EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p360-373.id626

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sensibilização, Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo deste trabalho é promover entre os alunos do 2º ano do ensino Fundamental I da EEIEF Aristides Floriano de Oliveira, no município de Acaraú do estado brasileiro do Ceará, uma sensibilização ambiental por meio de estratégias de forma interdisciplinar. Trata-se de um estudo de caso, no qual foram utilizadas metodologias de leitura e escrita em diferentes disciplinas com a temática ambiental, que estimulou a criticidade e a criatividade dos alunos. Com a conclusão das atividades, promoveu-se uma socialização junto a outras turmas da escola para que os alunos mostrassem suas produções em forma de mural. Os resultados mostraram que as atividades realizadas sensibilizaram os alunos para mudanças expressivas de comportamento em relação ao meio ambiente, auxiliando de forma significativa na alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iara Késia Alves dos Santos, IFCE

Licenciatura em Ciências Biológicas (IFCE) Especialista em Educação Ambiental (UFC)

Antonio Jarbas Barros de Moraes, UVA

Mestre em Geografia (UVA)

Referências

COIMBRA, José de Avila Aguiar. O outro lado do meio ambiente. São Paulo, CETESB/ASCETESB, 1985.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais (ética). Brasília: MEC/SEF, 1997.

EISENHARDT, Kathleen M. Building theories form case study research. Academy of Management Review. New York, New York, v. 14 n. 4. 1989. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4310941/mod_resource/content/1/1.Eisenhardt1989-BuildingTheoriesFromCSR.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido. São Paulo: Paulus, 2003.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades 2016. Site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/2304657. Acesso em: 08 set. 2016.

MEDEIROS, Aurélia Barbosa et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

MONTEIRO, Claudenice Brito. O livre canto do sabiá. Ilustrações de Mariza Angélica Brito. Fortaleza: SEDUC, 2013.

MOURA, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de. Sensibilização: diferentes olhares na busca dos significados. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, 2004.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Saúde e sociedade, São Paulo, v.7, n.2, p.19-31, 1998.

PONTUSCHKA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. Coleção Primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 2009.

REIGOTA, Marcos. Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998. p.43-50.

ROSA, Antônio Carlos Machado; BIANCO, Saul. Hortas Escolares: o ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do Ensino Fundamental. Programa Hortas Escolares. Florianópolis: Instituto Souza Cruz, 2004.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2007.

SILVA, Aline Cândida; MESQUITA, Glaucia Machado; SOUZA, Marcos Aurélio Pessoa. Educação ambiental como paradigma para a construção da sustentabilidade. Revista REGET, Santa Maria, v. 19, n.2, 2015.

TIRIBA, Léa; PROFICE, Christiana Cabicieri . Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educação e Realidade. Edição eletrônica , v. 44, p. 1, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000200408. Acesso em: 16 abr. 2020.

YIN, Robert .K. Case study research, design and methods (applied social research methods). Thousand Oaks. California: Sage Publications, 2009.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

ALVES DOS SANTOS, Iara Késia; BARROS DE MORAES, Antonio Jarbas. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 360–373, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p360-373.id626. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/494. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias