Estado de conhecimento das pesquisas sobre questões sociocientíficas no ensino de química (2018-2022)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24023.id854

Palavras-chave:

Ensino de Química, Estado do Conhecimento, Questões Sociocientíficas

Resumo

Questões Sociocientíficas (QSC) abordam temas complexos que demandam conhecimento científico, social, político, ambiental e tecnológico. Este artigo investigou o estado do conhecimento sobre QSC no ensino de química de 2018 a 2022, utilizando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O objetivo foi compreender como as QSC são abordadas no contexto educacional, proporcionando uma visão abrangente do conhecimento produzido durante o período investigado. A pesquisa, de natureza básica e abordagem qualitativa, buscou explorar o tema por meio de procedimentos bibliográficos. Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, foi possível quantificar e analisar as teses e dissertações selecionadas, formando o corpus textual deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flaviele dos Santos Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino do IFMT. Especialização em Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil(2019). Técnica em Laboratório - Área de Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências - Pólo UFMT. Possui Graduação em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e Graduação em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Físico- Química e Química Geral no Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa). Também é orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa.

Referências

ANJOS, Maíra Viterbo Oliveira dos. Sequência Didática sobre a Qualidade da Água: Condições de Produção e Uso para o Ensino Profissional em Química. 2018. 133 f. 2018. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Docência). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

ARAGÃO, Susan Bruna Carneiro. A Alfabetização Científica na formação inicial de professores de Ciências: análise de uma Unidade Curricular planejada nessa perspectiva. 2019. Tese de Doutorado. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo. https://doi. org/10.11606/T. 81.2019. tde-10062019-115702.

ARAÚJO, Marcelo Siqueira de. Um estudo sobre a reconfiguração da orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química. 2018. 181f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

BARBOSA, Thuanny Karoline de França. Equilíbrio químico em um contexto litorâneo: uma proposta de unidade didática. 2019. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

BARRETO, Joedna Vieira. Jogo simulador de papel como estratégia mobilizadora das capacidades do pensamento crítico. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.

BATISTA, Maria Elidiana Onofre Costa Lira. Produção artesanal de queijo de coalho: Uma temática sociocientífica para o ensino de Química no Ensino Fundamental. 2019. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.

BEZERRA JÚNIOR, Jerônimo Costa. O uso de contos na abordagem de uma questão sociocientífica no ensino de funções inorgânicas: quais são as contribuições e limitações para a alfabetização científica e tecnológica dos alunos?. 2019. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

BEZERRA, Bruna Herculano da Silva. Abordagem de questões sociocientíficas: buscando relações entre diferentes modos de pensar e contextos em estudos sobre fármacos e automedicação no ensino de química. 2018. 289 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

CONRADO, Dália Melissa et al. Evolução e ética na tomada de decisão em questões sociocientíficas. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 00803-807, 2013.

CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Edufba, 2018.

COSTA, Monara Jeane dos Santos. A abordagem de aspectos e questões sociocientíficas nos livros didáticos de química aprovados no PNLD/2018. 2021. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

DA SILVA, Edna Lucia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4a. edição, v. 123, 2005.

DE SOUZA, Carla Cristina. Experimentos de Química Verde numa abordagem CTS no ensino médio: ferramenta de construção de aprendizagens e de promoção de desenvolvimento sustentável. 2020. 91 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

DIAS, Fabiane Elidia. Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275. Acesso em 26 de out. de 2023.

ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução Miguel Cabrena. Porto Alegre: AMGH, 2010. FREIRE. P. Pedagogia da autonomia.

FELICIO, Beatriz Vivian Schneider. Formação de conceitos da termoquímica em meio a relações CTSA e questões sociocientíficas: contribuições da Teoria da Atividade Histórico-Cultural. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

FLICK, Uwe; Kardorff, Emst von; Steinke, Ines. (Orgs.) (2000). Was ist qualitative Forschung? Einleitung und Überblick. [O que é pesquisa qualitativa? Uma introdução.]. Em U. Flick, E. von Kardorff & I. Steinke, (Orgs.), Qualitative Forschung: Ein Handbuch [Pesquisa qualitativa - um manual] (pp. 13-29). Reinbek: Rowohlt.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

KRAUSHAAR, Alexsandra. Proposta de ensino de química numa abordagem CTS visando a discussão de um problema local. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.

LEAL, Rodrigo Rozado. Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Porto Alegre, RS, 2019.

LEITE, Robert Ramos. Interferências do Contexto de Conflitos entre Ciência e Religiosidade no Ensino de Química. 2021. Dissertação (Mestrado) - Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

LIECHESKI, Adriane. Integração entre a aprendizagem baseada em projetos e o ensino de química: uma proposta para construção da consciência ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.

LIMA, Adriana Moreira. Análise do desenvolvimento de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal em uma sequência didática sobre o uso de agroquímicos fundamentada na modelagem analógica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.

LIMA, Rayssa Suane de Araújo. A argumentação como ferramenta para construção de uma aprendizagem significativa crítica no ensino de química. 2019. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

MARTINS, Marina Rodrigues. Elaboração e aplicação de uma ferramenta para análise do diálogo em sala de aula: um estudo em atividades de ensino fundamentado em modelagem nos contextos cotidiano, científico e sociocientífico. 2020. 339f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Faculdade de Educação.

MATIAS, Erivelton Felix. Proposta e análise de uma sequência didática investigativa com o foco no estudo das questões químicas e sociais relacionadas às bebidas alcoólicas. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014.

MOROSINI, Marilia; DO NASCIMENTO, Lorena Machado; DE NEZ, Egeslaine. Estado de conhecimento: a metodologia na prática. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 55, p. 69-81, 2021.

MOURA, Francisco Marcôncio Targino de. Formação Sociocientífica na Licenciatura em Química: Discurso, Prática e Possibilidades. 2019.182f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019

OLIVEIRA, Jordana Alves de. Em quem e no que confiar?: análise de conhecimento funcional de natureza da ciência de licenciados em química. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.

PEREIRA, Ademir de Souza. Processos formativos de futuros professores de química como intelectuais transformadores: contribuições da avaliação de ciclo de vida como temática sociocientífica. 2019. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Faculdade, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2019.

RATCLIFFE, Mary; GRACE, Marcus. Science education for citizenship: Teaching socio-scientific issues. McGraw-Hill Education (UK), 2003.

REIS, Pedro Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 3, n. 1, p. 1-10, jan./jun. 2013.

RIBEIRO, Daniel das Chagas de Azevedo. Problemas ambientais causados por agrotóxicos: a metodologia da resolução de problemas e a investigação científica na educação básica. 2020. 321f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre, BR-RS, 2020.

RIBEIRO, Katia Dias Ferreira. Questões sociocientificas e formação docente em uma perspectiva critica. [e-book]. 1ª edição. Cuiabá-MT: EdUFMT. 2021. 137p. Disponível em: <https://f3286f62-e14d-4952-ad27-eac5c2feb473.usrfiles.com/ugd/f3286f_9eed80588c5842c9b7c0f73633dcd934.pdf>. Acesso em 06 de out. de 2023.

RODRIGUES, Jéssyca Brena Soares. Questões sociocientíficas na elaboração de uma proposta didática discursiva em aulas de Química no Ensino Superior. 2019. 113f. Dissertação (Mestrado) - UFPB/CCEN. João Pessoa, 2019.

ROMERO, Thaís Lopes. Oficinas Temáticas como prática de construção do conhecimento científico no Ensino de Química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado). Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

ROSKOSZ, Karine Ariele. Ensino sobre agrotóxicos e alimentos transgênicos na abordagem CTS com base em modelos modificados de Lakatos. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SANTIAGO, Ortência da Paz. Perspectivas da abordagem ciência, tecnologia e sociedade e suas relações com as capacidades de pensamento crítico. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.

SANTOS, Fernanda dos. Argumentação em uma sequência de ensino investigativa envolvendo química forense. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020b

SANTOS, Josiane Azevedo dos. O pensamento complexo na prática de um professor de química: propostas, análises e reflexões em turmas do ensino médio de uma escola pública. 2018a. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

SANTOS, Marina Silveira Bonacazata; MOREIRA, Jani Alves da Silva. Estado do conhecimento da temática relação público e privado nos programas de pós-graduação strictu senso em educação no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 117–131, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.12895. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12895. Acesso em: 7 dez. 2023.

SILVA, Guilherme Balestiero. Leitura da história em quadrinhos "Trinity" por licenciando em química: exercício da argumentação e da sensibilidade moral por meio de questões sociocientíficas. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-10062019-162737/. Acesso em: 22 set. 2023.

SILVEIRA, Bárbara Dias. O desenvolvimento de compreensões sobre a abordagem de

questões sociocientíficas no ensino por futuros professores de química. 2021. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.

VARGAS, Isabela Breder. Análise de uma questão sociocientífica por licenciandos em química visando o desenvolvimento de aspectos éticos e morais no dilema sobre o consumo de animais. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.

Publicado

25.07.2024

Como Citar

SOUZA, Flaviele dos Santos; ALVES, Ana Claudia Tasinaffo. Estado de conhecimento das pesquisas sobre questões sociocientíficas no ensino de química (2018-2022) . Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24023, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24023.id854. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/854. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias