O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p289-305.id608

Palavras-chave:

Formação Docente, Saberes Docentes, Jogo Didático

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de atividade interativa envolvendo um jogo didático sobre alimentos com os alunos do Ensino Médio nas aulas de Biologia de uma escola do município de Rolândia/PR em que se aplicou primeiramente um questionário investigando os modos alimentares e a frequência de atividades físicas. Os resultados obtidos foram discutidos à luz do envolvimento dos alunos neste jogo interativo e dos referenciais de formação de professores que indicaram que a participação expressiva dos alunos fez com que o professor refletisse sobre a sua prática numa relação em que o aperfeiçoamento do ensino do professor dependeu da efetiva aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Diogo da Silva, UEL

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Professor da secretária de educação do estado do Paraná

Álvaro Lorencini Junior, FEUSP

Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

SILVA, Diogo da; LORENCINI JUNIOR, Álvaro. O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 289–305, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p289-305.id608. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/490. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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