UM POR TODOS E TODOS POR UM: RELATO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE PRODUÇÃO DE ESPAÇO URBANO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2051-2068.id883Palabras clave:
Projeto de Extensão, Práxis Transformadora, Produção do EspaçoResumen
O artigo analisa os resultados de um projeto de extensão realizado com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal em Governador Valadares, Minas Gerais. O projeto tinha como objetivo principal mostrar aos alunos as suas possibilidades de intervir no espaço urbano, partindo da premissa de que esse é produzido histórica e socialmente pelos indivíduos que o constituem. O mote era a produção de um gibi com as aventuras de uma heroína, adolescente como os alunos envolvidos, chamada Garota Reparo, cuja missão seria salvar a cidade dos malfeitos nela realizados. Para isso, foram realizadas oficinas preparatórias e uma intervenção urbana no bairro. Apoiamo-nos nas construções teóricas sobre as utopias do direito à cidade e a educação como práxis transformadora do mundo, colocadas, respectivamente, por Henri Léfèbvre e Paulo Freire. Os resultados mostram a assunção pelos alunos das questões que envolvem o direito à cidade e ao coletivo.
Descargas
Métricas
Citas
AGUIAR. Marta da Silva. Discurso, educação e transformação social. Revista Estudos em Educação e Linguagem, v. 2, n. 2. 2005.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: ed. Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança [recurso eletrônico]. 1ª edição. Rio de Janeiro: ed. Paz e Terra, 2013.
LÉFÈBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo, Centauro, 2006.
LÉFÈBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LÉFÈBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins s/d. (mimeo.)
NETTO, João Paulo. Desnaturalizando o fenômeno psicológico: desafios para uma construção teórica. São Paulo: PUCSP, videoteca, 2006 (21/06/2006). 90 min. Série Conversando sobre Psicologia Sócio-Histórica.
MARTINS, Marcos Francisco. Práxis e “catarsis” como referências avaliativas das ações educacionais das ong’s, dos sindicatos e dos partidos políticos. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, p. 533-558, nov. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000300003
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.