SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515Palabras clave:
Formação Inicial, Saberes Docente, BiologiaResumen
Os saberes docentes são determinantes na atividade do professor. Diversos autores evidenciam os conhecimentos considerados necessários ao professor para saber ensinar, o que nos remete a uma formação inicial contextualizada e fundamentada, em que a prática pedagógica constitui ponto de partida para a compreensão dos fenômenos que ali se apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais saberes docentes estão presentes nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com 20 licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os resultados desta pesquisa revelam a presença da identidade docente, os saberes experienciais e o processo de formação profissional. Dessa forma, a construção do conhecimento é o resultado do conjunto de etapas, que ocorre a todo momento durante a formação do professor.
Descargas
Métricas
Citas
ALTARUGIO, Maisa Helena; LOCATELLI, Solange Wagner. Os saberes docentes e a formação do bom professor de ciências. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 2, 2018. 364-382. Disponível em www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso de 13 de jul 2019. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8169
ALTET, Marguerite. As Competências do Professor Profissional: entre Conhecimentos, Esquemas de Ação e Adaptação, Saber Analisar. In: PERRENOUD, Philippe et al. (Orgs). Formando Professores Profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 23-35.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3ª. Ed. Lisboa, Portugal; Edições 70, 2011.
BRITO, Assicleide da Silva; LIMA, Maria Batista; LOPES, Edinéia Tavares. Reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores de química. Revista fórum identidades, Itabaiana, Ano 9, v.18, 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/viewFile/4757/3978. Acesso em 22 de jun 2019.
BRITO, Antonia Edna. Professores experientes e formação profissional: evocações...narrativas...e trajetórias. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. 12, n. 17, 2007. 29-38. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N17/art_3.pdf. Acesso em 23 de maio 2019.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, São Paulo, v. 6, n.2, 2013, 179-191. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 18 de set. 2019.
CARVALHO, Ana Maria. Pessoa de.; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CAMPOS, Claudinei José Gomes. MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Rev Bras Enferm, Brasília, 2004 v. 57, n. 5, 2004, 611-614. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n5/a19v57n5.pdf. Acesso em: 15 de set de 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019
CORREIA, Marinêz Luiza. A formação inicial do professor: os desafios e tensões que a prática pedagógica impõe. ANALECTA Guarapuava, Paraná v.9 n. 2, 2008. 11-20. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/analecta/article/viewFile/1717/1546. Acesso 04 de maio 2019.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8ª ed, São Paulo, Cortez. 2006.
DASSOLER, Olmira Bernadete; LIMA, Denise Maria Soares. A formação e a profissionalização docente: características, ousadia e saberes. In: IX Seminário ANPED SUL, 2012, Anais eletrônicos do IX ANPED SUL, Caxias do Sul: UCS, 2012. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3171/522. Acesso em 11 de maio 2019.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, 1ª. ed. Autores associados, 1998.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Debates e pesquisas no Brasil sobre a formação docente. In: PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 115-135.
GARIGLIO, José Ângelo.; BURNIER, Suzana Lana. Os professores da educação profissional: saberes e práticas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154. 2014. 02-26. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n154/1980-5314-cp-44-154-00934.pdf. Acesso em 13 de jun 2019.
GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia. 4ª. ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2013.
GAUTHIER, Clemont. Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 1ª. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 4, 1995b, 65-71. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901995000300004. Acesso em: 20 de set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. 1ª. ed. Campinas: Papirus, 2004.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. 1ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LIMA, Maria do Socorro Bezerra; MOREIRA, Érika Vanessa. A pesquisa qualitativa em Geografia. Caderno Prudentino de Geografia. Presidente Prudente, v.2, n.37, 2015, 27-55. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/viewFile/4708/3618. Acesso em 19 de set 2019.
MACIEL, Hiléia Monteiro. O potencial pedagógico dos espaços não formais da cidade de Manaus, 2013. 120f. Manaus: Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013. Disponível em: http://www.pos.uea.edu.br/data/area/titulado/download/38-8.pdf . Acesso em 22 maio 2019.
MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 1ª. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez/jul. 2005-2006, 1 – 17. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3106/2046. Acesso em 22 de maio 2019.
MRECH, Leny Magalhães. Psicanálise e educação: novos operadores de leitura. 1ª. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
NEVES, Miranilde Oliveira. A importância da investigação qualitativa no processo de formação continuada de professores: subsídios ao exercício da docência Revista Fundamentos, Piauí v.2, n.1, 2015. 17-31. Disponível em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/fundamentos/article/download/3723/2186. Acesso em: 19 de set 2019.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. 1ª. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abr/2001. 27-42. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a03v2274.pdf. Acesso em 17 de ago 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7 ed. Vozes, Petrópolis - RJ, 2016.
PARASURAMAN, August. Marketing research, 2ª ed. New York: Addison-Wesley Publishing Company, 1991.
PEREIRA, Marcelo. O relacional e o seu avesso na ação do bom professor. In: LOPES, Eliane M. T. (Org.). A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 1ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, Selam Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances, Presidente Prudente, v. 3, n.2, 1997. 5-14. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=638933. Acesso em 12 de jul 2019.
PIMENTA, Selma . Garrido.; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2002. .
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
PIMENTA, Selam Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 1ª. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
PORLÁN, Rafael.; RIVERO, Ariza. El conocimiento de los profesores. 1ª. ed. Sevilla: Diada, 1998.
ROSA, Maria Inês Petrucci. Investigação e ensino: articulações e possibilidades na formação de professores de Ciências. 1ª. ed. Unijuí, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica. 1ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. In: ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009. p. 01-40.
SCHNETZLER, Roseli. O professor de Ciências: problemas e tendências de sua formação. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (Org.). Ensino de Ciências; fundamentos e abordagens. Campinas, R. Vieira Gráfica Editora, 2000. p. 120-153.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 1ª. ed. Editora Vozes, Petrópolis, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2ª. ed. Editora Vozes, Petrópolis, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, v.2, n. 4, 1991. 215-233.Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4118869/mod_resource/content/1/TARDIF%2C%20Maurice%20et%20al.%20Os%20professores%20face%20ao%20saber%20-%20esbo%C3%A7o%20de%20uma%20problem%C3%A1tica%20do%20saber%20docente.pdf. Acesso em: 17 de ago 2019.
ZEICHNER, Kenneth. A Enseñanza reflexiva y experiencias de aula en la formación del profesorado. Revista de Educación, Espanha, v. 5, n. 282, 1987. 161-189. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/1974. Acesso em 15 de jun 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.