FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LICENCIATURA EM QUÍMICA HUMANIZADA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA UNB

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p193-213.id571

Palabras clave:

Pertença, Competência, Autonomia, Saúde mental

Resumen

Entre as questões caras à pesquisa de formação de professor destaca-se o perfil do ser docente. Entretanto, pouco se tem falado sobre percebê-lo como um ser humano. Assim, o objetivo deste trabalho foi chamar a atenção para a urgência de discutir uma direção para a humanização. Apontamos a teoria das necessidades psicológicas básicas como um caminho.  Foi analisado se o curso de licenciatura em química tem fomentado os pilares básicos da humanização promovendo a saúde mental dos discentes. Os dados foram obtidos através de questionário Likert e entrevista semiestruturada. A amostra foi escolhida por conveniência e julgamento. O questionário teve sua adequabilidade aferida estatisticamente e aponta para uma maioria percebendo o curso como um espaço humanizado. Entretanto, a humanização não deve se restringir à maioria, mas ser estendida para todos e todas. Dessa forma, foram feitos alguns apontamentos a fim de tornar o ambiente mentalmente saudável a toda a comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, UFSCAR

Doutora em Química (UFSCAR) Professora na Universidade de Brasília (UnB)

Henrique do Nascimento Coutinho, UnB

Graduando em licenciatura em Química (UnB)

Citas

ARAÚJO, Nelci Reis Sales de; LABURÚ, Carlos, Eduardo. Uma análise da validação e confiabilidade da escala de opiniões da seleção de experimentos de química (EOSEQ). Ensaio-Pesquisa em Educação em ciências, Belo Horizonte, v.11, n.2, p.199-220, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172009000200199&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172009110202

ARAÚJO, Karla Jéssica Sandos de; SILVA, Andréia Moreira da. SILVA JÚNIOS, George Martins Ney da; CARRIJO, João Batista; CAIXEIRA, Leonardo Ferreira; BAGASRA, Anisah. Sofrimento mental: avaliação em uma universidade americana. Revista educação em saúde. Anápolis, v.4, n.2, p.64-71, 2016. Disponível em: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/educacaoemsaude/article/download/2018/1800. Acessado em: 04 nov 2019.

ARCOVERDE, Leo; FRANCO, Elis; GALVÃO, Danielle; PRADO, Gabriel. Número de professores afastados por transtorno em SP quase dobra em 2016 e vai a 50 mil. Globo News, São Paulo. 21/11/2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/numero-de-professores-afastados-por-transtornos-em-sp-quase-dobra-em-2016-e-vai-a-50-mil.ghtml. Acessado 15/10/2019.

ARIANI, Dorothea Wahyu. Personality and Learning Motivation. European Journal of Business and Management. v.5, n.10, p.26-39 2013 Disponível em: https://www.iiste.org/Journals/index.php/EJBM/article/view/5142. Acessado em: 04 nov 2019.

BARBOSA, Fabiana de Oliveira; MACEDO, Paula Costa Mosca.; SILVEIRA, Rosa Maria Carvalho da. Depressão e o suicídio. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p.233-243 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582011000100013. Acessado em: 04 nov 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo, 1ª edição, São Paulo: Edições 70, 2011.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia, 13ª edição, São Paulo: Editora Saraiva, 2001.

BRANT, Luiz Carlos; MINAYO-GOMEZ, Carlos. Da tristeza à depressão: a transformação de um mal-estar em adoecimento no trabalho. Interface, Botucatu, v.12, n. 26, p.667-676 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832008000300017&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000300017

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativo no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.57, n.5, p.611-614, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672004000500019&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019

CORTEZ, Elaine Antunes; BRAGA, André Luiz de Souza; OLIVEIRA, Alessandra Gonçalo da Silva; RIBAS, Beatriz Folly; MATTOS, Mônica Montuano Gonçalves Ramos; MARINHO, Tatiane Glicerio; CAVALCANTI, Thayná Victório Costa; DUTRA, Virginia Faria Damásio. Promoção à saúde mental dos estudantes universitários Revista Pró-UniverSUS, Vassouras, v.8, n.1, p.48-54, 2017. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/896/703. Acessado em: 04 nov 2019.

COVAS, Filomena; VEIGA, Feliciano. Envolvimento na escola e saúde mental dos estudantes de ensino superior: um projeto de investigação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA: PERSPETIVA DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO MOTIVAÇÃO PARA O DESEMPENHO ACADÉMICO, 2, 2016, Lisboa. Anais…Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, p.978-989. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28662/1/Covas_Veiga_AcademicEngagement.pdf. Acessado em: 04 nov 2019.

DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v.24, n.3, p.67-80, 2013. Disponível em : http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698/2362. Acessado em: 16 mar 2020. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2698

DALL`ORTO, Hilda Léa Rabello. Do professor técnico ao professor reflexivo: contribuições e limitações da didática e da prática de ensino na formação docente em química. 1999, 103p. Campinas: Dissertação (Mestrado em Educação) - Unicamp, Campinas, 1999. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/250892/1/Dall%27Orto_HildaLeaRabello_M.pdf. Acessado em: 04 nov 2019.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard M.; Handbook of self-determination research. 1ª edição. Rochester: University of Rochester Press, 2002.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. 1ª edição. New York and London: Plenum, 1985. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-2271-7

DORIGON, Thaisa Camargo; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A reflexão em Dewey e Schon. Revista Intersaberes, Curitiba, v.3, n.5, p.8-22, 2008. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/123/96. Acessado em: 04 nov 2019.

ENGELMANN, Erico. A motivação de alunos dos cursos de artes de uma universidade pública do norte do Paraná. 2010, 127p. Londrina. Dissertação (Mestrado em Educação), UEL, Londrina, 2010. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_5d7e214b582699fa20cd69ebb649adc2. Acessado em: 04 nov 2019.

FERREIRA, Luiz Henrique; KASSEBOEHMER, Ana Cláudia. Formação inicial de professores de química: a instituição formadora (re)pensando sua função social. 1a edição, São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

FREITAS, André Luís Policani; RODRIGUES, Sidilene Gonçalves. A avaliação da confiabilidade de questionários: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. In: SIMPEP, 12, 2005, São Paulo, Anais...São Paulo: UNESP, 2005, p.1-14. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236036099_A_avaliacao_da_confiabilidade_de_questionarios_uma_analise_utilizando_o_coeficiente_alfa_de_Cronbach. Acessado em: 04 nov 2019.

GUIMARÃES, Sueli Edi Rufini. Avaliação do estilo motivacional do professor: adaptação e validação de um instrumento. 2003. 188p, Campinas: Tese (Doutorado em Educação) - Unicamp, Campinas, 2003. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_558667b7e6f793b11fd8801c5dc02a78. Acessado em: 04 nov 2019.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2ª edição, Petrópolis: Vozes, 2015.

OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; QUEIROZ, Gloria Regina Pessôa Campello. A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos: uma pesquisa-ação. Ciência e Educação, Bauru, v.24, n.2, p.355-373, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132018000200355&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180020007

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Suicide in the world: Global health estimates, 2019. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/326948/WHO-MSD-MER-19.3-eng.pdf?ua=1. Acesso em 15 de outubro de 2019. Acessado em: 04 nov 2019.

RAZERA, Julio César Castilho; MATOS, Carla Maria Santana; BASTOS, Fernando. Um perfil métrico das pesquisas que destacam a formação de professores na área brasileira de educação em ciências. Investigações em Ensino de ciências, Porto Alegre, v.24, n.1, p.200-222 2019. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1244. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p2000

RÔÇAS, Giselle; ANJOS, Maylta Brandão dos.; PEREIRA, Marcus Vinicius V. Quanto vale ou é por quilo: o peso da publicação acadêmica na área de ensino. Ensino e Tecnologia em revista.Londrina, v.1, n.1, p.46-66, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.3895/etr.v1n1.5949

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação neoliberal e avaliação contra-hegemômica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v.20, n.56, p.362-374, 2019 Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/36167. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.36167

SOUZA, João Valdir Alves de Souza (Org). Formação de professores para a Educação Básica: dez anos da LDB.1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TOLEDO, Evelyn Jeniffer de Lima Toledo. Estudo da correlação entre motivação, estilo de aprendizagem e os tipos psicológicos junguiano. 2015. 132f, São Carlos: Tese (Doutorado em Química) -UFSCar, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7237/TeseEJLT.pdf?sequence=1. Acessado em: 04 nov 2019.

TOLEDO, Evelyn Jeniffer de Lima Toledo; COUTINHO, Henrique do Nascimento; GALDINO, Alessandra dos Santos. Saúde Mental em um curso do Licenciatura em Química: a crise na Universidade. In: ENPEC, 12, 2019, Natal, Anais...Natal: UFRN, 2015, p.1-7. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0857-1.pdf. Acessado em: 04 nov 2019.

Publicado

2020-04-30

Cómo citar

LIMA TOLEDO, Evelyn Jeniffer de; NASCIMENTO COUTINHO, Henrique do. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LICENCIATURA EM QUÍMICA HUMANIZADA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA UNB. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 1, p. 193–213, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p193-213.id571. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/485. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.