ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227Palabras clave:
Descarte inadequado, Pilhas e baterias, Lâmpadas fluorescentesResumen
O objetivo do presente trabalho foi aplicar e avaliar uma proposta didática sobre pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no ensino de Ciências, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Jaciara-MT. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coletas de dados: questionário, observação e diário de campo. Para o planejamento das atividades propostas, os estudantes foram investigados sobre as temáticas, por meio de questionários, de forma a verificar os conhecimentos prévios a respeito dos riscos ocasionados pelo descarte inadequado, destes materiais. Para evidenciar os riscos do descarte inadequado, foram utilizadas duas aulas expositivas/dialogadas e um desafio para o recolhimento dos materiais, que apresentou grande diferença, entre as escolas. Observou-se, por meio das respostas, que a maioria dos estudantes descartam suas pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no lixo doméstico, por não saber dos riscos que estes materiais podem causar à saúde e ao meio ambiente, por possuírem metais pesados que são liberados, no caso das pilhas, quando começam a enferrujar e nas lâmpadas fluorescentes, quando são quebradas.
Descargas
Métricas
Citas
ARAÚJO, N. G.; SILVA, G. N.; ARAÚJO, P. M. A. G.; FURTADO, T. F. Descarte Inadequado de Pilhas e Baterias: Contextualização do Ensino de Química Através de Aulas Práticas. In: 5º Congresso Norte Nordeste de Química. Anais, 2013.
BACILA, D. M.; FISCHER, K.; KOLICHESKI, M. B. Estudo sobre reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Eng. sanit. ambient, v. 19, n. esp., p. 21-30, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522014019010000442
BASTOS, F. C. Análise da política de banimento de lâmpadas incandescentes do mercado brasileiro. COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro, 2011.
BRASIL – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). Parecer do Ministério da Saúde sobre a proposta de revisão da Resolução n° 257 de 30 de julho de 1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que trata do gerenciamento de pilhas e baterias em Território Nacional. Disponível em (http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/0330EB12/ParecerTec07008_MSaude.pdf) Acesso em 12/05/2017.
BRASIL. [Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010]. Política nacional de resíduos sólidos [recurso eletrônico]. – 2. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 73 p. – (Série legislação; n. 81)
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 138 p.
CABRAL, U. S.; SCALZER, B. L.; VASSOLER, J. V.; SANTOS, M. C. Uso e descarte correto de pilhas e baterias: uma campanha para conscientização ambiental. In: X Congresso Nacional de Excelência e Gestão, Anais, Rio de Janeiro, 2014.
CESTARI, W.; MARTINS, C. H. Logística reversa de lâmpadas fluorescentes pós-consumo estudo de caso: sistema de armazenagem em uma instituição de ensino. Electronic Journal of Management, Education and Environmental Technology (REGET), v. 19, n. 3, p. 124-135, 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/2236117017725
CUNHA, A. J.; ALFAYA, R. V. S.; GIMENEZ, S. M. N.; ALFAYA, A. A. S. Lâmpadas fluorescentes como tema motivador no ensino médio. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), Curitiba. Anais. Curitiba – PR, 2008.
FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R.; BARBOSA, R. M. N. Análise de uma sequência didática sobre pilhas e baterias: uma abordagem CTS em sala de aula de química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), Curitiba. Anais. Curitiba – PR, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KEMERICH, P. D. C.; MENDES, S. A.; VORPAGEL, T. H.; PIOVESAN, M. Descarte indevido de pilhas e baterias: a percepção do problema no Município de Frederico Westphalen-RS. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 8, n.8, p. 1680-1688, 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/223611706319
LARUCCIA, M. M.; NASCIMENTO, J. V.; DEGHI, G. J.; GARCIA, M.G. A Study of consumer behavior on recycling of fluorescent lamps in São Paulo, Brazil. International Journal of Business Administration, v. 2, n. 3, p. 101 112, 2011. DOI: https://doi.org/10.5430/ijba.v2n3p101
LIMA, B. M. Ensino de Ciências: temática lâmpadas com enfoque CTSA. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2016.
LOPES, J. A.; SILVA, F. B. Conhecendo os riscos ambientais causados pelo descarte inadequado de pilhas e discutindo a implementação de ações ambientalmente sustentáveis. In: III Encontro de Iniciação a Docência da UEPB, Campina Grande. Anais ENID/UEPB. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2013. v. 1.
MASCIA, A. R. Estudo comparativo entre lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas incandescentes, considerando a viabilidade econômica. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Pampa, Alegrete, 2011.
MELO, M. M. A. P.; VIANA, T. A.; PEREIRA, S. C. M.; ALVES, R. G. Análise da viabilidade da implantação da coleta e disposição adequada das lâmpadas fluorescentes na cidade de Montes Claros – MG. In: 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL. Anais. 2011.
MOROZESK, M.; COELHO, G. R.. Lixo Eletrônico “Uso e Descarte”: uma proposta de intervenção em uma Escola Pública de Vitória-ES. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 2, p. 317-338, 2016.
OLIVEIRA, V. C.; PEREIRA, N. A. Educação ambiental sistema de coleta para destino final de pilhas e baterias: uma alternativa sustentável em instituições de ensino superior. XIV O Fórum Latino Americano de Engenharia e Sustentabilidade, ENEEAmb, Brasília – DF, 2016. DOI: https://doi.org/10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-010-4965
OSRAM, 2010. Lâmpadas Incandescentes - Catálogo Geral 2009-2010 - Disponível em:
<http://www.osram.com.br/osram_br/Ferramentas_%26_Catlogos/Downloads/Iluminac
ao_Geral/Catalogo_Geral_2009-2010/index.html>. Acesso em: 23 de janeiro de 2017.
REIDLER, N. M. V. L.; GÜNTHER, W. M. R. Percepção da população sobre os riscos do descarte inadequado de pilhas e baterias usadas. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL. Anais. Cancún, 2002. p. 27-31.
ROA, K. R. V. SILVA, G. NEVES, L. B. U. WARIGODA, M. S. Pilhas e baterias: usos e descartes x impactos ambientais. Caderno do professor. GEPEQ- USP: curso de formação continuada de professores, 2009. Disponível em: <http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/aas/_indefinidopilhasebateria.arquivo.pdf>. Acessado em: 08/09/2017.
RODRIGUES, F.; SANTANA, G. S.; ALDIB, R.; NETO, L. M. R. Os riscos para a saúde humana oriundo do descarte inadequado de pilhas, baterias e lâmpadas. In: IV Simpósio de ciências farmacêuticas. Centro Universitário São Camilo. Anais. São Paulo – SP, 2015.
SANTOS, T. S.; BATISTA, M. C.; POZZA, S. A; ROSSI, L. S. Análise da eficiência energética, ambiental e econômica entre lâmpadas de LED e convencionais. Eng Sanit. Ambient, v. 20, n. 4, p. 595-602, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522015020040125106
SANTOS, V. A. C.; PENNA, L. F. R. Descarte de Pilhas e Baterias: Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Governador Valadares – MG. In: VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande. Anais. Campina Grande/PB, 2016.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. esp., p. 49-67, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04
SOBARZO, L. C. D.; MARIN, F. A. D. G. Resíduos sólidos: representações, conceitos e metodologias: propostas de trabalho para O ensino fundamental. Revista de Ensino de Geografia, v. 1, n. 1, p. 3-14, 2010.
SOUZA, J. R.; BARBOSA, A. C. Contaminação por mercúrio e o caso da Amazônia. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 12, p. 3-7, 2000.
TANAUE, A. C. B.; BEZERRA, D. M.; CAVALHEIRO, L.; PISANO, L. C. Lixo Eletrônico: Agravos a Saúde e ao Meio Ambiente. Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 19, n. 3, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.