HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)
PDF

Palavras-chave

Livros de minicursos
História para o ensino da matemática
Anos Finais
Ensino Fundamental.

Como Citar

PIRES, L. S.; MENDES, I. A. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 28-44, 1 maio 2020.

Resumo

Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre os livros de minicursos de história da matemática publicados pela Sociedade Brasileira de História da Matemática no período de 2001 e 2017, cujos conteúdos matemáticos foram destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar e caracterizar as sugestões propostas nesses livros para as ações didáticas do professor de Matemática desse nível escolar. Para operacionalização da pesquisa, inicialmente realizamos um levantamento dos livros de minicursos classificando-os em três tendências de pesquisa em História da Matemática, para selecionar somente aqueles voltados à história para o ensino da matemática. Em seguida identificamos e caracterizamos os livros com conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que, dos 101 livros de minicursos, 21,78% propõem abordagens centradas em conteúdos relativos ao Ensino Fundamental dos anos finais que podem ser utilizadas com vistas a facilitar as organizações e ações didáticas do professor nas suas aulas de matemática.Palavras-chave: Livros de minicursos; História para o ensino da matemática; Anos Finais; Ensino Fundamental. Abstract: In this article we present the results of a research on the Mathematics History short-course books published by the Brazilian Society of Mathematics History from 2001 to 2017 whose contents were aimed at Middle School grades. Our objective was to identify and characterize the suggestions proposed in these books for the didactic actions of Mathematics teachers at this school level. To operate the research, we carried out, at first, a survey of the short-course books, sorting them into three research tendencies in Mathematics History, in order to select only those that dealt with History for teaching Mathematics. Then we identified and characterized the books which included contents for Middle School. The results indicated that, from the 101 short-course books, 21,78% propose approaches centered around contents pertaining to Middle School which can be used to facilitate the teacher's organization and didactic actions in their Mathematics classes.Keywords: Short-course books; History for teaching Mathematics; Middle School; Basic education.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575
PDF

Referências

ABDOUNUR, Oscar João. Aspectos Histórico-Culturais de Razões e Proporções. Rio Claro: SBHMat, 2003. (Coleção História da Matemática para Professores).

BARROS, Rafael José Alves do Rego.; MENDES, Iran Abreu. Descrição dos conteúdos de ensino superior presentes nas teses em história e epistemologia da matemática (1990-2010). Cocar, v.13, n. 25, p. 399 – 420, abr., 2019

BARROS, Rafael José Alves do Rego.; MENDES, Iran Abreu. Dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática: contribuições para a abordagem da Geometria Espacial no Ensino Médio. Principia, n. 37, p. 139 – 150, nov., 2017.

BERTATO, Fabio Maia; D’OTTAVIANO, Ítala Maria Loffredo. (Orgs.). Coleção História da Matemática para professores. Campinas: Editora da SBHmat, 2013.

BRITO, Arlete de Jesus; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Geometria e outras Metrias. Natal: Editora da SBHMat, 2001. (Série Textos de História da Matemática).

BROLEZZI, Antonio Carlos. Empatia e história da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2015. (Série História da Matemática para o ensino).

CALABRIA, Angelica Raiz.; CAVALARI, Mariana Feiteiro. Um passeio histórico pelo Início da teoria das probabilidades. Campinas: Editora da SBHMat, 2011. (Coleção História da Matemática para Professores).

CHAQUIAM, Miguel; PEREIRA, Ana Carolina Costa. (Coord.). Série História da Matemática e da Educação Matemática para o ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2019.

DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva. Explorando as Operações Aritméticas com Recursos da História da Matemática. Rio Claro: SBHMat, 2003. (Coleção História da Matemática para Professores).

DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva.; KILL, Tercio Girelli. Problema dos carteiros: uma história de 300 anos. Aracaju: Editora da SBHMat, 2011. (Coleção História da Matemática para Professores).

FERNANDEZ, Dicesar Lass. O que são e o que significam as Frações. Aracaju: Editora da SBHMat, 2011. (Coleção História da Matemática para Professores).

FOSSA, John A. (Editor). Serie Textos de História da Matemática. Natal: Editora da SBHMat, 2001.

GASPAR, Maria Terezinha de Jesus. O Teorema das 4 cores: Uma história e uma proposta pedagógica para o Ensino Básico. Belém: Editora da SBHMat, 2009. (Coleção História da Matemática para Professores).

