SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23001.id1694

Palavras-chave:

Pesquisa Bibliográfica, Estado do Conhecimento, Software GeoGebra, Ensino Médio, Matemática

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou investigar as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) referentes ao período de 2009 a 2021, envolvendo o software GeoGebra, relacionadas às unidades temáticas de Matemática para o Ensino Médio contidas na BNCC. Realizamos um Estado do Conhecimento, com 448 pesquisas, sendo 445 dissertações e três teses. Para analisar os dados, recorremos a alguns conceitos da Análise de Conteúdo, na perspectiva da Bardin (1977) e Rodrigues (2019), o que nos permitiu constituir três Categorias de Análise: (i) Números e Álgebra, com 207 pesquisas; ii) Geometria e Medidas, com 232 pesquisas; (iii) Estatística e Probabilidade, com 9 pesquisas. No processo de categorização, realizamos a articulação entre os conteúdos de Matemática abordados nas pesquisas envolvendo o GeoGebra e as Unidades Temáticas da área de Matemática explicitadas na BNCC para o Ensino Médio. Identificamos que 44,4% das pesquisas se configuram como propostas de ensino, 52% como pesquisas experimentais e 3,6% pesquisas teóricas envolvem o software GeoGebra nas aulas de Matemática do Ensino Médio. Concluímos ressaltando a necessidade de futuras pesquisas envolvendo o referido software com a temática de Probabilidade e Estatística, bem como a realização de outro Estado do Conhecimento, envolvendo especificamente as bases teóricas que fundamentam as pesquisas que utilizam o software GeoGebra como objeto de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação Matemática (Unesp/Rio Claro/SP) Professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Barra do Bugres) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGCEM/UNEMAT)

Sinelza Gonzaga de Melo Azevedo, UNEMAT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT/Barra do Bugres)  Professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso

Referências

ANDRADE, Wendel Melo. Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do software Geogebra. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

ARAÚJO, Erisvandro Américo de. Probabilidade geométrica no ensino médio: uma experiência usando o Geogebra. 2017. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.

ARAÚJO, José Ronaldo Alves. Atividades para o estudo das medidas de tendência central: uma proposta com o apoio do Geogebra. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BETTIN, Anne Desconsi Hasselmann. O Geogebra 3D na construção da pirâmide a partir de seu tronco: registros de representação semiótica. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Franciscana, Santa Maria, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 ago, 2022.

CAMPOS, Fabio Antunes Brun de; ANTUNES, Fabíola Souza Leal; NEGREIROS, Cláudia Landin. O Estudo de Funções através de Problemas Matemáticos: Aplicação em uma Turma do PROEJA – Pontes e Lacerda - MT. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 96-113, 2019. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380

CARVALHO, Jayrton. Probabilidade e Estatística: uma proposta de abordagem gráfica utilizando o GeoGebra. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Paulo, São José dos Campos, 2021.

DANTAS, Sérgio Carrazedo. Design, implementação e estudo de uma rede socioprofissional de professores de matemática. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GONÇALVES, Paulo Henrique Rodrigues. Uma abordagem da distribuição normal através da resolução de uma situação problema com a utilização do software Geogebra. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2014. 102 f.

IMPÉRIO, Pablo Silva. A utilização do GeoGebra na resolução de problemas de análise combinatória São Luís – MA. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017. 51 f.

LAURINDO, Jessica Carolini da Silva. Estatística no Geogebra: uma análise dos processos de abstração reflexionante sobre conceitos de medidas de tendência central. 2019. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. 206 f

LEITE, Rafael Ferreira da Costa. A utilização de tecnologia para estatística no ensino médio: uma proposta de aula com o suporte do Google Docs e do Geogebra. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MAIA, Lucas Emanuel de Oliveira; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. O Uso das Tecnologias Digitais, em Especial o Geogebra, para o Ensino de Geometria: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Prática Docente, v. 7, n. 1, e031. Disponível em: http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e032.id1415. Acesso em: 01 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e032.id1415

OLIVEIRA, Carlos Nely Clementino de. Números complexos: um estudo dos registros de representação e de aspectos gráficos. 2010. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

PAULO, Rafael dos Reis. Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

ROCHA, Samy Marques. Distribuição Binomial e Aplicações. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.

RODRIGUES, Márcio Urel. Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área de educação matemática. Curitiba: CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443232.7

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SANTOS, Elaine Costa dos. Proposta de Aplicação da Estatística no Ensino da Matemática na Educação Básica: Uma Investigação do Cotidiano com o Auxílio do Geogebra. 2013. Dissertação (Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SIQUEIRA, Dan Nunes; CAETANO, Joyce Jaquelinne. O uso do Geogebra no ensino de funções no Ensino Médio. 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_mat_unicentro_dannunesdesiqueira.pdf Acesso em: 01 set. 2022.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

RODRIGUES, Márcio Urel; AZEVEDO, Sinelza Gonzaga de Melo. SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23001, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23001.id1694. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/146. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias