PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO GEOGRÁFICA E CULTURALMENTE DISTINTAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e034.id1137

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Básica, Sociedade Sustentável

Resumo

O estudo buscou investigar as apropriações de significados de conceitos de Meio Ambiente por parte de estudantes do ensino médio separados geográfica e culturalmente, sendo um dos grupos vinculado a uma instituição estadual do tipo Escola do Campo localizada em Campo Formoso, estado da Bahia e o segundo composto por estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, na modalidade de ensino técnico integrado ao médio, de um Instituto Federal com campus em Governador Valadares, estado de Minas Gerais. O estudo é do tipo exploratório-descritivo e utilizou formulário eletrônico para coletar as informações, devido ao distanciamento imposto pela pandemia da Covid-19. O resultado apontou a necessidade de se considerar a inclusão da Educação Ambiental de forma a permear todo o currículo do estudante do Ensino Médio, adotando-se o enfoque crítico e aplicada a questões do cotidiano desses sujeitos, potencializando aprendizados que se materializarão em transformação social e preservação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Damon Ferreira Farias, UFS

Doutorado em Ciências e Engenharia dos Materiais (UFS) Professor no Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso (CECCF)

Flávia Noelia Pucheta

Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais

Cláudio Alves Pereira, UFLA

Mestrado profissional em Educação (UFLA) Professor no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência - IFMG Campus Arcos

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em 5 abr. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/lei9795.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Temas Transversais. Brasília (BRASIL): MEC, 1998. 436 p.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino. Brasília: Diário Oficial da União, 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Etapa do Ensino Médio é homologada e Base Nacional Comum Curricular está completa. Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=72011. Acesso em 5 abr. 2021.

CAVALCANTE, Josinaldo. Educação Escolar e Meio Ambiente: uma análise a partir de Estudantes e Professores do Ensino Médio. Open Minds International Journal, v. 1, n. 1, p. 64-75, 1 jul. 2020. http://doi.org/10.47180/omij.v1i1.17. DOI: https://doi.org/10.47180/omij.v1i1.17

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004.

FRIZZO, Taís Cristine Ernst; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], n. 1, p. 115–127, 2018. DOI: 10.14295/remea.v0i1.8567. Disponível em: http://periodicos.furg.br/remea/article/view/8567. Acesso em: 5 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8567

GASQUES, Ana Carla Fernandes; OKAWA, Cristhiane Michiko Passos; SANTOS, Jordana Dorca dos; GASQUES, Elisabet Gabrieli Fernandes; DELABIO, Francielle. Educação Ambiental: Estudo de caso em dois Colégios Estaduais da cidade de Sarandi (PR). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 5, 123-138, 2016. Disponível em: http://revbea.emnuvens.com.br/revbea/article/view/4984. Acesso em 5 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2304

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GOMES, Carlos Mário Ribeiro; NASCIMENTO, Andrea Amaro; SOUZA, Amay Fernandes Silva; SANTANA, Willma José de. Análise das práticas de Educação Ambiental em duas escolas de ensino médio na cidade de juazeiro do norte-CE. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 26-41, abr./set. 2016. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/2706. Acesso em 5 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e1201626-41

JACOBI, Pedro Roberto. Educar na sociedade de risco: o desafio de construir alternativas. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v. 2, n. 2, p. 49-65, 2007. DOI: http://doi.org/10.18675/2177-580X.vol2.n2.p49-65. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol2.n2.p49-65

JUNGES, Alexandre Luis; SANTOS, Vinícius Yuri; MASSONI, Neusa Teresinha. Efeito estufa e aquecimento global: uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica. Experiências em Ensino de Ciências. v.13, n.5, 2018. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID531/v13_n5_a2018.pdf. Acesso em 7 abr. 2021.

KOLCENTI, Sandra Gonçalves Ribeiro; MÉDICI, Mônica Strege; LEÃO, Marcelo Franco. Educação Ambiental em escolas públicas de Mato Grosso. Revista Científica ANAP Brasil. Volume 13, número 29, 2020. Disponível em: http://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/anap_brasil/article/view/2594. Acesso em 5 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.17271/19843240132920202594

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇOES UNIDAS (ONU). Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano. Estocolmo: ONU, 1972.

RAYMUNDO, Maria Henriqueta Andrade; BIASOLI, Semíramis; BRANCO, Evandro Albiach; SORRENTINO, Marcos. Avaliação e monitoramento de políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil: transição para sociedades sustentáveis. Piracicaba: MH - Ambiente Natural, 2019.

SANTOS, Luana Magda Muniz dos. A importância de práticas de ensino criativas na Educação Ambiental. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais, Florianópolis, 8 nov. 2009.

SANTOS, Aline Gomes dos; SANTOS, Crisliane Aparecida Pereira. A inserção da Educação Ambiental no currículo escolar. Revista Monografias Ambientais – REMOA, v. 15, n.1, jan-abr. 2016. Disponível em: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/19893. Acesso em 5 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2236130819893

SILVA, Decauita Poliana Peixoto da; MEDEIROS, Patrícia Soares de Maria de; CARAMELLO, Núbia Déborah Araújo. Percepção de educadores sobre aspectos da Educação Ambiental em escolas do município de Ji-Paraná/RO. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v.11, n.6, p.688-699, 2020. Disponível em: http://www.sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2020.006.0055. Acesso em 5 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0055

SILVA, Fredson Pereira da; SILVA, Camila Castro e. Uma abordagem sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino da Educação Ambiental na escola. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v.8, n.4, 2020. Disponível em: http://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/534. Acesso em 5 abr. 2021.

TRAJBER, Raquel; MENDONÇA, Patrícia Ramos. (Org.). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007.

VALDERRAMA-HERNÁNDEZ, Rocío; ALCÁNTARA, Lucía; LIMÓN, Dolóres. The complexity of environmental education: teaching ideas and strategies from teachers. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v.237, p.968-974, 2017. Disponível em: http://idus.us.es/handle/11441/88181. Acesso em 5 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2017.02.137

VEIGA, Alinne; AMORIM, Érica; BLANCO, Maurício. Um retrato da presença da Educação Ambiental no ensino fundamental brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/Um+retrato+da+presen%C3%A7a+da+educa%C3%A7%C3%A3o+ambiental+no+ensino+fundamental+brasileiro+o+percurso+de+um+processo+acelerado+de+expans%C3%A3o/15869581-68fa-4c2f-a254-6b94fad669b1?version=1.3. Acesso em 7 abr. 2021.

VIEIRA, Valter Afonso. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Curitiba, Revista da FAE, v.5, p.65-70, jan./abr. 2002.

VIRGENS, Rute de Almeida. A Educação Ambiental no ambiente escolar [Monografia]. Brasília: Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás; 2011. 26 p.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

FERREIRA FARIAS, Damon; NOELIA PUCHETA, Flávia; ALVES PEREIRA, Cláudio. PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO GEOGRÁFICA E CULTURALMENTE DISTINTAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e034, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e034.id1137. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/320. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)