FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LICENCIATURA EM QUÍMICA HUMANIZADA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA UNB
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p193-213.id571Palabras clave:
Pertença, Competência, Autonomia, Saúde mentalResumen
Entre as questões caras à pesquisa de formação de professor destaca-se o perfil do ser docente. Entretanto, pouco se tem falado sobre percebê-lo como um ser humano. Assim, o objetivo deste trabalho foi chamar a atenção para a urgência de discutir uma direção para a humanização. Apontamos a teoria das necessidades psicológicas básicas como um caminho. Foi analisado se o curso de licenciatura em química tem fomentado os pilares básicos da humanização promovendo a saúde mental dos discentes. Os dados foram obtidos através de questionário Likert e entrevista semiestruturada. A amostra foi escolhida por conveniência e julgamento. O questionário teve sua adequabilidade aferida estatisticamente e aponta para uma maioria percebendo o curso como um espaço humanizado. Entretanto, a humanização não deve se restringir à maioria, mas ser estendida para todos e todas. Dessa forma, foram feitos alguns apontamentos a fim de tornar o ambiente mentalmente saudável a toda a comunidade.
Descargas
Métricas
Citas
ARAÚJO, Nelci Reis Sales de; LABURÚ, Carlos, Eduardo. Uma análise da validação e confiabilidade da escala de opiniões da seleção de experimentos de química (EOSEQ). Ensaio-Pesquisa em Educação em ciências, Belo Horizonte, v.11, n.2, p.199-220, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172009000200199&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172009110202
ARAÚJO, Karla Jéssica Sandos de; SILVA, Andréia Moreira da. SILVA JÚNIOS, George Martins Ney da; CARRIJO, João Batista; CAIXEIRA, Leonardo Ferreira; BAGASRA, Anisah. Sofrimento mental: avaliação em uma universidade americana. Revista educação em saúde. Anápolis, v.4, n.2, p.64-71, 2016. Disponível em: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/educacaoemsaude/article/download/2018/1800. Acessado em: 04 nov 2019.
ARCOVERDE, Leo; FRANCO, Elis; GALVÃO, Danielle; PRADO, Gabriel. Número de professores afastados por transtorno em SP quase dobra em 2016 e vai a 50 mil. Globo News, São Paulo. 21/11/2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/numero-de-professores-afastados-por-transtornos-em-sp-quase-dobra-em-2016-e-vai-a-50-mil.ghtml. Acessado 15/10/2019.
ARIANI, Dorothea Wahyu. Personality and Learning Motivation. European Journal of Business and Management. v.5, n.10, p.26-39 2013 Disponível em: https://www.iiste.org/Journals/index.php/EJBM/article/view/5142. Acessado em: 04 nov 2019.
BARBOSA, Fabiana de Oliveira; MACEDO, Paula Costa Mosca.; SILVEIRA, Rosa Maria Carvalho da. Depressão e o suicídio. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p.233-243 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582011000100013. Acessado em: 04 nov 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo, 1ª edição, São Paulo: Edições 70, 2011.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia, 13ª edição, São Paulo: Editora Saraiva, 2001.
BRANT, Luiz Carlos; MINAYO-GOMEZ, Carlos. Da tristeza à depressão: a transformação de um mal-estar em adoecimento no trabalho. Interface, Botucatu, v.12, n. 26, p.667-676 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832008000300017&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000300017
CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativo no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.57, n.5, p.611-614, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672004000500019&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019
CORTEZ, Elaine Antunes; BRAGA, André Luiz de Souza; OLIVEIRA, Alessandra Gonçalo da Silva; RIBAS, Beatriz Folly; MATTOS, Mônica Montuano Gonçalves Ramos; MARINHO, Tatiane Glicerio; CAVALCANTI, Thayná Victório Costa; DUTRA, Virginia Faria Damásio. Promoção à saúde mental dos estudantes universitários Revista Pró-UniverSUS, Vassouras, v.8, n.1, p.48-54, 2017. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/896/703. Acessado em: 04 nov 2019.
COVAS, Filomena; VEIGA, Feliciano. Envolvimento na escola e saúde mental dos estudantes de ensino superior: um projeto de investigação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA: PERSPETIVA DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO MOTIVAÇÃO PARA O DESEMPENHO ACADÉMICO, 2, 2016, Lisboa. Anais…Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, p.978-989. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28662/1/Covas_Veiga_AcademicEngagement.pdf. Acessado em: 04 nov 2019.
DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v.24, n.3, p.67-80, 2013. Disponível em : http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698/2362. Acessado em: 16 mar 2020. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2698
DALL`ORTO, Hilda Léa Rabello. Do professor técnico ao professor reflexivo: contribuições e limitações da didática e da prática de ensino na formação docente em química. 1999, 103p. Campinas: Dissertação (Mestrado em Educação) - Unicamp, Campinas, 1999. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/250892/1/Dall%27Orto_HildaLeaRabello_M.pdf. Acessado em: 04 nov 2019.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M.; Handbook of self-determination research. 1ª edição. Rochester: University of Rochester Press, 2002.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. 1ª edição. New York and London: Plenum, 1985. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-2271-7
DORIGON, Thaisa Camargo; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A reflexão em Dewey e Schon. Revista Intersaberes, Curitiba, v.3, n.5, p.8-22, 2008. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/123/96. Acessado em: 04 nov 2019.
ENGELMANN, Erico. A motivação de alunos dos cursos de artes de uma universidade pública do norte do Paraná. 2010, 127p. Londrina. Dissertação (Mestrado em Educação), UEL, Londrina, 2010. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_5d7e214b582699fa20cd69ebb649adc2. Acessado em: 04 nov 2019.
FERREIRA, Luiz Henrique; KASSEBOEHMER, Ana Cláudia. Formação inicial de professores de química: a instituição formadora (re)pensando sua função social. 1a edição, São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.
FREITAS, André Luís Policani; RODRIGUES, Sidilene Gonçalves. A avaliação da confiabilidade de questionários: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. In: SIMPEP, 12, 2005, São Paulo, Anais...São Paulo: UNESP, 2005, p.1-14. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236036099_A_avaliacao_da_confiabilidade_de_questionarios_uma_analise_utilizando_o_coeficiente_alfa_de_Cronbach. Acessado em: 04 nov 2019.
GUIMARÃES, Sueli Edi Rufini. Avaliação do estilo motivacional do professor: adaptação e validação de um instrumento. 2003. 188p, Campinas: Tese (Doutorado em Educação) - Unicamp, Campinas, 2003. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_558667b7e6f793b11fd8801c5dc02a78. Acessado em: 04 nov 2019.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2ª edição, Petrópolis: Vozes, 2015.
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; QUEIROZ, Gloria Regina Pessôa Campello. A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos: uma pesquisa-ação. Ciência e Educação, Bauru, v.24, n.2, p.355-373, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132018000200355&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180020007
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Suicide in the world: Global health estimates, 2019. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/326948/WHO-MSD-MER-19.3-eng.pdf?ua=1. Acesso em 15 de outubro de 2019. Acessado em: 04 nov 2019.
RAZERA, Julio César Castilho; MATOS, Carla Maria Santana; BASTOS, Fernando. Um perfil métrico das pesquisas que destacam a formação de professores na área brasileira de educação em ciências. Investigações em Ensino de ciências, Porto Alegre, v.24, n.1, p.200-222 2019. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1244. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p2000
RÔÇAS, Giselle; ANJOS, Maylta Brandão dos.; PEREIRA, Marcus Vinicius V. Quanto vale ou é por quilo: o peso da publicação acadêmica na área de ensino. Ensino e Tecnologia em revista.Londrina, v.1, n.1, p.46-66, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.3895/etr.v1n1.5949
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação neoliberal e avaliação contra-hegemômica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v.20, n.56, p.362-374, 2019 Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/36167. Acessado em: 04 nov 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.36167
SOUZA, João Valdir Alves de Souza (Org). Formação de professores para a Educação Básica: dez anos da LDB.1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TOLEDO, Evelyn Jeniffer de Lima Toledo. Estudo da correlação entre motivação, estilo de aprendizagem e os tipos psicológicos junguiano. 2015. 132f, São Carlos: Tese (Doutorado em Química) -UFSCar, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7237/TeseEJLT.pdf?sequence=1. Acessado em: 04 nov 2019.
TOLEDO, Evelyn Jeniffer de Lima Toledo; COUTINHO, Henrique do Nascimento; GALDINO, Alessandra dos Santos. Saúde Mental em um curso do Licenciatura em Química: a crise na Universidade. In: ENPEC, 12, 2019, Natal, Anais...Natal: UFRN, 2015, p.1-7. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0857-1.pdf. Acessado em: 04 nov 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.