AVALIAÇÃO DOS FATORES MOTIVADORES PARA INGRESSO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e054.id1167

Palavras-chave:

Formação de professores, Fatores motivadores, Licenciaturas duplas, Licenciaturas especificas

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as motivações que contribuíram para o ingresso e a permanência dos alunos em cursos de licenciaturas duplas e específicas, na perspectiva de indicar potencialidades e fragilidades na formação inicial e formativa do professor. A metodologia adotou abordagens qualitativa e quantitativa com o intuito de responder as indagações propostas neste trabalho, com aplicação de um questionário semiaberto e uso da escala de Likert. Para análise dos dados foram utilizados os programas Excel e SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados mostraram que, independentemente da licenciatura em que ingressaram, a permanência dos alunos no curso depende de fatores sociais e econômicos, como o local em que estes residem e as dificuldades de conciliação trabalho-estudo, além de fatores institucionais, como apoio pedagógico e oferta de atividades complementares, e o papel decisivo do exemplo dos professores do curso para consolidar a escolha pela carreira docente por parte dos licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erinéia da Silva Santos, UFRN

Doutora em Engenharia Química (UFRN) Professora do Colegiado de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Cristiane Ayala de Oliveira, UFLA

Doutora em Ciência dos Alimentos (UFLA) Professora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE / Campus Salgueiro) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT / IFSertão – PE)

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES)

Referências

ÁVILA, Rebeca Contrera; PORTES, Écio Antônio. Notas sobre a mulher contemporânea no ensino superior. Mal-Estar e Sociedade. Barbacena, Ano II, n. 2, p. 91-106, 2009.

ARANTES, Cláudio Oliveira. Planejamento de rede escolar: Questões teóricas e metodológicas. Ministério da Educação. Centro de Desenvolvimento e Apoio Técnico à Educação. Brasília, 1986.

BARBOZA, Stephanie Ingrid Souza; CARVALHO, Diana Lúcia Teixeira de; SOARES NETO, João Batista; FRANCISCO, José da. Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: Uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos. Teoria e Prática em Administração. v.3, n.2, p. 99-120, 2013. http://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i2-15413

BARAT, Josef. Transporte e Mobilidade em São Paulo. Revista dos Transportes Públicos. ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, n.93, p. 51-74, 2001.

BELTRÃO, Kaizô Iwakami; ALVES, José Eustáquio Diniz. A reversão do Hiato de Gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, p. 125-156, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000100007

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porte Editora, 1994.

CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. Série Documental, 41. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasília, DF: 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/Perfil+do+Professor+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica/6b636752-855f-4402-b7d7-b9a43ccffd3e?version=1.13. Acesso em 28 abr. 2021.

COELHO, Lucas Ribeiro; VIEIRA, Maria Socorro Tavares Cavalcante. Contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a Formação Inicial de Professores nos cursos de Licenciatura em Química do IF Serão-PE. International Journal Education and Teaching-PDVL.v.3, n.1, p.20-35, 2020. DOI: https://doi.org/10.31692/2595-2498.v3i1.112

DASSOLER, Olmira Bernadete; LIMA, Denise Maria Soares. A Formação e a profissionalização docente: características, ousadia e saberes. In: IX ANPED Sul - Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3171/522. Acesso em: 20 dez. 2020.

FURLANI, Lúcia Teixeira Maria. A claridade da noite: os alunos do ensino superior noturno. São Paulo: Cortez, 1998. 184p. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02019992239

GARCIA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. Traduzido por Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José Antônio Sousa Tavares. 1. ed. Portugal, Publicações Dom Quixote, 1992. p. 51-76.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JACOMINI, Márcia Aparecida; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Revista Pro.Posições. v. 27, n. 2 (80), mai/ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v27n2/1980-6248-pp-27-02-00177.pdf. Acesso em 28 abr. 2021.

LEITE, Eliane Alves Pereira; RIBEIRO, Emerson Silva; LEITE, Kécio Gonçalves; ULIANA, Marcia Rosa. Formação de profissionais da educação alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc, Campinas, v. 39, n. 144, p.721-737, 2018. http://doi.org/10.1590/es0101-73302018183273 DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018183273

MERRIAM, Sharan B. Qualitative Research and Case Studies Applications in Education: Revised and Expanded from Case Study Research in Education. Search education resources. p .275.1998.

PRADO, Juliana; MEDEIROS, Emerson Augusto; Araújo, Osmar Hélio Alves. Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica. Revista Interfaces da Educação. v. 12 34. 2021. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6428

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª Ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 28 nov. 2020.

SANCHES, Suely da Penha. Acessibilidade: Um Indicador do Desempenho dos Sistemas de Transporte nas Cidades. Anais. X Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2003, Vol 2, pp 199-208.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, maio 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/355. Acesso em 29 abr. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educ. Soc. Campinas, v. 31, n. 112, p. 981-1000. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 12 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300017

SILVA, Jeane Santana; ALVES, Mirelle Brandão; CARVALHO, Gleiciane Brandão. A maternidade na trajetória universitária: desafios percorridos pelas discentes da Universidade Federal do Maranhão - UFMA campus VII Codó. VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU. v. 6, p.01-12., 2019. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID6131_27082019105207.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.

SILVA, Daniele Cristina. Evasão nos cursos de licenciatura: O caso do curso de licenciatura em química da UTFPR-CM. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo Mourão, 2017. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/7855/3/evasaolicenciaturaquimicautfprcm.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.

SILVA, Elânia Francisca; FERREIRA, Raimundo Nonato Costa; SOUZA, Elaine de Jesus. Aulas práticas de ciências naturais: O uso do laboratório e a formação docente. Educação: Teoria e Prática. v. 31, n.64. 2021. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15360

TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues; DALCIN, Andréia. Formação interdisciplinar de professores: percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemática. REAMEC, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 206-231, 2020. http://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9967 DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9967

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

SILVA SANTOS, Erinéia da; AYALA DE OLIVEIRA, Cristiane; ALVES PEREIRA, Cláudio. AVALIAÇÃO DOS FATORES MOTIVADORES PARA INGRESSO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e054, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e054.id1167. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/342. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)