OS DESAFIOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e087.id1321

Palavras-chave:

Afetividade, Henri Wallon, Relação professor-aluno, Ensino Remoto

Resumo

Este trabalho visa mostrar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem da Matemática, por meio da análise das respostas a um questionário aplicado a alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Belém-PA. Buscamos entender quais as principais dificuldades enfrentadas por estes estudantes em aulas virtuais no período da pandemia da COVID-19 e como foi para eles a falta de interação presencial com os professores durante essas aulas. Para tanto, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica a respeito das aulas virtuais, compreendendo seus benefícios e seus desafios e encontramos, também, nos textos do psicólogo Henri Wallon, um referencial teórico para justificar como a afetividade é importante no processo de ensino-aprendizagem. Uma abordagem quali-quantitativa foi utilizada nas análises e os resultados mostram que a ruptura na relação presencial entre docente e discentes foi uma dificuldade a ser superada por todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Rodrigo Habr de Lima, UFPA

Mestre em Matemática (UFPA) Professor de Matemática da rede privada em Belém-PA

Paulo Vilhena da Silva, UFPA

Doutor em Educação Matemática (UFPA) Professor do magistério superior na UFPA, Docente do Mestrado Nacional em Matemática em Rede (PROFMAT/UFPA)

Cristiane Ruiz Gomes, UFPA

Doutorado em Engenharia Elétrica (UFPA) Professora do magistério superior na UFPA

Cristina Lúcia Dias Vaz, UFPA

Doutorado em Matemática Aplicada (UNICAMP) Professora do magistério superior na UFPA, Docente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES/UFPA)

Referências

ALMEIDA, Wanessa da Silva; SILVA, Danilo Rodrigues Pereira. Mudanças nas condições socioeconômicas e de saúde dos brasileiros durante a pandemia de COVID-19. Rev. bras. epidemiol. Rio de Janeiro, v. 23, 2020. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100211&lng=en&nrm=iso. Acesso em 29 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-549720200105

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Vol. 10, p. 83-92, 2011. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.235

ARAÚJO, Francisco Willame Gomes; SILVA, Emanoel Marcilio de Abrantes Gadelha; SILVA, Roberlandia de Abrantes Gadelha. Uma análise da educação matemática durante a pandemia de covid-19. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020.

BAPTISTA, Dulce Maria Tourinho. O debate sobre o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa. In: MARTINELLI, Maria Lucia (Org.). Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.

BARRAGAN, Raquel Farina. Matemática: é possível aprender a distância? Anais do XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora–MG, Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, 2015.

BASSO, Silvia Eliane de Oliveira; FIORATTI, Netúlio Alarcon; COSTA, Maria Luisa Furlan. A Matemática Diante da Possibilidade do Ensino Remoto: uma discussão curricular. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. 192-213, 2020. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.192-213 DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.192-213

CALVANI, Antonio; FINI, Antonio; RANIERI, Maria. Assessing digital competence in secondary education. Issues, models and instruments. Issues in information and media literacy: education, practice and pedagogy, p. 153-172, 2008.

DEMIZU, Fabiana Silva Botta et al. Reflexões sobre teorias da aprendizagem para o ensino de ciências: Piaget x Vygotsky. Anais do XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba-PR, 2015.

KIROUAC, Gille. Les émotions”. In: Richele, M. et al. Traité de Psychologie Experimentale. Paris, PUF, 1994.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; DE ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, n. 20, 2005.

MENDES, Thamires Christine; BACCON, Ana Lúcia Pereira. Profissão docente: o que é ser professor? Anais do XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba-PR, 2015.

MOREIRA, Eline Dias. A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Dissertação (Mestrado Matemática) – Mestrado Professional em Matemática. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo – SP, 2007.

OESTREICH, Laura; COSTA, Daniela; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. O olhar cuidadoso do educador: caminhos percorridos. Revista Prática Docente. v. 3, n. 1, p. 366-385, 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p366-385.id175

SALLA, Fernanda. Henri Wallon e o conceito de emoção. Nova Escola (online), 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/114/henri-wallon-conceito-emocao. Acesso em 14 de março de 2021.

SANTOS, Bruna Cassol; SCHEFFER, Nilce Fátima. Aprendizagem matemática com o auxílio de ambientes virtuais. PERSPECTIVA, Erechim. v.36, n.135, p.7-13, 2012.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

HABR DE LIMA, Diego Rodrigo; VILHENA DA SILVA, Paulo; RUIZ GOMES, Cristiane; DIAS VAZ, Cristina Lúcia. OS DESAFIOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e087, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e087.id1321. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/299. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias