ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227Palavras-chave:
Descarte inadequado, Pilhas e baterias, Lâmpadas fluorescentesResumo
O objetivo do presente trabalho foi aplicar e avaliar uma proposta didática sobre pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no ensino de Ciências, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Jaciara-MT. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coletas de dados: questionário, observação e diário de campo. Para o planejamento das atividades propostas, os estudantes foram investigados sobre as temáticas, por meio de questionários, de forma a verificar os conhecimentos prévios a respeito dos riscos ocasionados pelo descarte inadequado, destes materiais. Para evidenciar os riscos do descarte inadequado, foram utilizadas duas aulas expositivas/dialogadas e um desafio para o recolhimento dos materiais, que apresentou grande diferença, entre as escolas. Observou-se, por meio das respostas, que a maioria dos estudantes descartam suas pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no lixo doméstico, por não saber dos riscos que estes materiais podem causar à saúde e ao meio ambiente, por possuírem metais pesados que são liberados, no caso das pilhas, quando começam a enferrujar e nas lâmpadas fluorescentes, quando são quebradas.
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