PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC

Autores

  • Thatiane Reis Fernandes IFMT
  • Ana Claudia Tasinaffo Alves UFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125

Palavras-chave:

Pós-graduação, Lato Sensu, Ensino de Ciências, Formação Continuada

Resumo

O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza básica do tipo levantamento. Caracteriza-se como quali-quantitativa, pois objetivou levantar dados numéricos acerca do número de vagas e da oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências no Brasil e seus resultados são analisados e interpretados. O levantamento foi realizado utilizando-se da planilha de tramitação eletrônica no portal do MEC (e-MEC) onde constam informações de cursos de graduação e especialização cuja responsabilidade das informações são das instituições mantenedoras. Os resultados mostraram que a distribuição de cursos e vagas é maior para as regiões Sul e Sudeste, e as regiões Norte não possui cursos cadastrados no referido portal, o que evidencia a desigualdade na oferta de cursos e mostra que o país precisa investir em formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

Thatiane Reis Fernandes, IFMT

Especialista em Ensino de Ciências (IFMT) Professora da Educação Básica de MT

Ana Claudia Tasinaffo Alves, UFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

REIS FERNANDES, Thatiane; TASINAFFO ALVES, Ana Claudia. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 180–195, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/608. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias