Reflexão sobre potenciais recursos educacionais abertos como veículo de divulgação Científica: um olhar para as unidades de medidas utilizadas nas feiras de Parintins/AM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25004.id1025

Palavras-chave:

REA, Divulgação científica, Espaços não formais

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência que objetivou analisar sobre a relação do Sistema Internacional de Unidades com uma unidade de medida local presente em espaços não formais de educação: duas feiras de comercialização de produtos agrícolas do município de Parintins-AM. Neste texto incentiva-se a utilização de tais espaços para a produção de conteúdo de livre acesso, que podem ser divulgados por meio de recursos educacionais abertos (REA), como Youtube e podcast para facilitar a divulgação científica (DC). A partir dos resultados obtidos percebe-se que os materiais produzidos e divulgados podem servir como incentivos para que os frequentadores desses espaços, desenvolvam outros estudos e passe a observá-los e entende-los como espaços de construção de conhecimento. Além disso os recursos educacionais abertos do tipo material ou técnica, ajudam na conscientização da importância dos espaços não formais e do acesso ao conhecimento.

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Biografia do Autor

Gabriel Willyan Pinheiro de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências na Amazônia – (PPGEEC/ENS/UEA). Graduação em Licenciatura em Matemática – (CESP/UEA)

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas, Área de concentração: Educação Matemática, pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciência da UEA - Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEEC/ENS/UEA)

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Publicado

03.05.2025

Como Citar

SOUZA, Gabriel Willyan Pinheiro de; COSTA, Lucélida de Fátima Maia da. Reflexão sobre potenciais recursos educacionais abertos como veículo de divulgação Científica: um olhar para as unidades de medidas utilizadas nas feiras de Parintins/AM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 10, n. 1, p. e25004, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25004.id1025. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1025. Acesso em: 25 maio. 2025.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias