A BUSCA DA AUTONOMIA FEMININA POR MEIO DO PROGRAMA TERESA DE BENGUELA DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e100.id1237

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, Mulheres, Empoderamento Feminino, Igualdade de Gênero, Promoção de Renda

Resumo

O Programa Teresa de Benguela eleva a renda de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio do empreendedorismo. Este artigo faz uma análise sobre a efetividade do Programa como uma política pública reparadora, a partir do ponto de vista de 144 alunas dos cursos desenvolvidos no Programa, no período de três anos, entre 2017 a 2019, nos campi do IFMT, que executaram projetos do Teresa de Benguela. Utilizou-se revisão sistemática por meio da análise de documentos institucionais e de bibliografias sobre as temáticas de empoderamento feminino, geração de renda e políticas públicas de promoção de renda e superação de situação de vulnerabilidade; e, também, realizaram-se entrevistas com estudantes, nas quais foram analisadas as respostas do questionário que avaliou a eficácia, a efetividade e a satisfação com o Programa. Observou-se que as participantes obtiveram elevada satisfação com os conhecimentos adquiridos, com a qualidade dos professores e com os produtos e serviços desenvolvidos no curso. O Programa também demonstrou contribuir para a promoção do empoderamento e autonomia das mulheres atendidas, pois estas se sentiram motivadas e aptas a criar e aplicar os seus conhecimentos. Concluiu-se que o Programa é efetivo para a transformação de vidas femininas.

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Biografia do Autor

Joelias Silva Pinto Júnior, UFF

Mestre em Computação (UFF) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Silvani Aparecida dos Santos Campos

Tecnóloga em Gestão Pública

João Luis Binde, UFPE

Doutor em Ciência Política (UFPE) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

SILVA PINTO JÚNIOR, Joelias; SANTOS CAMPOS, Silvani Aparecida dos; LUIS BINDE, João. A BUSCA DA AUTONOMIA FEMININA POR MEIO DO PROGRAMA TERESA DE BENGUELA DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e100, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e100.id1237. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/311. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias