PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO GEOGRÁFICA E CULTURALMENTE DISTINTAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e034.id1137

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Básica, Sociedade Sustentável

Resumo

O estudo buscou investigar as apropriações de significados de conceitos de Meio Ambiente por parte de estudantes do ensino médio separados geográfica e culturalmente, sendo um dos grupos vinculado a uma instituição estadual do tipo Escola do Campo localizada em Campo Formoso, estado da Bahia e o segundo composto por estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, na modalidade de ensino técnico integrado ao médio, de um Instituto Federal com campus em Governador Valadares, estado de Minas Gerais. O estudo é do tipo exploratório-descritivo e utilizou formulário eletrônico para coletar as informações, devido ao distanciamento imposto pela pandemia da Covid-19. O resultado apontou a necessidade de se considerar a inclusão da Educação Ambiental de forma a permear todo o currículo do estudante do Ensino Médio, adotando-se o enfoque crítico e aplicada a questões do cotidiano desses sujeitos, potencializando aprendizados que se materializarão em transformação social e preservação ambiental.

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Biografia do Autor

Damon Ferreira Farias, UFS

Doutorado em Ciências e Engenharia dos Materiais (UFS) Professor no Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso (CECCF)

Flávia Noelia Pucheta

Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais

Cláudio Alves Pereira, UFLA

Mestrado profissional em Educação (UFLA) Professor no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência - IFMG Campus Arcos

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

FERREIRA FARIAS, Damon; NOELIA PUCHETA, Flávia; ALVES PEREIRA, Cláudio. PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO GEOGRÁFICA E CULTURALMENTE DISTINTAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e034, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e034.id1137. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/320. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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