O USO DO TUX PAINT COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1410-1427.id793Palavras-chave:
Ensino, TIC, AprendizagemResumo
No contexto educacional, a adoção de práticas pedagógicas inovadoras é uma realidade. Os métodos tradicionais de ensino vêm sendo substituídos por metodologias didáticas em que o aluno é o sujeito do processo construção do conhecimento. O objetivo desse artigo é utilizar o Tux Paint como ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública na cidade de Coari-Amazonas. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com recorte temporal transversal e coleta de dados qualitativa observacional. A pesquisa foi dividida em cinco etapas: diagnostico, planejamento, intervenção, avaliação e análise. Observarmos na pesquisa uma evolução no desenvolvimento logico dos alunos, evidenciando que o uso do software Tux Paint pode ser uma ferramenta útil no desenvolvimento cognitivo de crianças nesta faixa etária. Assim, os resultados demonstraram que o uso de ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC demonstrou ser uma estratégia de ensino diferenciada para o desenvolvimento e potencialidades integral do aluno.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, Gustavo Oliveira; OLIVEIRA, Vinicius Campos de. Informática na educação: um olhar sobre a utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação, Cultura e Comunicação, v. 8, n. 15, p. 159-170, 2017. ISSN Eletrônico: 2177-5087. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/471/421. Acesso em 22 jun. 2020.
ARAÚJO, Verônica Danieli Lima; GLOTZ, Raquel Elza Oliveira. O letramento digital enquanto instrumento de inclusão social e democratização do conhecimento: desafios atuais. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 1, p. 1-26, 2009. ISSN:1982-6109, disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/85/50. Acesso em 12 jun. 2020.
ARRUDA, Juliana et al. Tecnologias digitais e o processo de protagonismo estudantil no Ensino Fundamental. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017). Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017). 2017. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.578
AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Contribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporânea. Transinformação, Campinas, v. 29, n. 2, p. 163-173, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000200163&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892017000200004
BARBOSA, Fernanda de Arruda Campos; CHINA, Anna Patricia Zakem. Aulas de Informática na Grade Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Revista Interface Tecnológica, v. 14, n. 1, p. 9-20, 2017. ISSN On-line 2447-0864. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/146. Acesso em 22 jun. 2020.
BRASIL. Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394. Acesso em: 14 jun. 2020.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramento e Inclusão: Do Estado-Nação à Era das TIC. UFGD/ Unicamp: São Paulo, DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, vol. 25, n. 1, p. 1-18, 2009. ISSN 1678-460X. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502009000100001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 12 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502009000100001
CAMARGO, Guilherme et al. Informática na Escola: Experiência de Apoio ao Uso de Recursos de Informática na Educação Infantil. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 8, n. 3, 2016.
CARTAXO, Rubens Dantas. O uso das tecnologias de informação e comunicação pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva [et al.]. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
COELHO, Dalilla Conceição. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: cenários, dificuldades e desafios. 2019. 47 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2019.
COLASANTO, Cristina Aparecida. A criança protagonista no currículo e na própria avaliação: uma pesquisa-ação realizada em duas escolas municipais de educação infantil de São Paulo. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 1, p. 332-356, 2016. ISSN: 1809-3876. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/766/76645155018.pdf. Acesso em 15 jun. 2020.
COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.
CUNHA, Simone Silva; MESQUITA, Suely da Silva. O uso do Chroma Key como recurso pedagógico: explorando os contos de medo. Revista do Seminário Mídias & Educação, v. 3, n.1, 2017. ISSN 2526-9070. Disponível em: http://cp2.g12.br/ojs/index.php/midiaseeducacao/article/view/1463/1049. Acesso em 15 mar. 2020.
DA SILVA, Dilcinho Luiz. Letramento Digital e Aprendizagens Significativas na Educação Básica. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/472. Acesso em: 20 ago. 2020.
DA SILVA, Ione de Cássia Soares; DA SILVA PRATES, Tatiane; RIBEIRO, Lucineide Fonseca Silva. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Em Debate, n. 15, p. 107-123, 2016. ISSNe 1980-3532. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107. Acesso em 13 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p107
DALTOÉ, Thaís; ROVEDA, Crislaine de Anunciação; FREITAS, Fabrício; SILVA, João Alberto da. Uso de tecnologias no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um Estado da Arte. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 4, p. 1-13, 2019. e-ISSN: 2525-7870. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1254/807. Acesso em 17 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1254
DE SOUSA, Linete Oliveira; BERNARDINO, Andreza Dalla. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, 2011. e-ISSN 1981-4712. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4643/4891. Acesso em 18 ago. 2020.
DOS SANTOS, Dilma Pereira; GITAHY, Raquel Rosan Christino. O Uso do Objeto de Aprendizagem Tux Paint na Produção Escrita em Língua Portuguesa com Alunos Surdos. Revista Pleiade, v. 11, n. 21, p. 32-38, 2017. DOI: https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i29. Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/332/415. Acesso em 9 abr. 2020.
FERNANDES, Jaiza Helena Moisés. Software livre na educação para além da inclusão digital e social: Letramentos Múltiplos de Professores e Alunos. Texto Livre: linguagem e tecnologia, v. 4, n. 1, p. 2-15, 2011. ISSN 1983-3652. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/88/7277. Acesso em 15 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.2-15
FERNANDES, Naiara de Souza. A informática na escola: o uso do computador como recurso nos anos iniciais do ensino fundamental. Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, n. 1, 2016.
FILIPPO, Denise; ROQUE, Gianna; PEDROSA, Stella. Pesquisa-ação: possibilidades para a Informática Educativa. in Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem qualitativa de Pesquisa. Volume 3. Comissão Especial de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação, 2018.
GARCIA, Marcelo Bechtlufft. Tecnologias, currículo e cultura digital na prática de alfabetizar nos anos iniciais. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Cultura Digital), Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. Florianópolis - SC, 2016.
GOMES, Núbia Rosetti Nascimento; ALVES, Edson Pantaleão. Educação Infantil em Tempo Integral no Município de Vitória/ES: modos de organização e concepções. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMS, v. 25, n. 50, p. 203-220, 2019. ISSN 2674-9947. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9425. Acesso em 14 jun. 2020.
GOMES, Veronete Dias; DA LUZ, Marcondes Oliveira. Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo da Alfabetização. Educação & Tecnologia, v. 23, n. 1, p. 22-30. 2019. ISSN Eletrônico 2317 – 7756. Disponível em: https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/805. Acesso em 16 ago. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. EE Iraci Leitão. Qedu, 2018. Disponível em <https://www.qedu.org.br/escola/8346-ee-iraci-leitao/censo-escolar>. Acesso em 24 ago. 2020.
KINCHELOE, J. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LEITE, Élison Alves. O uso da sala de informática como recurso didático-pedagógico na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Martins, 2016.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.
MARTINS, Viviane Lima. Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e Educação. Revista Científica Intr@ ciência, v. 13, n. 1, p. 1-11, 2017. ISSN 2177-3645. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170710083906.pdf. Acesso em 16 ago. 2020.
MELO, Ariane da Silva Wanderley. A utilização da tecnologia digital na educação infantil. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
MELO, Terezinha Toledo Melquiades de. A alfabetização na perspectiva do letramento: a experiência de uma prática pedagógica no 2° ano do ensino fundamental. 2012. 108 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora da Faculdade de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, 2012.
MORAES, Vinícius de. O Girassol. 2004. Disponível em: https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/87235. Acesso em: 12 jun. 2020.
MOREIRA, Carla. Letramento digital: do conceito à prática. Anais do SIELP, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2012. ISSN 2237-8758. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_2_artigo_051.pdf. Acesso em 21 ago. 2020.
MOURA, Késsia De Paulo; MION, Mirian; CARVALHO, Marie Jane Soares. O Letramento Digital na Formação de Professores: uma revisão sistemática das produções. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019. p. 606. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.606
PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016, ISSN 2317-7748. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595. Acesso em 15 ago. 2020.
PEREIRA, Diego da Silva; MARTINS, Rodrigo Siqueira. Material de apoio Ubuntuca: sistema operacional, writer, impress, calc e internet. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016.
PEREIRA, Vera Lucia de Souza. O Uso de Jogos, como Ferramenta para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 19, p. 157-171, 2020. ISSN 2595-6272. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1272. Acesso em 17 ago. 2020.
PEREIRA, Verônica Sales; DE LIMA, Roberta Valéria Guedes; MOREIRA, Jonathan Rosa. Contribuições do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de alfabetização das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. PROJEÇÃO E DOCÊNCIA, v. 10, n. 2, p. 103-118, 2019. ISSN 2178-6275. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1551/1199. Acesso em 17 ago. 2020.
PESCADOR, Cristina Maria. Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hiper midiáticas tendo o inglês como língua franca. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2010.
PESCADOR, Cristina Maria; VALENTINI, Carla Beatris. Inclusão digital em uma escola do campo: movimentos provocados a partir da implantação de uma política pública no modelo 1: 1. Revista Iberoamericana de Educación, v. 79, n. 1, p. 135-154, 2019. https://doi.org/10.35362/rie7913409. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3409/4026. Acesso em 23 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.35362/rie7913409
PINHEIRO, Liliane Monteiro; PINHEIRO, Viviani Monteiro. O programa Tux Paint no processo de letramento dos alunos do 3º ano/9 em uma escola municipal em Bragança. 2017, 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Augusto Corrêa, PA, 2017.
PINTO, Janille Da Costa; MENEZES, Cláudia Celeste Lima Costa. O uso das tic’s e sua influência na prática pedagógica de educação infantil: um estudo na creche municipal dom Eduardo no município de Ilhéus/BA. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 6, n. 6, p. 1843-1861, 2017. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/7330/7107. Acesso em 17 ago. 2020.
PISCINATO, Milton Tadeu; DE OLIVEIRA, Gardênia Felis. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, v. 1, n. 2, p. 57-64, 2017, e-ISSN 2594-4797. Disponível em: http://fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/574/633. Acesso em 17 ago. 2020.
POLICARPO, Lucas Micol; FUHR, Gabriel Tobias; LIBRELOTTO, Giovani R. Uma abordagem para apoio em laboratórios computacionais em escolas públicas de ensino infantil. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, v. 4, n. 1, p. 1-10, 2019. ISSN: 2448-1904. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/38072/pdf_final. Acesso em15 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/2448190438072
REZENDE, Mariana Vidotti. O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas. Texto Livre Linguagem e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 94-107, 2016. ISSN 1983-3652. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/10266/9615. Acesso em: 09 de nov. de 2019. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.94-107
RHODEN, Juliana Lima Moreira; ZANCAN, Silvana. A perspectiva da abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural: possibilidade metodológica na pesquisa em educação. Educação (UFSM), v. 45, n. 1, p. 1-22, 2020. ISSN 1984-6444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36867. Acesso em 19 ago. 2020.
SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; MORAES, Mayara Salgado de; LIMA, Thatiana Helena. Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 1, p. 93-101, 2018. ISSN 2175-3539. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8557&lng=en&nrm=iso. Acesso em 24 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392018012208
SANTOS, Fernanda Maria Almeida dos. Práticas de letramento digital para crianças: contribuições e novas perspectivas para o aprendizado da escrita, v. 1, n. 1, 1-22, 2015. ISSN 1984-1175. Disponível em: http://nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2015/Pr%C3%A1ticas%20de%20letramento%20digital%20para%20crian%C3%A7as.pdf. Acesso em 18 ago. 2020.
SANTOS, Lucivânia Bernardo dos. A utilização do computador como recurso didático - pedagógico em uma creche do município de Garanhuns - PE. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
SANTOS, Verônica Gomes dos; ALMEIDA, Sandra Estefânia de and ZANOTELLO, Marcelo. A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. [online]. 2018, v. 99, n. 252, p.331-349. ISSN 2176-6681. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v99n252/2176-6681-rbeped-99-252-331.pdf. Acesso em 18 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.3439
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2016. 317 p.
SILVA, Alessandra Dias Costa e, DOS SANTOS, Adevailton Bernardo. Sequência Didática para as Séries Iniciais: Água no Ambiente. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG. 2017.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TONIN, Rosângela Prescendo; MATOS, Gisoneide Moreira. Ciranda Digital. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 171-176, abr. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/352. Acesso em: 18 ago. 2020.
UFRGS. Tutorial Tux Paint. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/livrosdigitais/livroazul/tutoriais/TuxPaint/tuxpaint_tutorial.pdf. Acesso em: 18 de nov. de 2019.
UFRPE; SME GARANHUNS. Guia de uso dos softwares livres disponibilizados nos computadores de mesa (desktops) das escolas municipais de Garanhuns. Garanhuns: UFRPE, 2019.
VIEIRA, Iúta Lerche. Tendências em pesquisas em gêneros digitais: focalizando a relação oralidade/escrita. In: ARAÚJO, J. C.; BIASI-RODRIGUES, B. (Org.) Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, p.19-29. 2005.
VIEIRA, Tatiana Almeida. As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. 2020. 117f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020.
XABREGAS, Quezia Fragoso; BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. Política de Inclusão Digital: Possibilidades para Ensinar, Aprender e Incluir na Amazônia PARAENSE. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio. Ambiente, v. 23, n. 2, p. 537-556, 2019. ISSN 2318 – 8766. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/6778/4773. Acesso 23 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.