HISTÓRIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM TESES E DISSERTAÇÕES (1990-2018)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e023.id1290

Palavras-chave:

História para o ensino, Formação de professores, Investigação histórica, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, que objetiva identificar potencialidades pedagógicas das produções acadêmicas que advogam a favor da utilização da história para o ensino de matemática (HEnM) e para a formação de professores dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem analítica do tipo pesquisa da pesquisa, a partir das proposições de Sanchez Gamboa (2012). Os estudos se basearam em Teses e Dissertações em História da Matemática (HM), produzidas no período de 1990 a 2018 na Pós-Graduação brasileira. Foram selecionadas 698 pesquisas em consulta aos sites especializados, com classificação nas 3 modalidades de estudo definidos por Mendes (2012, 2018). Desse total, 150 produções foram consideradas em HEnM, 17 com enfoque para os anos iniciais, destas, 8 voltadas à formação docente, apresentando os usos da história nos processos de formação conceitual, didático e metodológico da matemática mediante artefatos e materiais concretos e atividades investigativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiza Pereira da Silva, UFPA

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (IEMCI/UFPA) Professora da Educação Básica SEMEC/SEMED, Discente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA)

Iran Abreu Mendes, UFRN

Doutorado em Educação (UFRN) Professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA) Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Docente e Coordenador do PPGECM/UFPA

Referências

D’AMBROSIO, Ubiratan. História da Matemática e Educação. In: FERREIRA, Eduardo Sebastiani (Org.) Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.

FAUVEL, John. A utilização da História em Educação Matemática. Tradução: Paulo Oliveira. In: VIEIRA, A; VELOSO, E. LAGARTO, M. J. Relevância da História no Ensino da Matemática. GTHEM/APM. Grafis, 1997.

PIRES, Lucas Silva; MENDES, Iran Abreu. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 28-44, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/575. Acesso em: 4 ago. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575

MENDES, Iran Abreu. Ensino de Trigonometria através de atividades históricas. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1997.

MENDES, Iran Abreu. Ensino da Matemática por atividades: uma aliança entre o construtivismo e a História da Matemática. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2001.

MENDES, Iran Abreu. A investigação histórica como agente de cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, Iran Abreu; FOSSA, John Andrew; VALDÉS, Juan E. Nápoles. A história como um agente de cognição na educação Matemática.1 ed.: Porto Alegre: Sulina, 2006.

MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Pesquisas em história da Educação Matemática no Brasil em três dimensões. In: Revista Quipu, vol. 14, num. 1. enero-abril de 2012, pp. 69-92. http://www.revistaquipu.com

MENDES, Iran Abreu. História no ensino da matemática: trajetórias de uma epistemologia didática. REMATEC, ano 8, n.12, jun., 2013.

MENDES, Iran Abreu. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. In: Revista COCAR, Belém, Edição Especial N.3, p. 145 a 166 – Jan./Jul. 2017. Programa de Pós-graduação Educação em Educação da UEPA. http://páginas.uepa.br/seer/index.php/cocar.

MENDES, Iran Abreu. Pesquisa sobre história da Matemática nas dissertações e teses. In: MENDES, Iran Abreu; MOREY, Bernadete (Orgs.). Debates temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2018. p. 135 – 175.

MIGUEL, Antonio; BRITO, Arlete de Jesus. A história da matemática na formação do professor de matemática. In: FERREIRA, Eduardo Sebastiani (Org.) Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.

PRADO, Ema Beraldo. História da Matemática: um estudo de seus significados na Educação Matemática. Dissertação de Mestrado. Instituto de Geociências e Ciência Exatas. Rio Claro: UNESP, 1990.

SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

Teses e Dissertações analisadas:

DAMBROS, Adriana Aparecida. A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o sistema de numeração decimal. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação. Florianópolis: UFSC, 2001.

FERREIRA, Lucia Helena Bezerra. Ateliês de história e pedagogia: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2011.

OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. Ensino de Matemática, História da Matemática e Artefatos: Possibilidade de interligar saberes em cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação. Natal: UFRN, 2009.

PEDROSO, André Pereira. Os algoritmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores pedagogos. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis: UFSC, 2008.

SILVA, Gesivaldo dos Santos. História da matemática na formação de professores: sistema de numeração antigo. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-graduação em Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Natal: UFRN, 2016.

SOUZA, Eliana da Silva. Um estudo histórico-pedagógico das crenças de futuros professores acerca do ensino-aprendizagem da noção de número natural. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação. Campinas: UNICAMP, 1996.

SOUZA, Eliana da Silva. A prática social do cálculo escrito na formação de professores: a história como possibilidade de pensar questões do presente. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação. Campinas: UNICAMP, 2004.

TÁBOAS, Carmen Maria Guacelli. O número e sua história cultural fundamento necessário na formação do professor. 1993. 233f. Campinas: Tese (Doutorado) – Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1993.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Luiza; ABREU MENDES, Iran. HISTÓRIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM TESES E DISSERTAÇÕES (1990-2018). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e023, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e023.id1290. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/273. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias