ABANDONO, EVASÃO E FRACASSO ESCOLAR NA 1.A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO, PARANÁ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e025.id1344

Palavras-chave:

Abandono, Ensino Médio, Fracasso Escolar

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o que motiva o abandono e a evasão na 1.a série do ensino médio em três escolas da rede estadual no município de Pato Branco, situado no Sudoeste do Paraná, a partir da compreensão de pedagogas destas escolas. A pesquisa foi realizada no PPG em Educação, nível de mestrado. Com abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, análise documental e dados levantados via formulário on-line, tendo como suporte teórico autores como Patto (2015), Freitas (2018) e outros. Como resultado, destaca que, frente ao abandono e fracasso escolar, ainda persiste, por parte destes profissionais, uma compreensão que tende a culpabilizar os jovens ou fatores sociais externos, amenizando as responsabilidades da escola e, por vezes, ignorando a responsabilidade do Estado em relação a políticas de acesso e permanência na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodinéia Rekssua Rodrigues, UNIOESTE

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/FB). Professora Pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Paraná

Suely Aparecida Martins, UFSC

Doutora em Sociologia Política (UFSC) Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Docente do Mestrado em Educação (PPGE/UNIOESTE)

Referências

ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Juventudes na escola, sentidos e buscas: por que frequentam? Brasília-DF: Flacso – Brasil, OEI, MEC, 2015.

AGUIAR, Maria Marlene Miranda. Fracasso escolar no ensino médio: as explicações dos professores, gestores e alunos. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.

BRASIL. LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, Brasília, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3IwPR7j. Acesso em: 8 abr. 2020.

DINIZ, Carine Saraiva. Evasão escolar no ensino médio: causas intraescolares na visão dos alunos. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2015.

FREITAS, Lorena. A instituição do fracasso: a educação da ralé. In: SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, p. 281-304.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílio – PNAD Contínua: Educação 2019. Disponível em: https://bit.ly/3IK9UiR. Acesso em: 1 jul. 2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Indicadores Educacionais: Taxas de Transição 2014-2015. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/taxas-de-transicao. Acesso em: 10 jun. 2020.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Indicadores Educacionais: Taxas de Transição 2016-2017. Disponível em: https://bit.ly/3ucsJG0. Acesso em: 10 jun. 2020.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Indicadores Educacionais: Taxas de Transição 2017-2018. Disponível em: https://bit.ly/3wxM5In. Acesso em: 10 jun. 2020.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2017. Indicadores Educacionais: Taxas de Distorção Idade-série. Disponível em: https://bit.ly/3ucBGio. Acesso em: 2 mai. 2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2017. Indicadores Educacionais: Taxas de Rendimento. Disponível em: https://bit.ly/3iqHAHl. Acesso em: 1 jul. 2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2018. Indicadores Educacionais: Taxas de Distorção Idade-série. Disponível em: https://bit.ly/3iphqF0. Acesso em: 2 mai. 2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2018. Indicadores Educacionais: Taxas de Rendimento. Disponível em: https://bit.ly/3wtzdmw. Acesso em: 1 jul. 2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2019. Indicadores Educacionais: Taxas de Distorção Idade-série. Disponível em: https://bit.ly/3D1rw8k. Acesso em: 2 mai. 2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2019. Indicadores Educacionais: Taxas de Rendimento. Disponível em: https://bit.ly/37H1ETE. Acesso em: 1 jul. 2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2020. Indicadores Educacionais: Taxas de Distorção Idade-série. Disponível em: https://bit.ly/3IxucM7. Acesso em: 2 mai. 2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2020. Indicadores Educacionais: Taxas de Rendimento. Disponível em: https://bit.ly/351X41m. Acesso em: 1 jul. 2021.

LUGLI, Rosário Genta; GUALTIERI, Regina C. Ellero. A escola e o fracasso escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3.o Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB, 2003. Disponível em: https://bit.ly/3wvjljw. Acesso em: 22 mai. 2021.

PALMA, Rejane Christine de Barros. Fracasso escolar: novas e velhas perspectivas para um problema sempre presente. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2007.

PARANÁ. Instrução nº 008/2012 – SEED/SUED, de 17 de maio de 2012. Plano Personalizado de Atendimento – PPA/ distorção idade série. Disponível em: https://bit.ly/3iqCdrN. Acesso em: 17 ago. 2019.

PARANÁ. Programa de Combate ao Abandono Escolar: FAQ – Perguntas Frequentes. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3NfBCak. Acesso em: 20 ago. 2019.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. São Paulo: Intermeios, 2015.

PAULILO, André Luiz. A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, v. 47, nº 166, p. 1252-1267, out./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053144445. Acesso em: 28 mai. 2019.

PORTO EDITORA – Escolar no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/escolar. Acesso em: 21 março 2022.

PORTO EDITORA – Fracasso no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/fracasso. Acesso em: 21 março 2022.

QUEIRÓS, Vanessa. A lei nº 5692/71 e o ensino de 1.o grau: concepções e representações. Seminário internacional sobre profissionalização docente, Curitiba, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8356_5796.pdf. Acesso em: 4 jun. 2020

RAJEWSKI, Cristiane Mara. A permanência escolar nos anos finais do ensino fundamental e médio: os programas FICA e Combate ao Abandono Escolar do Estado do Paraná, Cascavel, 2016. 181 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR, 2016.

SANTOS, Mayara dos. Educação e culturas juvenis: o rap no contexto escolar. 2018. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SILVA FILHO, Raimundo Barbosa; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan.-jun., 2017. Disponível em: https://bit.ly/3wtDOW0. Acesso em: 24 jul. 2020.

SILVA, Helton Luís da. Caminhos e descaminhos da educação brasileira: um estudo dos problemas que motivam a evasão escolar no Ensino Médio, no município de Franca. 2016. 229 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Franca-SP, 2016.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira; SCHLICKMANN, Vitor. Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 331-342, abr./jun. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3JwUcsw. Acesso em: 12 jul. 2019.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

REKSSUA RODRIGUES, Rodinéia; APARECIDA MARTINS, Suely. ABANDONO, EVASÃO E FRACASSO ESCOLAR NA 1.A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO, PARANÁ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e025, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e025.id1344. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/275. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias