“VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p139-155.id527

Palavras-chave:

Ensino Contextualizado, interdisciplinaridade, Química, Línguas e Literatura

Resumo

A educação deve acompanhar as constantes mudanças enfrentadas pela sociedade, buscando motivar os alunos para o aprendizado e convívio social. Nessa perspectiva, o projeto de ensino “Valentine’s Day: Valorize quem te faz bem” foi trabalhado com os alunos de forma contextualizada e interdisciplinar, buscando a motivação e reflexão frente às relações interpessoais, bem como sobre o consumismo desenfreado, destaca-se que o mesmo foi desenvolvido entre os meses de maio e junho de 2018. Objetiva-se relatar as potencialidades/aprendizagem desenvolvidas por meio do projeto de ensino citado, por meio da reflexão de 3 professoras envolvidas. Assim, trata-se de um relato de experiência, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Participaram do desenvolvimento do projeto alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio Integrado (Técnico em Agropecuária, Alimentos e Informática). O projeto permitiu a relação entre a química e a linguagem, por meio da elaboração de textos em português, espanhol e inglês, cartazes e apresentações. Além de permitir um início da superação da alienação motivada pelo consumo desenfreado, proporcionando aos estudantes a reflexão e valorização do sujeito. Por fim, destaca-se a importância do desenvolvimento de projetos interdisciplinares para a garantia do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, UFG

Mestra em Educação (UFG) Professora do Instituto Federal Goiano (IFGoiano/Campus Morrinhos)

Raquel Martins de Oliveira, UFG

Mestranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (UFG/GO) Professora do Instituto Federal Goiano (IFGoiano/Campus Morrinhos)

Ângela Claúdia Dias Domingues, UNEMAT

Especialista em Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa (UNEMAT/Confresa) Professora do Instituto Federal Goiano (IFGoiano/Campus Trindade)

Referências

ANTUNES, Irande. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003 – (Série Aula;1).

BARTH, Edna. Cupids and Red Roses: The Story of Valentine Symbols. New York: Clarion Books, 1974.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BRASIL. MEC. LDBEN-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U de 23 de Dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2. ed. abr. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio – Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. MEC/SEB, 2008.

COELHO, Juliana. Cardoso. MARQUES, Carlos. Alberto. Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química. Ensaio, n. 1, v. 09, p. 1-17, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172007090105

FAZENDA, Ivani. Catarina. Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.

FERRANTE, Elena. A amiga genial: infância, adolescência/tradução: Maurício Santana Dias. 1ª edição. São Paulo: Biblioteca Azul, 2015.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.

JORGENSON, Danny. Participant Observation: A methodology for human studies. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1989. DOI: https://doi.org/10.4135/9781412985376

MARTINS, Heloisa. Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200007

MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.

NUNES, César. Aparecido. Desvendando a sexualidade. 7. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. 1ª edição – São Paulo: Companhia da Letras, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Educação do senso comum à consciência filosófica. Autores Associados, 2007.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER. Eduardo. Fleury. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli. Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 1997.

SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no Ensino de Química: ideias e proposições de um grupo de professores, 2007. 144 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

SPRADLEY, James. Participant observation. New York: Holt, Rinehart & Winston, INC, 1980.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. V.13, n. 39, set/dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010

ZAGO, Nadir. (Org.). Itinerários de Pesquisa – perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

WELTER ADAMS, Fernanda; MARTINS DE OLIVEIRA, Raquel; CLAÚDIA DIAS DOMINGUES, Ângela. “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 139–155, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p139-155.id527. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/483. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias