INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490Palavras-chave:
Ensino de Química, Tecnologias digitais, Alfabetização científica, Formação de professoresResumo
Alguns documentos de políticas educacionais apontam a necessidade de oferta de uma educação no ensino médio tendo como instrumento as tecnologias de informação e comunicação e estruturado na formação crítico-social do educando, além da cognitiva, para sua posterior participação na sociedade de forma a cooperar na resolução de problemas sociais. Esta pesquisa apresenta resultados de uma análise qualitativa categorizada realizada em artigos científicos que relatam experiências de atividades que fomentaram a alfabetização científica no ensino de Química auxiliada por tecnologias digitais. Para tal, foi realizada uma busca no portal de Periódicos Capes entre os períodos de 2011 a 2018, utilizando palavras-chaves específicas que convergiam com o objetivo dessa pesquisa. Objetivou-se identificar como estes professores procuraram atender as diretrizes indicadas nestes documentos de políticas educacionais brasileiras. Observou-se que os autores destes artigos analisados contextualizaram os conteúdos de Química com temas sociais diversos, seus objetivos de contribuir na formação crítica-reflexiva foram granjeados. Entretanto as tecnologias digitais utilizadas ainda são pouco diversificadas.
Downloads
Métricas
Referências
BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José Armando. Editorial. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, vol.1, nº1, p.1-5, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14436
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1ª edição. São Paulo: Edições 70, 1977.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, Londrina, vol 32, nº 1, p. 25- 40, 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Estabelece o Plano Nacional de Educação - PNE para o decênio 2011-2020, e dá outras providências. Brasília, DF, 2010. Acesso em: 02 mai. 2019.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação do Brasil. Brasília: DF, 2013. Acesso em: 02 mai. 2019.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; PÉREZ, Daniel Gil. Formação de professores de Ciências. 9ª edição. São Paulo: Cortez, Vol. 26, 2009.
CHACON, Eluzir Pedrazzi; RIBEIRO, Carlos Magno Rocha; BORGES, Marcia Narcizo. Jogo da Radiação: elaboração de um software educativo articulado ao contexto CTSA e a percepção docente e discente. Ensino de ciência e tecnologia em revista. RS: v.6, nº 1, p. 1-14, 2016. Disponível em:< http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/search/search>. Acesso em: 02 mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.20912/2237-4450/2016.v6i1.1632
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica, questões e desafios para a educação. 3ª edição. Ijuí-RS: editora Unijuí, 2003.
COSTA, Maria Aparecida da.; VASCONCELOS, Thais Mateus; OLIVEIRA, Yuri Alves; FIELDS, Karla Amancio Pinto; SANTOS, Renato Gomes. Lixo e Sociedade: contextualização por meio de uma abordagem CTSA no Ensino de Química. Revista brasileira de ensino de química, v. 11, nº2, p.51-62, 2016. Disponível em:< http://e.issuu.com/embed.html#2581046/50933991>. Acesso em: 02 mai. 2019.
ELIAS, Juliano de Almeida; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva. Execução de uma proposta didática interdisciplinar sobre o tema Energia. Revista debates em ensino de química, v. 3, nº2, 2017. Disponível em:< http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1622/1489>. Acesso em: 02 mai. 2019.
FANTINI, Leandro Henrique; MATEUS, Alfredo Luis. Ciência na tela, vídeos em sala de aula. In: MATEUS, Alfredo Luis (org.). Ensino de química mediado pelas TICs. Belo Horizonte: editora UFMG, 2015, p. 67-95.
FEHLBERG, Eduarda; VARGA, Graciel; COSTA, Luciano Andreatta da. A utilização de laboratórios virtuais no ensino de química para a educação de jovens e adultos. Revista novas tecnologias na educação, v.14, nº2, 2016. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70649>. Acesso em: 02 mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70649
FIGUEIRÊDO, Alessandra Marcone Tavares Alves de; NASCIMENTO, Mayzza Márcia Araújo do; LIMA, Luís Victor dos Santos; SALES, Flávia Rhuana Pereira; ARAÚJO, Rafael de Carvalho; SOUZA, Niely Silva de. Contextualizando a temática gases no Ensino Médio sob uma perspectiva dialogada e experimental, Revista principia, nº27, p.81-88, 2015. Disponível em:<http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/viewFile/534/316>. Acesso em: 02 mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p81-88
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. RJ: editora Paz e terra, 1987.
FREITAS, Wélica Patrícia Souza de; MÜNCHEN, Sinara; CALIXTO, Vivian S. Conscientização social preservação ambiental: desenvolvimento de valores em aulas de química partir do tema plásticos. Revista debates em ensino de química, v. 2, nº2, p.56-69, 2016. Disponível em:<http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1315>. Acesso em: 02 mai. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª edição. São Paulo: editora Atlas, 2008.
GUERRA, Oldênia Fonseca. Tecnologias de informação e comunicação e a interface com a educação profissional: da formação às práticas pedagógicas. 2015. 234p. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
KRASILCHIC, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e cidadania. 1ª edição. São Paulo: editora Moderna, 2004.
LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química, teoria e prática na formação docente. 1ª edição. Editora Appris, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13ª edição. São Paulo: editora Cortez, volume 2, 2011.
MACHADO, Andréa Horta; MORTIMER, Eduardo Fleury. Química para o ensino médio: Fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: ZANON, Lenir Basso; MALDANER, Otavio Aloisio (org.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí-RS: editora Unijuí, 2007.
MARTINS, Jéssica Guerreiro; MACHADO, Bruno Rafael; BARON, Alessandra Machado; TONIN, Lilian Tatiani Dusman. Vitamina C: uma proposta para Abordagem de Funções Orgânicas no ensino médio. Revista brasileira de ensino de C&T, v.8, nº2, 2015. Disponível em:<https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2988>. Acesso em: 02 mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v8n2.2988
MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência educação, vol. 20, nº3, p. 617-638, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300007
MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos. Revista Ensaio, vol. 14, nº3, p. 199-215, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172012140313
NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Revista HISTEDBR On-line, n.39, p. 225-249, set.2010. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728
OLIVEIRA, Leandro Severino de; FALCÃO, Nathália Kellyne Silva Marinho; SANTOS, Vanúbia Pontes dos; JUNIOR, Umberto Gomes da Silva; FERREIRA, Jailson Machado. Disciplina Temática de Química: espaço para a formação cidadã dos estudantes do ensino médio. Revista brasileira de ensino de química, v. 9, nº2, 2014. Disponível em:<http://rebeq.revistascientificas.com.br/edicoes.php?id=91>. Acesso em: 02 mai. 2019.
OLIVEIRA, Silvaney de; GUIMARÃES, Orliney Maciel; LORENZETTI, Leonir. Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior. Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia, v.8, nº4, 2015. Disponível em:<https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1823>. Acesso em: 02 mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v8n4.1823
PRETTO, Nelson de Luca; RICCIO, Nicia Cristina Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar, Curitiba, editora UFPR, nº 37, p. 153-169, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000200010
REBELLO, Gabriel Antonio Fontes; ARGYROS, Mécia de Matos; LEITE, Wallace Leonardo Lopes; SANTOS, Mayke Machado; BARROS, José Celestino; SANTOS, Paula Macedo Lessa dos; SILVA, Joaquim Fernando Mendes da. Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA. Química nova na escola, v. 34, nº1, p.3-9, 2012. Disponível em:<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/02-QS-79-10.pdf?agreq=Nanotecnologia,%20um%20tema%20para%20o%20ensino%20m%C3%A9dio%20&agrep=qnesc>. Acesso em: 02 mai. 2019.
SANTOS, José Ricardo Almeida dos; NASCIMENTO, Gabriel Rodrigues do; MACIEL, Paula Priscila Rocha; CORDEIRO, José Pedro. Utilização dos recursos da internet para o ensino de ciências na casa da física. 2007.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v. 9, n. 7, p. 1 - 6, 2013.
SANTOS, Ludmylla Ribeiro dos; PORTO, Maria das Graças Cleophas. Proposta experimental para o ensino de Química: Utilizando indicador natural de pH obtido a partir da biodiversidade da região da serra da Capivara. Extramuros revista de extensão da Univasf, vol 3, nº 1, 2014.
SILVA, Dayse Pereira da. Temas geradores no ensino de química. In: Oficinas temáticas no ensino público Formação continuada de professores. Grupo de pesquisa em educação química, USP-SP, 2007, p. 13-22.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 6ª edição, Edições Loyola, São Paulo. 2012.
SILVA, Marizete Barbosa da; REGIANI, Anelise Maria; NICOLLI, Aline Andreia. Os plásticos e seus impactos econômicos e ambientais no ensino de Química. Revista brasileira de ensino de química, v.8, nº2, 2013. Disponível em:<http://rebeq.revistascientificas.com.br/busca.php>. Acesso em: 02 mai. 2019.
SILVA, Nilma Soares; FERREIRA, André Correa; SILVEIRA, Kátia Pedroso. Ensino de Modelos para o Átomo por Meio de Recursos Multimídia em Uma Abordagem Investigativa. Química nova na escola, v.38, nº2, p.141-148, 2016. Disponível em:< http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_2/08-RSA-72-13.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20160019
SILVA, José Luiz da; SILVA, Débora Antonio da; MARTINI, Cleber; DOMINGOS, Diane Cristina Araújo; LEAL, Priscila Gonçalves; FILHO, Edemar Benedetti ; FIORUCCI, Antonio Rogério. A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Química nova na escola, v.34, nº4, p.189-200, 2012. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2012/quimica_artigos/videos_didaticos_aulas_quimica.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2019.
SILVA, Thiago Eliel Mendonça da; BERNARDINELLI, Silvia; SOUZA, Fábio Fontana de; MATOS, Andreia Pereira; ZUIN, Vânia Gomes. Desenvolvimento e Aplicação de Webquest para Ensino de Química Orgânica: Controle Biorracional da Lagarta-do-Cartucho do Milho. Química nova na escola, v. 38, nº1, p. 47-53, 2016. Disponível em:<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_1/09-RSA-86-13.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20160008
SOUZA, Dirceu Donizetti Dias de; ARROIO, Agnaldo; WEBER, Karen Cacilda. O Debate sobre Agrotóxicos na Perspectiva de uma Produção Narrativa Audiovisual Realizada por Alunos de uma Escola Pública. Revista brasileira de ensino de química, v. 8, nº1, 2013. Disponível em:<http://rebeq.revistascientificas.com.br/busca.php>. Acesso em: 02 mai. 2019.
SOUZA, Nilcimar S.; PIRES, Cherrine K.; LINHARES, Marília P. Ensino de Química no PROEJA: Uma Proposta Integradora das Relações entre a Sala de Aula e um Fórum Virtual. Revista virtual de química, v.7, nº 3, p.992-1006, 2015. Disponível em:<http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v7n3a17.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2019.
SOUZA, Ticiane Vieira de Paula; SOUZA, Érica Vieira de Paula; SILVA, Thiago Gomes Nepomuceno da; SILVA, Daguia de Medeiros; RIBEIRO, Maria Elenir Nobre Pinho. Proposta educativa utilizando o jogo rpg maker: estratégia de conscientização e de aprendizagem da química ambiental. Revista Holos, v.8, 2015. Disponível em:<http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1844>. Acesso em: 02 de mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.1844
VIEIRA, Fátima; RESTIVO, Maria Teresa. Novas tecnologias e educação: Ensinar a aprender, aprender a ensinar. Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014.
VIEIRA, Rodrigo Drumond; MELO, Viviane Florentino de; BERNARDO, José Roberto da Rocha. O júri simulado como recurso didático para promover argumentações na formação de professores de física: o problema do “gato”. Revista ensaio, v.16, nº3, p.203-225, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172014160310
WOLLMANN, Ediane Machado; BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes. Energia Versus Poluição Atmosférica: uma oficina temática para o Ensino de Química. Revista brasileira de ensino de química, v.8, nº1, 2013. Disponível em:<http://rebeq.revistascientificas.com.br/busca.php>. Acesso em: 02 de mai. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.