O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23041.id699Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Contextualização do ensino em EJA, Abordagens metodológicas diversificadasResumo
O presente estudo objetivou relatar uma experiência de inserção de elementos do ensino por investigação na realidade da Educação de Jovens e Adultos e discutir sobre as possibilidades e nuances que essa abordagem didática pode trazer para o Ensino de Ciências nessa modalidade de educação. A pesquisa tem abordagem empírica e qualitativa e fez uso da Técnica de Elaboração e Análise de Significados para a análise dos dados. Os sujeitos foram quinze alunos do 1° ciclo e dez do 2° ciclo da Educação de Jovens e Adultos de escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte. A abordagem de ensino por investigação se mostrou pertinente para o Ensino de Ciências no contexto da Educação de Jovens e Adultos, contribuindo para o despertar do interesse e envolvimento dos alunos nas aulas. Assim, acredita-se que, quanto mais explorada pelos docentes, a abordagem pode ser melhor aplicada e disseminada para a Educação de Jovens e Adultos.
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