DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQS)

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p437-444.id224

Palabras clave:

Capacidades de linguagem, História em quadrinhos, Produção textual

Resumen

Com ênfase no desenvolvimento das capacidades de linguagem requeridas no momento de produção de um texto, o presente artigo pretende analisar, quantitativa e qualitativamente, os avanços nas produções textuais no gênero história em quadrinhos (HQs), de doze alunos da 8ª série, turma vespertina, de uma escola municipal de Barra do Corda – MA, as quais foram produzidas pelos referidos discentes durante a pesquisa realizada, entre agosto e dezembro de 2016, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Tal pesquisa, embasada nos estudos teóricos de Bakhtin (2011), Gonçalves (2010), Mendonça (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros, aplicou uma Sequência Didática (SD) elaborada a partir das dificuldades dos alunos partícipes da pesquisa identificadas na produção inicial (T1), onde ao longo da SD, foram propostas, após a execução dos módulos que a compunham, mais duas reescritas da T1. As análises aqui presentes indicam que, após as intervenções, houve avanço substancial na produção textual dos alunos pesquisados no tocante às capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Thiago Silva e Silva, UNIFESSPA

Mestre em Letras (UNIFESSPA). Professor de Língua Portuguesa da rede municipal de Barra do Corda - MA

Áustria Rodrigues Brito, UNIFESSPA

Doutora em Linguística (UnB). Professora Ajunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: Primeira parte: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

GONCALVES, A. V. Gêneros Textuais na Escola: da compreensão à produção. Dourados, MS: UFGD, 2010.

KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. 5ª Edição. São Paulo: Cortez, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENDONÇA. Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p.19 - 38.

ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 18.

TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. Tradução de Cláudia Schilling. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

SILVA E SILVA, Thiago; RODRIGUES BRITO, Áustria. DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQS). Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 437–444, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p437-444.id224. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/569. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías