MULTIPLICANDO COM O USO DAS MÃOS COMO ALTERNATIVA À MEMORIZAÇÃO DA TABUADA

Autores

  • Ademir Brandão Costa SEDUC
  • Ritianne de Fatima Silva Oliveira SEMECD
  • Romis de Sousa Moraes FAEST
  • Thiago Beirigo Lopes IFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2016.v1.n1.p30-43.id6

Palavras-chave:

Contagem nos dedos, Multiplicação, Prática Docente

Resumo

A matemática é um campo intelectual construído, em parte, ao longo dos tempos sobre diversos princípios e regras lógicas, que são os algoritmos. O algoritmo da multiplicação mecanicamente e sistematicamente utilizado é resultado do processo de desenvolvimento histórico. Neste trabalho, foi analisado o algoritmo da multiplicação usualmente ensinado nas escolas, como se tratasse de algo sem justificativa e sem interação do estudante. Com o passar dos tempos, diferentes povos, em diferentes lugares, desenvolveram diversas técnicas para multiplicar e aqui será apresentada uma. O objetivo desse trabalho é apresentar essa técnica de multiplicação aos 22 estudantes da turma de sexto ano do Ensino Fundamental da EMEF Sebastião Agripino da Silva, situada na cidade de Canaã dos Carajás/PA. A abordagem do trabalho será fundamentada na experimentação desta técnica pelos estudantes após sua apresentação, seu funcionamento, propiciando a eles a avaliação sobre as potencialidades e os desafios dessa técnica. Nesse sentido pretendemos investigar como é a aceitação dos estudantes em relação à técnica de resolução de multiplicações com números de cinco a dez que envolva o uso das próprias mãos e comparar a sua aceitação em relação à tradicional tomada de tabuada.

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Biografia do Autor

Ademir Brandão Costa, SEDUC

Especialista. Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

Ritianne de Fatima Silva Oliveira, SEMECD

Especialista. Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás-PA (SEMECD/CC/PA).

Romis de Sousa Moraes, FAEST

Mestre em Educação. Faculdade de Ensino Superior de Tucumã (FAEST)

Thiago Beirigo Lopes, IFMT

Mestre em Matemática. Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

12.12.2016

Como Citar

BRANDÃO COSTA, Ademir; FATIMA SILVA OLIVEIRA, Ritianne de; SOUSA MORAES, Romis de; BEIRIGO LOPES, Thiago. MULTIPLICANDO COM O USO DAS MÃOS COMO ALTERNATIVA À MEMORIZAÇÃO DA TABUADA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 30–43, 2016. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2016.v1.n1.p30-43.id6. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/653. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

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