A MORFOLOGIA VEGETAL NA PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23008.id1734

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Recurso didático, PNLD

Resumo

A morfologia vegetal é essencial na determinação da flora, podendo contribuir para o entendimento de questões ambientais e para a formação de estudantes capazes de agir de modo consciente e sustentável. No entanto, a abordagem tradicional e descontextualizada da Botânica, tem culminado no desinteresse dos alunos. O intuito deste artigo foi analisar o enfoque dado à morfologia vegetal nos livros didáticos (LD) de Biologia aprovados no PNLD 2018. Foi realizada uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, que revelou a pouca relevância dada ao tema, a falta de imagens reflexivas e a baixa frequência de propostas de atividades práticas ou em grupo na maioria dos LD analisados. Ratificamos a relevância de uma análise criteriosa dos LD, visando ao aprimoramento dessa importante ferramenta pedagógica que, muitas vezes, é o único recurso didático disponível, sendo determinante na seleção e no modo como os conteúdos serão desenvolvidos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaís Athayde dos Santos, PGEBS/IOC/Fiocruz

Mestranda em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz)

Débora de Aguiar Lage, UERJ

Doutora em Biologia Vegetal (PGBV/UERJ) Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Referências

ACRANI, Simone; BENZE JUNIOR, Roosevelt Antonio; NICULA, Beatriz Sales; PEIXOTO, Fernanda Ortiz; LOPES, Lane Astum. A utilização de jogos didáticos como estratégia de aprendizagem no ensino de biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 2, p. 7930-7935, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-194. Acesso em: 05 set. 2022.

ALMEIDA, Bruna Mainel; BORGES, Lucca Padilha; GARAI, Guilherme da Silva. Aprendizagem lúdica: uma contribuição para a formação básica e inicial de professores no ensino da Botânica. Revista perspectiva: Ciência e Saúde, v. 3, n. 1, p. 58-68, 2018. Disponível em: http://sys.facos.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/207. Acesso em: 12 nov. 2022.

AMADEU, Simone Oliveira; MACIEL, Maria Delourdes. A dificuldade dos professores da educação básica em implantar o ensino prático de botânica. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 225-235, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pdemat/article/view/21269. Acesso em: 12 nov. 2022.

APPOLINARIO, Fábio. As dimensões da pesquisa. In: APPOLINARIO, Fábio. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thompson Learning, 2006. p. 59-72.

ARRAIS, Maria das Graças Medina; SOUSA, Gardene Maria de; MASRUA, Mariana Lenara de Andrade. O ensino de Botânica: investigando dificuldades na prática docente. Revista da SBEnBio, n. 7, p. 5409-5418, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/56525363-O-ensino-de-botanica-investigando-dificuldades-na-pratica-docente.html. Acesso em: 12 nov. 2022.

BADZINSKI, Caroline; HERMEL, Érica do Espírito Santo. A representação da Genética e da Evolução através de imagens utilizadas em Livros Didáticos de Biologia. Revista Ensaio, v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172015170208. Acesso em: 10 set. 2022.

BARBOSA, Maria da Conceição Pereira; SANTOS, Josivan Washington Marinho dos; SILVA, Flávia Carolina Lins da; GUILHERME, Betânia Cristina. O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 45105-45122, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-217. Acesso em: 10 set. 2022.

BONATTO, Andréia; BARROS, Caroline Ramos; GEMELI, Rafael Agnoletto; LOPES, Tatiana Bica; FRISON, Marli Dallagnol. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: IX ANPED SUL, 9, 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2012. p. 1-12. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/eventos/anped_sul_2012/apresentacao/. Acesso em: 12 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de convocação 04/2015-GGPLI. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2018. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://www.fnde.gov.br. Acesso em: 09 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Brasília: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnlem. Acesso em 02 jul. 2022.

BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, v. 27, n. 1, p. 155-177, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607909. Acesso em: 15 set. 2022.

CAETANO, Willyan da Silva; PELLOSO, João Augusto Grecco; SANAVRIA, Cláudio Zarate. O ensino de História na Educação Profissional de Nível Médio: Combatendo a Educação Bancária e a Dualidade Estrutural. In: COLÓQUIO NACIONAL, 5. E COLÓQUIO INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, 2, 2019 Natal. Anais... Natal: IFRN, 2019. p. 1-10. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/wp-content/uploads/2022/01/tl2-submissao33.pdf. Acesso em: 02 jul. 2022.

