EDUCAÇÃO INDÍGENA: DESAFIOS PARA AS ESCOLAS NÃO INDÍGENAS EM BARRA DO GARÇAS-MT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p317-333.id394

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Escolar Indígena, Inclusão Escolar

Resumo

Os avanços das políticas públicas indigenistas, desencadeadas a partir das lutas e movimentos indígenas, mais especificamente das relacionadas com a educação escolar, motivaram o desenvolvimento de  uma pesquisa que teve como objetivo entender o processo de inclusão escolar dos alunos indígenas nas escolas públicas não indígenas, na cidade de Barra do Garças/MT, em decorrência do qual alinharam-se os objetivos específicos: compreender as políticas educacionais voltadas à educação dos indígenas nas escolas públicas não indígenas e saber o que dizem os professores a respeito da presença de indígenas em tais escolas. Para subsidiar teoricamente a produção utilizou-se de autores, como Cohn (2001), Grupioni (2005), Pagliaro (2005) que tratam dos povos indígenas no Brasil e de Both (2009), entre outros, que discutem a educação escolar indígena. A metodologia qualitativa e os procedimentos de entrevista, de observação e de análise documental permitiram o levantamento dos dados a respeito do processo educacional indígena, no Brasil, no estado de Mato Grosso e, consequentemente, em Barra do Garças. Os resultados indicam que a educação escolar indígena nas escolas não indígenas ainda precisa avançar, principalmente no que diz respeito à língua e à superação do preconceito e da discriminação que os indígenas enfrentam no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Rosangela Santos da Silva, IFMT

Especialista em Libras e Educação Inclusiva (IFMT/UAB) Professora na Secretaria Municipal de Araguaiana (SMA/MT)

Marilene Marzari, UFMT

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Professora no Campus Universitário do Araguaia (CUA/UFMT)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

SANTOS DA SILVA, Rosangela; MARZARI, Marilene. EDUCAÇÃO INDÍGENA: DESAFIOS PARA AS ESCOLAS NÃO INDÍGENAS EM BARRA DO GARÇAS-MT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 317–333, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p317-333.id394. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/564. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias