SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS DA ÁGUA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p557-574.id242

Palavras-chave:

Primeiros anos, Aulas práticas, Aprendizagem

Resumo

A pesquisa objetivou construir e validar uma Sequência Didática (SD) sobre microrganismos da água, tendo sido desenvolvida com um grupo de oitenta e nove alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul, localizada em Palmeira das Missões. Foram realizadas diferentes atividades, como: modelagem de microrganismos com massinha de modelar; observação de amostras de água ao microscópio; e, uma atividade lúdica com as gotinhas de água Gotilde e Pingote. Para a avaliação foi realizado a construção de um texto pelos alunos, seguida da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram boa aceitação da SD, tendo sido citadas todas as atividades realizadas, com percentuais mais elevados para a observação ao microscópio e para a confecção de modelo tridimensional com massa de modelar. O uso das estratégias contribuiu para melhor aprendizagem dos alunos, auxiliando no reconhecimento de que os microrganismos podem estar em todos os ambientes, que existem diferentes formas e tamanhos; e que estes seres microscópicos não são somente maléficos. Desta forma, as estratégias de ensino se mostraram pertinentes, representando uma alternativa potencialmente significativa na aprendizagem sobre microrganismos nos anos iniciais.

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Biografia do Autor

Maira dos Santos Silveira, UFSM

Graduanda em Ciências Biológicas (UFSM)

Ariadne de Freitas Leonardi, UFSM

Graduanda em Ciências Biológicas (UFSM)

Geovane Bernardi, UFSM

Graduando em Ciências Biológicas (UFSM)

Sabrina Antunes Ferreira, UFSM

Graduanda em Ciências Biológicas (UFSM)

Andréa Inês Goldschmidt, UFSM

Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

SANTOS SILVEIRA, Maira dos; FREITAS LEONARDI, Ariadne de; BERNARDI, Geovane; ANTUNES FERREIRA, Sabrina; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS DA ÁGUA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 557–574, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p557-574.id242. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/579. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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