CAMARGO, Franciele Pereira.; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa da; SANTOS, André Cordeiro Alves dos. A microbiologia no caderno do aluno e em livros didáticos: análise documental. Revista Iberoamericana de Educación, v. 78, n. 2, p.42-58, 2018. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/185467. Acesso em: 12 nov. 2022.

CERNEVE, Francine Kammer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem. 2015. 243f. Porto Alegre: Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/128932. Acesso em: 12 nov. 2022.

CHECOM, Renan Luiz de Aguiar; AOYAMA, Elisa Mitsuko. Análise do conteúdo de Botânica em dois Livros Didáticos do Ensino médio. In: SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA, 3, 2014, Santa Teresa. Anais... Santa Teresa, 2014. p. 261-268. Disponível em: http://sambio.org.br/simbioma/?page_id=51. Acesso em: 14 fev. 2022.

CORDEIRO, Juliano; KUPAS, Fabiane; PESSATTO, Jaqueline; STEFANELLO, Suzana. Práticas de morfologia vegetal para o ensino fundamental. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 31, 2014, Santa Catarina. Anais... Santa Catarina, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117291. Acesso em: 14 fev. 2022.

COUTINHO, Francisco Ângelo; SOARES, Adriana Gonçalves; BRAGA, Selma Ambrosina de Moura; CHAVES, Andréa Carla Leite; COSTA, Fernanda de Jesus. Análise do valor didático em imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa e Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4085. Acesso em: 12 nov. 2022.

CUNHA, Nayara Campos; REZENDE, Juliana de Lima Passos; SARAIVA, Izabella Scalabrini. Análise do Conteúdo de Botânica nos Livros Didáticos do Ensino fundamental. Argumentos Pró-Educação, v. 2, n. 6, p. 493-513, dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24280/ape.v2i6.237. Acesso em: 20 ago. 2022.

DURÉ, Ravi Cajú; ANDRADE, Maria José Dias; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID471/v13_n1_a2018.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.

FARIA, Maria Tereza. A importância da disciplina de Botânica: Evolução e perspectivas. Renefara: Revista eletrônica de educação da faculdade Araguaia, v. 2, n. 2, p. 87-98, 2012. Disponível em: http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/viewFile/53/43. Acesso em: 12 nov. 2022.

FERREIRA, Amadeu dos Santos. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais com ênfase na morfologia vegetal. Trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Biologia – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, 2019.

FERREIRA, Mateus Matos; ALMEIDA, Maria do Carmo da Cunha; OLIVEIRA, Laine de Jesus; ANJOS, Heriberto Alves dos; NASCIMENTO, Lia Midori Meyer. Tabuleiro humano: uma forma inovadora de ensinar Botânica no ensino médio. Agroforestalis News, v. 1, n. 1, p. 25-30, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/AGRO/article/download/5613/4642/0. Acesso em: 12 nov. 2022.

FIGUEIREDO, José Arimatéa; COUTINHO, Francisco Ângelo; AMARAL, Fernando Costa. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. In: SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO-CTS, 2. 2012, São Paulo. Anais...São Paulo, 2012. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/420 . Acesso em: 14 fev. 2022.

FLORES, Leandro Ebling; HERMEL, Erica Espirito Santo. A Microbiologia sob uma perspectiva histórica nos Livros Didáticos de Ciências e Biologia publicados no Brasil no século XX. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – VII JIC,7., 2017, Erechim. Anais… Erechim, 2017. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/5254. Acesso em: 15 fev. 2022.

GOES, Luciane Fernandes de; NOGUEIRA, Keysy Solange Costa; FERNANDEZ, Carmen. A representação das reações redox através das imagens em livros didáticos brasileiros de química. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3738. Acesso em: 14 fev. 2022.

GONÇALVES, Eduardo Gomes; LORENZI, Harri. Morfologia vegetal: organografia e dicionário ilustrado de morfologia das plantas vasculares. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2007. p.1-512.

GONÇALVES, Isis Campos; PINTO, Benjamin Carvalho Teixeira; SIQUEIRA, Andréa Espinola de. Avaliação da abordagem do tema chondrichthyes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2015. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 1, p. 225-248, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8076161. Acesso em: 12 nov. 2022.

HECK, Claudia Maiara; HERMEL, Erica do Espírito Santo. A Célula em Imagens: Uma Análise dos Livros Didáticos de Ciências do Ensino fundamental. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA (EREBIO-SUL),6., SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS,16., 2013, Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://san.uri.br/sites/anais/erebio2013/comunicacao/13384_188_Claudia_Maiara_Heck.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.

JACINTHO JÚNIOR, Nelson Bezerra; PIO, José Luiz. Atividades interativas para o ensino de ciências em ambientes mediados por tecnologia. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE),29., 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2018. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/sbie/article/view/7992. Acesso em: 15 fev. 2022.

LACERDA, Divaniella Oliveira.; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Experimentação: Análise do conteúdo dos livros didáticos de Biologia do Ensino médio (publicados no período de 2003 a 2013). Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 8, p. 163-183, 2017. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/702. Acesso em: 12 nov. 2022.

LIMA, Fernanda Oliveira; CUNHA, Marcia Borin da. (2020). A fotografia como recurso didático para contextualizar conceitos de Química Analítica. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, p. 19, 2020.

Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7340967. Acesso em: 12 nov. 2022.

MELO, Beatriz dos Santos; SOUZA FILHO, Luiz Alberto de; ARAUJO, Rômulo Rodrigues Reis de Carvalho; GAMA, Lorena Cabral; VIEIRA, Camila de Farias; MATOS, Matheus Thompson Silva de; LAGE, Débora de Aguiar. Jardim de espécies aromáticas como estratégia didática para o ensino de Botânica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 5.,2018, Niterói. Anais... Niterói, 2018. Disponível em: http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018. Acesso: 15 fev. 2022.

MELO, Jonas Both de; HERMEL, Erica do Espirito Santo. O corpo humano em imagens: uma análise dos Livros Didáticos de Ciências recomendados pelo PNLD 2014. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA,7., 2015, Criciúma. Anais... Criciúma, 2015. Disponível em: http://www.unesc.net/portal/capa/index/497/9728. Acesso em: 15 fev. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise Qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007. Acesso em: 10 fev. 2022.

MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum: revista de teoría, investigación y práctica educativa, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.

MOUL, Renato Araújo Torres de Melo; SILVA, Flávia Carolina Lins da. A construção de conceitos em Botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de ciências. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 262-282, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID313. Acesso em: 10 fev. 2022.

NASCIMENTO, Beatriz Miguez; DONATO, Ana Maria; SIQUEIRA, Andréa Espinola; BARROSO, Carolina Burlamaqui; SOUZA, Antônio Carlos Teixeira; LACERDA, Silvana Messere; BORIM, Danielle Cristina Duarte Estrada. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 298-315, 2017. Disponível em:

http://reec.educacioneditora.net/volumenes/volumen16/REEC_16_2_7_ex1120.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.

NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Biologia. A InFor, Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. Disponível em:

https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/infor2120167. Acesso em: 12 nov. 2022.

ODORCICK, Rossana Gregol, WIRZBICKI, Sandra Maria. O ensino de botânica nas abordagens dos livros didáticos de biologia e nas concepções dos professores. Bio-grafía, v. 11, n. 21, p. 67-80, 2018. Disponível em:

https://doi.org/10.17227/bio-grafia.vol.11.num21-7042. Acesso em: 10 set. 2022.

OLIVEIRA, João Paulo Teixeira de. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 7 E CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO,7., 2014, Porto. Anais... Porto, 2014. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppge/2020/02/28/989/. Acesso em: 15 fev. 2022.

PATATT, Katarine; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de. Abordagens de Atividades Experimentais de Botânica nos Livros Didáticos do Ensino médio e sua Importância no Ensino e Aprendizagem de Biologia. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA (EREBIO-SUL), 6 e SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, 16., 2013, Ijuí. Anais... Ijuí, 2013. Disponível em: https://www.sbenbio.org.br/categoria/anais-erebio/. Acesso em: 15 fev. 2022.

PAULA, Valdemar Matos; MONTEIRO, Milane Leite; RODRIGUES, Thayná Rosa. Experiência de uma abordagem prática no ensino de Botânica. Revista Sítio Novo, v. 4, n. 3, p. 204-213, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.204-213p. Acesso em: 15 fev. 2022.

PRADO, Edman Weverton do; MANSILA, Débora Eriléia Pedrotti. Demandas de ensino aprendizagem apresenta das por professores de ciências e biologia da rede estadual no município sorriso – MT. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 196-207, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p196-207.id178. Acesso em: 10 set. 2022.

REBOUÇAS, Natanael Costa; RIBEIRO, Rayane Tasso Moreira; LOIOLA, Maria Iracema Bezerra. Avaliação da aprendizagem sobre conceitos de morfologia vegetal em uma escola de ensino médio. Revista Cocar, v. 14, n. 30, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3428. Acesso em: 12 nov. 2022.

