QUIMI CRUSH: ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p625-642.id264

Palabras clave:

Atividades Lúdicas, Química Orgânica, Tecnologias na Educação

Resumen

Atualmente paira sobre a área de Ciências Naturais, e principalmente na disciplina de Química, uma grande preocupação em relação ao processo de ensino-aprendizagem de conceitos científicos. Uma solução, por parte dos estudiosos da Educação Química, para sanar essa problemática é desenvolver e apontar materiais que utilizem Novas Tecnologias para incrementar a metodologia das aulas ministradas pelos professores de Ciências. Alguns desses materiais, que podem contribuir com o êxito no processo de ensino-aprendizagem, são os softwares lúdicos educacionais. Nesse sentido, realizou-se o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivo móvel, denominado Quimi Crush, para auxiliar na mediação do conteúdo de Funções Orgânicas no Ensino Médio. O jogo didático foi desenvolvido, testado e aplicado com alunos do Ensino Médio e alunos do Ensino Superior. Esse jogo foi bem avaliado por ambos os grupos. Além disso, Quími Crush foi validado como jogo didático, podendo ser uma ferramenta para auxiliar as aulas de Química, tornando-as mais dinâmicas e interessantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Diego Arantes Teixeira Pires, IFG

Doutor em Química (UnB). Professor EBTT (IFG)

Leonardo Alves do Nascimento, IFG

Graduando em Sistemas da Informação (IFG)

Tatyana Mira Medeiros, IFG

Graduanda em Sistemas da Informação (IFG)

Luiz Fernando Batista Loja, IFG

Doutor em Engenharia Elétrica (UFU). Professor EBTT (IFG)

Citas

ALCARÁ, A. R.; GUIMARÃES, S. E. R. A Instrumentalidade como uma estratégia motivacional. Psicologia Escolar Educacional, v. 11, n.1, p. 177-178, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572007000100019

ALMEIDA, H. C. R.; SILVA, C. M. J.; SILVA, J. C. S.; SIMÕES NETO, J. E. Percepção Dos Licenciados em Química Sobre a aplicação de Jogos da Química II. Revista Eletrônica Ludus Scientiea, v.1, n. 01, p. 126-141, jan/jul, 2017. DOI: https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.788

ALVES, C. T.; SILVA, J. C. S.; SILVA, R. B.; SIMÕES NETO, J. E. Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudante do Ensino Médio. Revista Eletrônica Debate Em Ensino de Química. v. 2, n. 2, p. 47-54, 2016.

CAVALCANTI, E. L. D.; SOARES, M. H. F. B. O uso de jogos de roles (roleplaynig game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico. Revista Eletrônica de Ensenânza de Las Ciencias. v. 8, p-255-282, 2009

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola. v. 34, p. 92-98. 2012.

DIAS, M. C. M. Metáfora e Pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação. In: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. KISHIMOTO, T. M. (org):. São Paulo, Editora Cortez, e. 4°, 1996

DINIZ Jr, A. I.; SILVA, J. R. R. T. Isômeros, Funções Orgânicas e Radicais Livres: Análise da Aprendizagem de Alunos do Ensino Médio Segundo a Abordagem CTS. Química Nova na Escola, v, 38, n. 1, p. 60-69, 2016. DOI: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20160010

GARCEZ, E.S.C. Jogos e atividades lúdicas em ensino de Química: um estudo do estado da arte. Goiânia, 2014. 149 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Goiás, 2014.

GOMES, L. O.; MERQUIOR, D. M. O uso dos jogos e atividades lúdicas no Ensino Médio em Química. Revista UNIABEU, V.10, Número 24, janeiro-abril de 2017.

LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez. 1994.

LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D. P. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. Centro Universitário Amparaense, 2011.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In:_____.(org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. Editora Cortez, 1996.

SANTOS, C. F.; SILVA, F. J.; MOLINA, A. Os recursos lúdicos para o despertar para o aprendizado em ciências em escolas públicas. Projeto PIBID, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2013.

SILVA, B.; CORDEIRO, M. R.; KIILL, K. B. Jogo Didático Investigativo: uma ferramenta para o ensino de química inorgânica. Revista Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 27-34, 2015. DOI: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20150005

SILVA, J. E.; SILVA Jr, C. N.; OLIVEIRA, O. A.; CORDEIRO, D. O. Pistas Orgânicas: um jogo para o processo de ensino e aprendizagem da química. Química Nova na Escola, v. 40, n. 1, p. 25-32, 2018. DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160101

SOARES, M. H. F. B. O Lúdico em Química: Jogo e atividades aplicados ou ensino de química, Universidades Federal de São Carlos, Tese de Doutorado, 2004.

PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, H. T. S.; BRAIBANTE, M. E. F.; TREVISAN, M. C.; e SILVA, G. S. Uma Abordagem Diferenciada para o Ensino de Funções Orgânicas através da Temática Medicamentos. Química Nova na Escola, v. 34, n. 1, p. 21-25, 2012.

PIAGET, J. A. A. Formação do Símbolo na Criança, Rio de Janeiro: Zahar, 1975

REIS, R. S.; SILVA, I. M.; LEÃO, M. B. C. Divulgação de Materiais Educacionais Suportados Pelas TIC para o Ensino de Química. Revista Tecnologias na Educação, n. 9, v. 23, p. 1-13, 2017.

RODRIGUES, L. B.; SILVA, J. C. Framework para Desenvolvimento de Jogos 3D Baseado na API O3D. Revista Eletrônica TECCEN, v. 3, n. 2, p. 97-110, 2010. DOI: https://doi.org/10.21727/teccen.v3i2.62

VASCONCELOS, E. S.; ROCHA, I. F.; SILVA, J. P.; CEZAR, K. L.; SOARES, P. S.; MOREIRA, T. S.; LORENZO, J. G. F.; SANTOS M. L. B. Jogos uma forma lúdica de ensinar, Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, ed 7°, Palmas, 2012.

ZUB, L. O lúdico como motivador da aprendizagem em química para alunos da 1º série do ensino médio do Colégio Estadual João XXIII em Irati – Paraná. 2012.127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

TEIXEIRA PIRES, Diego Arantes; ALVES DO NASCIMENTO, Leonardo; MIRA MEDEIROS, Tatyana; BATISTA LOJA, Luiz Fernando. QUIMI CRUSH: ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 625–642, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p625-642.id264. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/583. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.