PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC

Autores

  • Thatiane Reis Fernandes IFMT
  • Ana Claudia Tasinaffo Alves UFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125

Palavras-chave:

Pós-graduação, Lato Sensu, Ensino de Ciências, Formação Continuada

Resumo

O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza básica do tipo levantamento. Caracteriza-se como quali-quantitativa, pois objetivou levantar dados numéricos acerca do número de vagas e da oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências no Brasil e seus resultados são analisados e interpretados. O levantamento foi realizado utilizando-se da planilha de tramitação eletrônica no portal do MEC (e-MEC) onde constam informações de cursos de graduação e especialização cuja responsabilidade das informações são das instituições mantenedoras. Os resultados mostraram que a distribuição de cursos e vagas é maior para as regiões Sul e Sudeste, e as regiões Norte não possui cursos cadastrados no referido portal, o que evidencia a desigualdade na oferta de cursos e mostra que o país precisa investir em formação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thatiane Reis Fernandes, IFMT

Especialista em Ensino de Ciências (IFMT) Professora da Educação Básica de MT

Ana Claudia Tasinaffo Alves, UFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Referências

BONZANINI, T. K.; BASTOS, F. Formação de continuada de professores de ciências: algumas reflexões. Atas do VII ENPEC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/644.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2017.

BRASIL. Planilhas do e-MEC. MEC. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br>. Acesso em 12 jul. 2016.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. MEC. Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em 12 dez. 2016

BRASIL. Qual a diferença entre pós-graduação lato-sensu e stricto sensu? MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13072:qual-a-diferenca-entre-pos-graduacao-lato-sensu-e-stricto-sensu>. Acesso em: 12 dez. 2016.

BRASIL. RESOLUÇÃO N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007. MEC/CNE, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf> Acesso em: 12 de dez. de 2016.

CAMERINI, N. C; SCHEISSL, M. O. Formação continuada de professores: reflexões sobre processos formativos. In: BITTENCOURT, R. L; CAMERINI, N. C.(Organizadores). Perspectivas atuais na formação de professores. Diponível em: <http://www.giseldacosta.com/wordpress/wp-content/uploads/2016/08/Perspectivas-atuais-na-Forma%C3%A7%C3%A3o-Docente.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.35417/978-85-92921-02-6

FERES, G.G. A pós-graduação em ensino de ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu. 2010. Tese (Doutorado). Programa de pós-graduação em educação para a ciência. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências, Bauru.

GERHARDT, T. E; SOUZA A, C. Aspectos teóricos e conceituais. In: GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. (Organizadores). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa- 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade o caso do ensino das ciências. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100010

MOITA, F. M. G. S. C.; CANUTO, E. C. A; Silva, A. Formação Continuada de Professores de Ciências: uma reflexão sobre os possíveis impactos nos indicadores do IDEB. Atas do VII ENPC. Disponível em: . Acesso em: 20 de mar de 2017.

NARDI, R. Área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. 2005. Tese (Livre-docência) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru.

NETO, N. L. Desafios da Educação Superior Brasileira para a Próxima Década. In: SPELLER, P; ROBL; MENEGHEL S. M.(Organizadores) Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década– Brasília : UNESCO, CNE, MEC, 2012.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

REIS FERNANDES, Thatiane; TASINAFFO ALVES, Ana Claudia. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 180–195, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/608. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias