O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA - PONTES E LACERDA - MT
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380Palavras-chave:
Resoluções de Problemas, GeoGebra, Educação de Jovens e Adultos - EJA, PROEJA, Etnomatemática, Tecnologias DigitaisResumo
Este trabalho apresenta uma prática de ensino realizada com os alunos da turma do 4º semestre do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Na prática, foram realizadas construções de funções do 1º grau e foi apresentado aos alunos quatro questões matemáticas sobre esse conteúdo que se relacionassem com as experiências de vida deles. Para isso, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e buscou discutir a importância da Resolução de Problemas e da Etnomatemática, por meio de atividades com tecnologias digitais, nessa turma do PROEJA. Os alunos mostraram interesse nas práticas envolvendo as tecnologias digitais e nas questões apresentadas em sala de aula, conseguindo perceber a aplicação prática do conteúdo em situações cotidianas da vida. Como resultado dessa prática, destaca-se a importância de o docente reconhecer e aproveitar os saberes dos estudantes dessa modalidade de ensino, nas atividades de sala de aula, assim como o ensino da Matemática, por meio da resolução de problemas contextualizados e criados com o auxílio do software GeoGebra.
Downloads
Métricas
Referências
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia R. da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática – sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Base. Programa de Integração da Educação Profissional técnica de nível médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. SETEC. Brasília, 2007.
COSTA FILHO, José Vinicius da; COSTA, José Vinicius da; COSTA, Lyssa Gonçalves. A prática docente dos cursos PROEJA no IFMT – Campus Cuiabá: uma perspectiva dos burocratas de nível de rua. Revista Prática Docente (RPD), Confresa, v. 2, n. 1, p. 82- 96, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.23926/rpd.v2i1.45>. Acesso em: 05 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.23926/rpd.v2i1.45
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. O Programa etnomatemática: uma síntese. Revista Acta Scientiae, São Paulo, v.10, n.1, p. 7 – 21, 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/74 >. Acesso em: 02 mar. 2019.
FERREIRA, Nilton Cezar; PEREIRA, Júlio Cézar Santos; LEMOS, Glen Cézar. Heurísticas de resolução de problemas: aspectos do ensino sobre resoluções de problemas de matemática. Coinspiração, Barra do Bugres, v.1, n.1, p. 106-120, 2018. Disponível em: <http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/15>. Acesso em: 02 mar. 2019.
FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio. Enunciados de tarefas de matemática baseados na perspectiva da educação matemática realística. Bolema, São Paulo, v. 28, n. 52, p. 452-472, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875>. Acesso em: 05 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a02
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias; BANDEIRA Francisco de Assis. A resolução de problemas como método de ensino: uma proposta à luz da etnomatemática. VI Congresso Internacional de Educação Matemática. Ulbra, Canoas, Rio Grande do Sul, p. 639-643, 2013. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/643/39>. Acesso em: 02 mar. 2019.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas-SP: Papirus, 2014.
LOPES JÚNIOR, Geraldo. Geometria dinâmica com o GeoGebra no ensino de algumas funções. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, 2013. Disponível em: <http://www.locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/5877/texto%20completo.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 02 mar. 2019.
MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Univap. São José dos Campos, v. 20, n, 35, p. 201-208, 2014. DOI: https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.228
MOLL, Jaqueline (Org.). Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.
MOREIRA, Priscila Rezende. Evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA na rede federal de educação profissional e tecnológica de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2012.
NASCIMENTO, Igor Alvarenga da Silva. Funções exponenciais no ensino médio: teoria e aplicações. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROFMAT. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <http://www.repositoriobc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11250/MMat%20052016.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 02 mar. 2019.
PEREIRA, Maria Izabel da Costa. Diálogos entre a etnomatemática e resolução de problemas na EJA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2017.
ROSA, Milton; OREY, Daniel C. A Modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento matemático. Bolema. São Paulo, v.26, n. 42A, p. 261-290, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5805/4428>. Acesso em: 02 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100012
ROSA, Milton; OREY, Daniel C., Abordagens atuais do programa etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Bolema. São Paulo, v.19, n. 26, p. 1-26, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1851>. Acesso em: 02 mar. 2019.
SHIROMA, Eneida Oto; LIMA FILHO, Domingos Leite. Trabalho docente na educação profissional e tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, v. 32, n. 116, p. 725-743, 2011. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/873/87320975007.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300007
TUZZO, Simone Antoniaci; BRAGA, Claudomilson Fernandes. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, v.4, n.5, p. 140-158, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.