feira de Ciências na alfabetização científica. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 552-561, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.46851

WOLINSKI, Alan Eduardo; AIRES, Joanez; GIOPPO, Christiane; GUIMARÃES, Orliney. E. Por que foi mesmo que a gente foi lá? Uma investigação sobre os objetivos dos professores ao visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 142-152, 2011.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

SILVA MACHADO, Cleane da; ALVES, Abraão Leal; MONTE ALVARENGA, Elenice. FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e007, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e007.id1174. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/255. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias