AÇÕES DE UM LICENCIANDO EM QUÍMICA EM SITUAÇÃO DE MICROENSINO SEGUIDA DE AUTOSCOPIA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1841-1864.id831

Palabras clave:

Licenciatura em Química, Ações Docentes, Estágio Supervisionado, Microensino, Autoscopia

Resumen

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que procurou analisar a perspectiva de ensino e aprendizado do licenciando em Química e os efeitos da intervenção do professor formador nas ações do futuro professor em aulas simuladas. Para o levantamento dos dados, todas as atividades realizadas pelo licenciando, provenientes das regências em sala de aula, mediante situações de microensino seguidas de análise a posteriori, foram gravadas, sendo o procedimento denominado de autoscopia. Organizamos as transcrições das aulas e as interpretamos, segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo, para a identificação das ações, um conjunto de categorias a priori e um conjunto de subcategorias emergentes. Esse movimento permitiu identificarmos alterações nas ações, observando variações da quantidade de ações relacionadas a cada uma das subcategorias, o que nos leva a defender a relevância da realização dos procedimentos de autoscopia e microensino como possibilidade de alterações/mudanças na perspectiva de ensino e nas ações do licenciando.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Wilson Carvalho, UEL

Mestre em Ensino de Ciências e Educação em Matemática (UEL) Professor da Secretaria do Estado do Paraná (SEED)

Enio de Lorena Stanzani, UTFPR

Doutor em Educação para a Ciência (Unesp) Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Marinez Meneghello Passos, UEL

Doutora em Educação para a Ciência (Unesp) Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (UEL)

Álvaro Lorencini Júnior, USP

Doutorado em Educação (USP) Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

Citas

ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

ANDRADE, Edelaine Cristina. Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula. 2016. 186f. Londrina: Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

ARRIGO, Viviane; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias. A autoscopia bifásica integrada ao microensino: uma estratégia de intervenção reflexiva na formação de professores de química. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 1-22, 2017. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p01

BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, 1999. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.80i196.977

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, Wilson. Estudo da intervenção do professor formador nas ações dos licenciandos em Química. 2019. 162f. Londrina: Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

FERNÁNDEZ, Maria Lorelei. Investigating how and what prospective teachers learn through microteaching lesson study. Teaching and Teacher Education, Miami, n. 26, p. 351-362, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2009.09.012

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de Química: formando professores/pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2017.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SACRISTÁN, Jose Gimeno; GOMEZ, Angel Inácio Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão; LAROCCA, Priscila. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 419-433, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300003

SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

CARVALHO, Wilson; LORENA STANZANI, Enio de; MENEGHELLO PASSOS, Marinez; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. AÇÕES DE UM LICENCIANDO EM QUÍMICA EM SITUAÇÃO DE MICROENSINO SEGUIDA DE AUTOSCOPIA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1841–1864, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1841-1864.id831. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/402. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.