REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (RVA) NO ENSINO TÉCNICO NAS ÁREAS DE ELÉTRICA, MECÂNICA E CIVIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e091.id1271

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Ensino Técnico, TDIC

Resumo

Avanços recentes na computação e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm sido notados nas instituições de ensino e, neste cenário, encontram-se os dispositivos e softwares de Realidade Virtual e Aumentada (RVA). De cunho exploratório, este estudo buscou trabalhos publicados em periódicos e eventos científicos que trataram da utilização de RVA no cotidiano escolar, com foco em cursos das áreas de elétrica, mecânica e civil. O corpus da pesquisa foi composto por 35 trabalhos que trataram da aplicação de tecnologias de RVA em ambientes escolares, sobressaindo trabalhos desenvolvidos nos cursos superiores e nas disciplinas de matemática e ciências no Ensino Médio. Observou-se a possibilidade de adaptação de trabalhos desenvolvidos em cursos superiores para serem desenvolvidos também em cursos técnicos de nível médio, aproveitando-se as potencialidades destas tecnologias para o exercício da docência e para a formação técnica dos estudantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariella Maia Quadros, IFMG

Mestrado em Engenharia Elétrica, Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMG Campus Sabará

Rodrigo Hiroshi Murofushi, IFMG

Mestrado em Engenharia Mecânica, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMG Campus Sabará

Cláudio Alves Pereira, IFMG

Mestrado em Educação, Professor no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência (IFMG Campus Avançado Arcos)

Referências

ALBERTE, Elaine Pinto Varela; PEREIRA, Mariana Henry. Uma Experiência de Aprendizagem das Etapas Executivas de uma Construção Através de Maquete Virtual. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

ALMEIDA, Bruno Ricardo et al. Realidade Aumentada Aplicada às Práticas Laboratoriais nos Cursos de Engenharia. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (COBENGE), 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.

ARAUJO, Felipe A. Torres; CARREIRO, Francisco Borges. Laboratório Semi-Virtual para Aprendizagem Interativa de Automação e Controle de Processos Industriais. In: COBENGE, XLV, 2017, Joinville-SC. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2017, v. 1, s.p.

AUSBURN, Lynna J.; AUSBURN, Floyd B. Desktop virtual reality: A powerful new technology for teaching and research in industrial teacher education. Journal of Industrial Teacher Education, v. 41, n. 4, p. 1-16, 2004.

BARBOSA, Jorge William Sandora; CARVALHO, ‪Carlos Vitor de Alencar. Geotransform3D: Objeto Computacional em Realidade Aumentada para apoio ao Ensino da Matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática (RECM), v. 1, p. 226-239, 2017.‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

BARRILLI, Elomar Castilho; CUNHA, Gerson Gomes. A tecnologia de realidade virtual: recurso real para potencializar a educação. Virtual Reality and Scientific Visualization Journal, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2009.

CORREA, Luiz Fernando de Oliveira et al. Mundo Virtual 3D Estreitando Relações Teórico-Práticas nas Instituições de Ensino. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

DENARDIN, Luciano; MANZANO, Ramón Cid. Desenvolvimento, utilização e avaliação da realidade aumentada em aulas de física. Revista Novas Tecnologias na Educação, [S.L.], v. 15, n. 2, 10 jan. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.79258 DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79258

EXAME; ESTÚDIO ABC. Como será o profissional da indústria 4.0? 2016. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/como-sera-o-profissional-da-industria-4-0/. Acesso em 06 ago. 2020.

FERREIRA, Jean Daniel Foro; CONCEIÇÃO, Stéfani Gross; FONSECA, Wellington da Silva. Desenvolvimento de Material Didático Utilizando Realidade Aumentada para Aulas de Eletrônica Analógica. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

FORTUNA, Pablo Rocha et al. Desenvolvimento de Material Potencialmente Significativo Utilizando Impressora 3D e Realidade Aumentada para Apoio ao Ensino da Engenharia Civil: Uma Experiência com Alunos do Ensino Médio e da Graduação. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

FRANÇA, Carlos Roberto; SILVA, Tatiana. A Realidade Virtual e Aumentada e o Ensino de Ciências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 05, n. 10, p.193-215, mar. 2019. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.414

FRANÇA, Carlos Roberto; SILVA, Tatiana. A realidade virtual e aumentada dedicada ao processo ensino-aprendizagem de física: socialização da concepção e validação do aplicativo RVA_360 – Momento Angular. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.13, n. 1, p. 142-169, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect. Acesso em: 27 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v13n1.9101

GOMES JUNIOR, Wedson; CARDOSO, Alexandre; LAMOUNIER JUNIOR, Edgard. Ferramenta de Auxílio ao Aprendizado de Motores com o Uso de Realidade Virtual. Anais do VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA), 2010, São Paulo, p. 37-41.

HAMILTON, Karen E., & OLENEWA, Jorge. Augmented reality in education. Proc. SXSW Interactive. 2011. M. Kapur. Productive failure in learning math. Cognitive Science, 38(5):1008–1022, 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/cogs.12107

HERPICH, Fabricio et al. Atividade educacional utilizando Realidade Aumentada para o Ensino de Física no Ensino Superior. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 25, p. e7, 27 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.25.e7

LEITE, Saulo. et al. Espaço Maker: Aprendizagem Ativa com Alunos do ensino Fundamental e Médio do Sistema de Ensino Equipe. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

LIMA, Marcelo Bernardo et al. Realidade aumentada no ensino de ciência: uma revisão de literatura. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Universidade Federal de Santa Catarina 2017, Florianópolis/SC. Anais [...]. Florianópolis, 2017.

LIMA, Mayanne de Oliveira et al. Uso da Realidade Aumentada (RA) como Ferramenta Facilitadora no Ensino de Disciplinas de Estruturas. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

LOPES, Luana Monique Delgado et al. INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: uma revisão sistemática. Educação em Revista, [S.L.], v. 35, p. 1-33, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698197403 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403

LORENZ, Markus et al. Industry 4.0: The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries. 2015. Disponível em: https://www.bcg.com/pt-br/publications/2015/engineered_products_project_business_industry_4_future_productivity_growth_manufacturing_industries. Acesso em: 03 ago. 2020.

MARTINS, Valéria Farinazzo; OLIVEIRA, Alisson José Gregório; GUIMARÃES, Marcelo Paiva. Implementação de um laboratório de realidade virtual de baixo custo: estudo de caso de montagem de um laboratório para o ensino de Matemática. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 5, n. 1, p. 98-112, 17 maio 2013. DOI: https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2810

MERINO, Cristian et al. O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453. Acesso em: 30 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8453

MOORE, Michael G. Theoretical principles of distance education. Theoretical principles of distance education, London: Routledge. p. 22-39, 1993.

OLIVEIRA, Danieli Soares et al. Desenvolvimento de Ambiente de Realidade Virtual para Ensino/Capacitação Técnica na Área de Manutenção Eletromecânica Ferroviária. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

OLIVEIRA, Luciano Denardin; MANZANO, Ramón Cid. Aplicações de realidade aumentada no ensino de Física a partir do software LAYAR. Revista Novas Tecnologias na Educação, [S.L.], v. 14, n. 1, 26 ago. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.67326 DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67326

PARCIANELLO, Yussef; LEMOS II, Dalton Luiz. Utilização de Realidade Aumentada Buscando Maior Engajamento dos Alunos no Ensino de Desenho Técnico e Desenho Assistido por Computador. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.

PAVANI, Sergio Adalberto et al. Novas tecnologias no ensino técnico/tecnológico. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), XLV, 2017, Joinville-SC. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2017, v. 1, s.p.

PAVANI, Sergio Adalberto; POZZER, Sergio Adalberto; COLUSSO, Sergio Adalberto. Bancada Virtual para Laboratórios de Automação Pneumática, Hidráulica, Acionamento de Motores E Controladores de Processo – Um Caso em Evolução. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

QUEIROZ, Anna Carolina; TORI, Romero; NASCIMENTO, Alexandre. Realidade Virtual na Educação: panorama das pesquisas no brasil. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Sbie 2017), [S.L.], p. 203-212, 27 out. 2017. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.203 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.203

QUEIROZ, Eduarda; MOURA, Rafaela; SOUZA Ellen. Como a Realidade Aumentada tem Auxiliado no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza? Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), 2019, Recife-PE, Anais [...]. Recife-PE, 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8870

ROLIM, Ana Caroline Uliana et al. Utilização de Técnicas de Mapeamento de Processos para o Desenvolvimento de Plataforma de Realidade Virtual para Ensino/Treinamento na Área de manutenção Eletromecânica Ferroviária. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

SANTOS, Ricardo Silva et al. Realidade Aumentada no Processo de Ensino-Aprendizagem da Topografia em Projeto de Engenharia Civil. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), 2018, Fortaleza-CE, Anais [...]. Fortaleza-CE, 2018.

SCORTEGAGNA, Luan F.; GONÇALVES, Flávia A. Utilização de Realidade Aumentada na Otimização do Ensino-aprendizagem de Desenho Técnico na Engenharia. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.

SENA, Manoel; ROCHA, Paulo Santana; NASCIMENTO, Raul Batista. Simulador Virtual 3D para Atividades Práticas de Aprendizado em Análise de Vibrações. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.

SILVA, George Geraldo de Oliveira et al. Indústria 4.0: Um Estudo sobre sua Aplicação no Ensino Técnico Profissionalizante. Revista Brasileira de Mecatrônica, São Caetano do Sul, v. 2, n.1, p.14-27, jul./set. 2019.

SILVA, João et al. Adoção de Realidade Aumentada no Ensino de Resistência dos Materiais. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Cbie 2015), [S.L.], p. 1198-1207, 26 out. 2015. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1198 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1198

SILVA, Kássio Vinícius.; SÁ JÚNIOR, José Carlos; AZEVÊDO, Wilker Victor da Silva. Sobre Concepções no Estudo de Circuitos Elétricos e utilização de Experimentação Real e Virtual. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.

VIEGAS, Márcio A. C.; VIEIRA, Marcelo B.; SILVA, Rodrigo Luis de S. Ferramenta de Apoio ao ensino de Física utilizando Realidade Aumentada. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.L.], v. 20, n. 03, p. 60-73, 1 dez. 2012. Sociedade Brasileira de Computação - SB. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.60 DOI: https://doi.org/10.5753/RBIE.2012.20.03.60

SILVA, Sérgio Ricardo Xavier. Utilização de um Laboratório Virtual de Física Através de Physlets para Cursos de Engenharia. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.

SOUSA, Stephanie Kamarry Alves et al. Realidade Virtual e Aumentada: Apoio para a Prática Contextualizada e Interdisciplinas na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Revista Expressão Científica - Edição Especial SNCT [e-book], 2019. Instituto Federal de Sergipe - ano. 4, v.4, n°3 Aracaju: IFS, 2019.

SOUZA, Adysson André Fortuna; MORAIS, Maic Araújo da Conceição; CARVALHO, Márcio Aurélio Matos. Utilização da Realidade Aumentada para Facilitar na Visualização de Exercícios Tridimensionais de Mecânica Vetorial. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.

STANGE, Folker; SCHEER, Sérgio. Utilização de Técnicas de Realidade Virtual e Visualização Científica para Desenvolvimento de um Ambiente de Treinamento Técnico na Construção Civil. Proceedings Of 10Th World Congress On Computational Mechanics, [S.L.], maio 2014. Editora Edgard Blücher. http://dx.doi.org/10.5151/meceng-wccm2012-20118 DOI: https://doi.org/10.5151/meceng-wccm2012-20118

TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Introdução a realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.

TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Editora SBC, 2018.

VILAR, Sammara Raquel; ARAÚJO, Lincoln Machado; COSTA JUNIOR, Ademar Gonçalves. Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Simulação para Auxiliar o Processo de Ensino-aprendizagem de Robótica na Engenharia. In: COBENGE, XLV, 2017, Joinville-SC. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2017, v. 1, s.p.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

MAIA QUADROS, Mariella; HIROSHI MUROFUSHI, Rodrigo; ALVES PEREIRA, Cláudio. REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (RVA) NO ENSINO TÉCNICO NAS ÁREAS DE ELÉTRICA, MECÂNICA E CIVIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e091, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e091.id1271. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/302. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)