NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS: UMA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA POR MEIO DE UM JOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DO CENÁRIO TECNOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p386-405.id231

Palavras-chave:

Números Inteiros e Decimais, Educação Básica, Tecnologias, Educação Matemática

Resumo

Com a intencionalidade de contribuir para pesquisas em Educação Matemática, ao delimitar o campo de estudos aos Números Inteiros e Decimais, esse artigo relata os resultados de uma proposta de promoção do uso das tecnologias no ensino de Matemática, que objetivou auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos de Números Inteiros – Decimais e suas operações. A proposta consistiu na adaptação e aplicação de um jogo de trilhas em formato digital, que utilizou o software Excel. Os participantes foram alunos entre 11 e 13 anos de idade, de uma escola pública do Paraná. Desse modo, houve três momentos: Pré-teste, Proposta e Pós-teste, fases essas que permitiram uma visão das compreensões dos estudantes a respeito do conteúdo, anterior e posterior à sua aplicação. Ao final, conclui-se que os discentes possuem consideráveis habilidades em relação ao emprego de algoritmos da adição de números inteiros e decimais, entretanto, no emprego da operação de subtração, no mesmo contexto, apresentaram consideráveis dificuldades que foram cuidadosamente sanadas após a aplicação da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Francisco Pereira , UTFPR

Professor da Secretaria de Estado da Educação - PR. Mestrando em Ensino de Matemática (UTFPR)

Iara Souza Doneze , UTFPR

Professora da Secretaria de Estado da Educação - PR. Mestranda em Ensino de Matemática (UTFPR)

Luciano Tadeu Esteves Pansanato , UTFPR

Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional. Professor titular do departamento de computação (UTFPR)

Referências

BARLOW, M. Avaliação escolar - mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BORBA, M. de C. PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BORBA, R. E. de S. R.; SANTOS, R. B. Investigando a resolução de problemas de estruturas aditivas por crianças de 3ª série. Tópicos Educacionais, Recife, v. 15, n. 1-3, 1999. Disponível em: < https://goo.gl/eceni4> Acessado em: 15 out. 2018

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997a.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Orientações Educacionais Complementares. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: matemática. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

CARVALHO, L. M. T. L.; MONTEIRO, C. E. F. Reflexões sobre implantação e uso de laboratórios de informática na escola pública. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 2, p. 343 – 360, 2012. Disponível em: < https://goo.gl/YW6JHA>. Acessado em: 15 dez. 2018

CIPRIANI, O. N. Construindo um Jogo Para Uso na Educação Matemática. 2007. 53 f. Monografia (Graduação) – Departamento de Ciências da Computação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2007.

D’AMBROSIO, B. Formação de professores de Matemática para o século XXI: o grande desafio. São Paulo, Pro-posições, vol 4 n. 1 (10), mar. 1993, p. 35 - 41.

LEITE, W. S.; RIBEIRO, C. A. do N. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Intercional de Investigación en Educación, Bogotá, v. 5, n. 10, p. 173 – 187, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/7sUUZU>. Acessado em: 14 dez. 2018

LIMA, V. S. A.; SOUTO, D. L. P.; KOCHHANN, M. E. R. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: um Zoom. Revista Prática Docente, Confresa, v. 2, n. 2, p. 138 - 157, 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68

LOPES, T. B.; WIELEWSKI, G. D.; DE SÁ, P. F. Levantamento da produção acadêmica em teses e dissertações brasileiras sobre ensino e aprendizagem de números decimais no período de 1995 a 2015. REnCiMa, v. 9, n. 4, p. 110-125, 2018. Disponível em: https://goo.gl/VqbJja> Acessado em: 15 out. 2018 DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1538

MARTINS, R. X.; FLORES, V. de F. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 242, p.112-128, 2015. Disponível em: < https://goo.gl/944vVU>. Acessado em: 15 dez. 2018 DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/330812273

MERCADO, L. P. L. Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a Prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MUELLER, L. C. Uso de recursos computacionais nas aulas de Matemática. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário Univates, Lajeado, 2013.

NOGUEIRA, C. M. I.; SIGNORINI, M. B. Crianças, algoritmos e o sistema de numeração decimal. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 2, p. 259-274, 2016. Disponível em: < https://goo.gl/WPKJ8T> Acessado em: 15 out. 2018

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

FRANCISCO PEREIRA , Fernando; SOUZA DONEZE , Iara; ESTEVES PANSANATO , Luciano Tadeu. NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS: UMA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA POR MEIO DE UM JOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DO CENÁRIO TECNOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 386–405, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p386-405.id231. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/566. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias