ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227

Palavras-chave:

Descarte inadequado, Pilhas e baterias, Lâmpadas fluorescentes

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi aplicar e avaliar uma proposta didática sobre pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no ensino de Ciências, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Jaciara-MT. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coletas de dados: questionário, observação e diário de campo. Para o planejamento das atividades propostas, os estudantes foram investigados sobre as temáticas, por meio de questionários, de forma a verificar os conhecimentos prévios a respeito dos riscos ocasionados pelo descarte inadequado, destes materiais. Para evidenciar os riscos do descarte inadequado, foram utilizadas duas aulas expositivas/dialogadas e um desafio para o recolhimento dos materiais, que apresentou grande diferença, entre as escolas. Observou-se, por meio das respostas, que a maioria dos estudantes descartam suas pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no lixo doméstico, por não saber dos riscos que estes materiais podem causar à saúde e ao meio ambiente, por possuírem metais pesados que são liberados, no caso das pilhas, quando começam a enferrujar e nas lâmpadas fluorescentes, quando são quebradas.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Damasceno, IFMT

Licenciado em Ciências da Natureza (IFMT)

Leandro Carbo, IFMT

Doutor em Química. Professor EBTT (IFMT)

Roberta Lima Moretti, IFMT

Mestra em Ensino de Física. Professora EBTT (IFMT)

Gabriel Antonio Ogaya Joerke, IFMT

Doutor em Sociologia. Professor EBTT (IFMT)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

HENRIQUE DAMASCENO, Carlos; CARBO, Leandro; LIMA MORETTI, Roberta; OGAYA JOERKE, Gabriel Antonio. ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 492–505, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/575. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias