ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227

Palabras clave:

Descarte inadequado, Pilhas e baterias, Lâmpadas fluorescentes

Resumen

O objetivo do presente trabalho foi aplicar e avaliar uma proposta didática sobre pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no ensino de Ciências, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Jaciara-MT. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coletas de dados: questionário, observação e diário de campo. Para o planejamento das atividades propostas, os estudantes foram investigados sobre as temáticas, por meio de questionários, de forma a verificar os conhecimentos prévios a respeito dos riscos ocasionados pelo descarte inadequado, destes materiais. Para evidenciar os riscos do descarte inadequado, foram utilizadas duas aulas expositivas/dialogadas e um desafio para o recolhimento dos materiais, que apresentou grande diferença, entre as escolas. Observou-se, por meio das respostas, que a maioria dos estudantes descartam suas pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no lixo doméstico, por não saber dos riscos que estes materiais podem causar à saúde e ao meio ambiente, por possuírem metais pesados que são liberados, no caso das pilhas, quando começam a enferrujar e nas lâmpadas fluorescentes, quando são quebradas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carlos Henrique Damasceno, IFMT

Licenciado em Ciências da Natureza (IFMT)

Leandro Carbo, IFMT

Doutor em Química. Professor EBTT (IFMT)

Roberta Lima Moretti, IFMT

Mestra em Ensino de Física. Professora EBTT (IFMT)

Gabriel Antonio Ogaya Joerke, IFMT

Doutor em Sociologia. Professor EBTT (IFMT)

Citas

ARAÚJO, N. G.; SILVA, G. N.; ARAÚJO, P. M. A. G.; FURTADO, T. F. Descarte Inadequado de Pilhas e Baterias: Contextualização do Ensino de Química Através de Aulas Práticas. In: 5º Congresso Norte Nordeste de Química. Anais, 2013.

BACILA, D. M.; FISCHER, K.; KOLICHESKI, M. B. Estudo sobre reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Eng. sanit. ambient, v. 19, n. esp., p. 21-30, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522014019010000442

BASTOS, F. C. Análise da política de banimento de lâmpadas incandescentes do mercado brasileiro. COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro, 2011.

BRASIL – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). Parecer do Ministério da Saúde sobre a proposta de revisão da Resolução n° 257 de 30 de julho de 1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que trata do gerenciamento de pilhas e baterias em Território Nacional. Disponível em (http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/0330EB12/ParecerTec07008_MSaude.pdf) Acesso em 12/05/2017.

BRASIL. [Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010]. Política nacional de resíduos sólidos [recurso eletrônico]. – 2. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 73 p. – (Série legislação; n. 81)

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 138 p.

CABRAL, U. S.; SCALZER, B. L.; VASSOLER, J. V.; SANTOS, M. C. Uso e descarte correto de pilhas e baterias: uma campanha para conscientização ambiental. In: X Congresso Nacional de Excelência e Gestão, Anais, Rio de Janeiro, 2014.

CESTARI, W.; MARTINS, C. H. Logística reversa de lâmpadas fluorescentes pós-consumo estudo de caso: sistema de armazenagem em uma instituição de ensino. Electronic Journal of Management, Education and Environmental Technology (REGET), v. 19, n. 3, p. 124-135, 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/2236117017725

CUNHA, A. J.; ALFAYA, R. V. S.; GIMENEZ, S. M. N.; ALFAYA, A. A. S. Lâmpadas fluorescentes como tema motivador no ensino médio. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), Curitiba. Anais. Curitiba – PR, 2008.

FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R.; BARBOSA, R. M. N. Análise de uma sequência didática sobre pilhas e baterias: uma abordagem CTS em sala de aula de química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), Curitiba. Anais. Curitiba – PR, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KEMERICH, P. D. C.; MENDES, S. A.; VORPAGEL, T. H.; PIOVESAN, M. Descarte indevido de pilhas e baterias: a percepção do problema no Município de Frederico Westphalen-RS. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 8, n.8, p. 1680-1688, 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/223611706319

LARUCCIA, M. M.; NASCIMENTO, J. V.; DEGHI, G. J.; GARCIA, M.G. A Study of consumer behavior on recycling of fluorescent lamps in São Paulo, Brazil. International Journal of Business Administration, v. 2, n. 3, p. 101 112, 2011. DOI: https://doi.org/10.5430/ijba.v2n3p101

LIMA, B. M. Ensino de Ciências: temática lâmpadas com enfoque CTSA. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2016.

LOPES, J. A.; SILVA, F. B. Conhecendo os riscos ambientais causados pelo descarte inadequado de pilhas e discutindo a implementação de ações ambientalmente sustentáveis. In: III Encontro de Iniciação a Docência da UEPB, Campina Grande. Anais ENID/UEPB. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2013. v. 1.

MASCIA, A. R. Estudo comparativo entre lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas incandescentes, considerando a viabilidade econômica. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Pampa, Alegrete, 2011.

MELO, M. M. A. P.; VIANA, T. A.; PEREIRA, S. C. M.; ALVES, R. G. Análise da viabilidade da implantação da coleta e disposição adequada das lâmpadas fluorescentes na cidade de Montes Claros – MG. In: 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL. Anais. 2011.

MOROZESK, M.; COELHO, G. R.. Lixo Eletrônico “Uso e Descarte”: uma proposta de intervenção em uma Escola Pública de Vitória-ES. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 2, p. 317-338, 2016.

OLIVEIRA, V. C.; PEREIRA, N. A. Educação ambiental sistema de coleta para destino final de pilhas e baterias: uma alternativa sustentável em instituições de ensino superior. XIV O Fórum Latino Americano de Engenharia e Sustentabilidade, ENEEAmb, Brasília – DF, 2016. DOI: https://doi.org/10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-010-4965

OSRAM, 2010. Lâmpadas Incandescentes - Catálogo Geral 2009-2010 - Disponível em:

<http://www.osram.com.br/osram_br/Ferramentas_%26_Catlogos/Downloads/Iluminac

ao_Geral/Catalogo_Geral_2009-2010/index.html>. Acesso em: 23 de janeiro de 2017.

REIDLER, N. M. V. L.; GÜNTHER, W. M. R. Percepção da população sobre os riscos do descarte inadequado de pilhas e baterias usadas. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL. Anais. Cancún, 2002. p. 27-31.

ROA, K. R. V. SILVA, G. NEVES, L. B. U. WARIGODA, M. S. Pilhas e baterias: usos e descartes x impactos ambientais. Caderno do professor. GEPEQ- USP: curso de formação continuada de professores, 2009. Disponível em: <http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/aas/_indefinidopilhasebateria.arquivo.pdf>. Acessado em: 08/09/2017.

RODRIGUES, F.; SANTANA, G. S.; ALDIB, R.; NETO, L. M. R. Os riscos para a saúde humana oriundo do descarte inadequado de pilhas, baterias e lâmpadas. In: IV Simpósio de ciências farmacêuticas. Centro Universitário São Camilo. Anais. São Paulo – SP, 2015.

SANTOS, T. S.; BATISTA, M. C.; POZZA, S. A; ROSSI, L. S. Análise da eficiência energética, ambiental e econômica entre lâmpadas de LED e convencionais. Eng Sanit. Ambient, v. 20, n. 4, p. 595-602, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522015020040125106

SANTOS, V. A. C.; PENNA, L. F. R. Descarte de Pilhas e Baterias: Estudo de Caso no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Governador Valadares – MG. In: VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande. Anais. Campina Grande/PB, 2016.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. esp., p. 49-67, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

SOBARZO, L. C. D.; MARIN, F. A. D. G. Resíduos sólidos: representações, conceitos e metodologias: propostas de trabalho para O ensino fundamental. Revista de Ensino de Geografia, v. 1, n. 1, p. 3-14, 2010.

SOUZA, J. R.; BARBOSA, A. C. Contaminação por mercúrio e o caso da Amazônia. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 12, p. 3-7, 2000.

TANAUE, A. C. B.; BEZERRA, D. M.; CAVALHEIRO, L.; PISANO, L. C. Lixo Eletrônico: Agravos a Saúde e ao Meio Ambiente. Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 19, n. 3, 2015.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

HENRIQUE DAMASCENO, Carlos; CARBO, Leandro; LIMA MORETTI, Roberta; OGAYA JOERKE, Gabriel Antonio. ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 492–505, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/575. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.