ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p752-767.id221

Palabras clave:

Estratégia de ensino, Júri simulado, Ensino com pesquisa, Educação Escolar Indígena, RCNEI/Indígena

Resumen

As estratégias de ensino podem contribuir para uma aprendizagem significativa, ao mesmo tempo em que contribuem para a motivação intrínseca do aluno. Entre as várias estratégias de ensino, destacam-se, neste trabalho, o “ensino com pesquisa” e o “júri simulado” como procedimentos metodológicos para discutir a Educação Escolar Indígena na disciplina Educação Indígena, do 5º período do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior na cidade de Barra do Corda - MA. Trata-se de um relato de experiência da aplicação das estratégias de ensino citadas para discutir questões pertinentes à educação escolar ofertadas nas comunidades indígenas. A relevância do tema escolhido se dá em razão desta região central do Estado do Maranhão apresentar um grande contingente populacional indígena das etnias Canela (Ramkokamekrá e Apaniekrá) e Tenetehara-Guajajara. As estratégias de ensino com pesquisa e júri simulado oportunizaram atividades desafiadoras para construir atitudes científicas e pedagógicas necessárias à compreensão do assunto investigado e discutido.

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Biografía del autor/a

Marinete Moura da Silva Lobo, UVRS

Mestranda em Ensino pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS

José Claudio Del Pino, UFRGS

Doutor em Engenharia de Biomassa (UFRGS)

Marli Teresinha Quartieri, UVRS

Doutora em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS

Miriam Ines Marchi, UFSM

Doutora em Química (UFSM)

Citas

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Publicado

2018-12-26

Cómo citar

MOURA DA SILVA LOBO, Marinete; CLAUDIO DEL PINO, José; TERESINHA QUARTIERI, Marli; INES MARCHI, Miriam. ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 752–767, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p752-767.id221. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/590. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.