GASPAR, Maria Terezinha de Jesus.; MAURO, Suzeli. Contando Histórias da Matemática e ensinando Matemática. Brasília: Editora da SBHMat, 2005. (Coleção História da Matemática para Professores).

GASPAR, Maria Terezinha de Jesus; MAURO, Suzeli. O Desenvolvimento do Pensamento Geométrico: uma proposta Pedagógica. Natal: Editora da SBHMat, 2001. (Série Textos de História da Matemática).

GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa. Usos da História da Matemática no Ensino Fundamental. Brasília: Editora da SBHMat, 2005. (Coleção História da Matemática para Professores).

GONÇALVES. Carlos Henrique Barbosa.; ALVES, Eva Maria Siqueira. (Orgs.). Coleção História da Matemática para professores. Aracaju: SBHMat, 2011.

MELO, Severino Barros de. A Matemática no Ensino Fundamental: uma abordagem didática centrada nos problemas com motivação na história. Campinas: Editora da SBHMat, 2011. (Coleção História da Matemática para Professores).

MENDES, Iran Abreu. (a) História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 – 2017). UFPA: Projeto de pesquisa. Belém, 2018.

MENDES, Iran Abreu. (b) Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à Formação de Professores de Matemática. UFPA: Projeto de pesquisa. Belém, 2018.

MENDES, Iran Abreu. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MENDES, Iran Abreu. História para a Educação Matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Exitus, v. 9, n. 2, p. 26-50, jun., 2019.

MENDES, Iran Abreu. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. Cocar. Edição Especial, n.3, p. 145 – 166, jul., 2017.

MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. (Orgs.). Coleção História da matemática para professores. Belém: SBHMat, 2009.

MENDES, Iran Abreu; MOREY, Bernadete. (Coord.). Série História da Matemática para o ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2015.

MENEZES, Josinalva Estacio. SOUZA, Cícero Monteiro de. As Recreações Matemáticas na Evolução do conhecimento matemático e seus desdobramentos. Belém: Editora da SBHMat, 2009. (Coleção História da Matemática para Professores).

NOBRE, Sergio. (Org.). Coleção História da Matemática para Professores (Preprint). Rio Claro: SBHMat, 2003.

NOBRE, Sergio. História da Resolução da Equação do 2º Grau: Uma Abordagem Pedagógica. Rio Claro: SBHMat, 2003. (Coleção História da Matemática para Professores).

OLIVEIRA, José Damião de.; SOUSA, Giselle Costa de. Construções da Geometria do Compasso de Lorenzo Macheroni (1750-1800) em Atividades com Software de Matemática Dinâmica. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2017.

PASQUINI, Regina Célia Guapo, BORTOLOSSI, Humberto José. Simetria - História de um Conceito e suas Implicações no Contexto Escolar. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2015. (Série História da Matemática para o ensino).

SAD, Lígia Arantes. (Org.). Coleção História da Matemática para Professores. Brasília: editora da SBHMat, 2005.

SANTOS, Edilene Simões Costa.; MUNIZ, Cristinao Alberto.; GASPAR, Maria Terezinha de Jesus. A construção do conceito de área a partir de atividades fundamentadas na história da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2015. (Série História da Matemática para o ensino).

SCANDIUZZI, Pedro Paulo. História, Etnomatemática e prática pedagógica. Brasília: Editora da SBHMat, 2005. (Coleção História da Matemática para Professores).

SERAFIM, Rosângela Maria Rodolfo.; FRAGA, Sandra Aparecida. História, geometria e razão, qual a relação? E onde entra a proporção? Brasília: Editora da SBHMat, 2005. (Coleção História da Matemática para Professores).

SOUSA, Giselle Costa de.; Juliana Maria Schivani. A Regressão Linear Galton (1922-1911) sendo Reconstruída por Meio das TIC para Estudar Funções Afim de Padrões de Medida. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2017.

TRIVISOLI, Lucieli.; MARIOTTO, Rachel. O Problema de Apolônio: panorama histórico e sua resolução utilizando um software geométrico. Aracaju: Editora da SBHMat, 2011. (Coleção História da Matemática para Professores).

ZUIN, Elenice Souza Lodron.; SANT’ANA, Nádia Aparecida dos Santos. Pesos e Medidas do Brasil Colonial, Tradição e Cultura nos dias de Hoje. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.