RIBEIRO, Wilttom Alves. Ensino de botânica na perspectiva dos livros didáticos de biologia do ensino médio. Monografia de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, 2017.

SALATINO, Antonio; BUCKERIDGE, Marcos. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p. 177-96, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/z86xt6ksbQbZfnzvFNnYwZH/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2022.

SALES, Ana Kel Durões. Análise do conteúdo de Botânica nos Livros Didáticos do ensino médio. Monografia (Especialização em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em:

https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37320. Acesso em: 12 nov. 2022.

SANTOS, Ana Cláudia Nascimento Marques. Desafios no Ensino de Botânica: a visão dos professores e as possibilidades de exploração através da filogenia. 2019. 84 f. Vitória de Santo Antão: Trabalho de conclusão (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) ¬– Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. Disponível em:

https://www.profbio.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/12/TCM-SANTOS-ACNM.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.

SANTOS, Isabela Cristina Oliveira dos; SILVA, Bianca Ieda da; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Percepções dos alunos do curso de Biologia a respeito de sua formação para e com o conteúdo de Botânica. CEPED, 2015. Disponível em:

http://cepedgoias.com.br/edipe/viedipe/PDF/GT4%20Quimica,%20fisica,%20bio%20e%20Ciencias%20pdf/GT4%20CO04%20-%20SANTOS,%20Isabela%20Cristina%20de%20Oliveira%20dos.pdf . Acesso em: 12 nov. 2022.

SILVA, Audilia Borges Vitorina; MORAES, Moemy Gomes. Jogos pedagógicos como estratégia no ensino de morfologia vegetal. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, v. 7, n. 13, p. 1642-1652, 2011. Disponível em:

https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4249/4138. Acesso em: 12 nov. 2022.

SILVA, Ana Paula Miranda; SILVA, Maria Francilene Souza; ROCHA, Francinalda Maria Rodrigues; ANDRADE, Ivanilza Moreira. Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em botânica no ensino fundamental. HOLOS, v. 8, n. 31, p. 68-79, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2347. Acesso em: 10 fev. 2022.

SILVA, Bethayne. Ensinando botânica através de atividades investigativas. 2011. 26 f. Belo Horizonte: Monografia (Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em:

http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYKRZ. Acesso em: 12 nov. 2022.

SOUSA, Edilma Brandão de; LEMOS, Jesus Rodrigues. Aspectos Morfológicos de Plantas do Semiárido. In: LEMOS, Jesus Rodrigues. Morfoanatomia de plantas do semiárido. São Paulo: Blucher, 2020. p.1-83. Disponível em: https://www.blucher.com.br/morfoanatomia-de-plantas-do-semiarido_9786555060485. Acesso em: 12 nov. 2022.

SOUZA, Cássia Luã Pires; GARCIA, Rosane Nunes. Uma análise do conteúdo de Botânica sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 25, n. 1, p. 111-130, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010008. Acesso em: 15 set. 2022.

SOUZA, Lucia Helena Pralon; REGO, Sheila Cristina Ribeiro. Imagens em livros didáticos de ciências e as orientações do Programa Nacional do Livro Didático. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 3, p. 5-15, 2018. Disponível em:

https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/104. Acesso em: 12 nov. 2022.

SUESS, Rodrigo Capelle; SOBRINHO, Hugo Carvalho; ALMEIDA, Suelen Alonso. Abordagem e perspectivas do conceito lugar em livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental. CEPED, 2013. Disponível em: https://cepedgoias.com.br/edipe/vedipefinal/pdf/gt07/co%20grafica/Rodrigo%20Capelle%20Suess.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista brasileira de Educação, v. 13, n. 5, p. 5-24, 2000. Disponível em: http://www.andreaserpauff.com.br/arquivos/disciplinas/magisterio/SABERES%20PROFISSIONAIS%20DOS%20PROFESSORES%20E%20CONHECIMENTOS%20UNIVERSIT%C3%81RIOS.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.

TOPANOTTI, Larissa Regina; LIMA, Darlon Martins; SILVA, Maria do Socorro Oliveira da. Jogos no ensino superior: uma ferramenta para o ensino de morfologia vegetal. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UTFPR, 1, 2011, Dois Vizinhos. Anais... Dois Vizinhos: UTFPR, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/221. Acesso em: 15 fev. 2022.

URSI, Suzana; BARBOSA, Pércia Paiva; SANO, Paulo Takeo; BERCHEZ, Flávio Augusto Souza. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 7-24, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002. Acesso em: 15 fev. 2022.

URSI, Suzana; SALATINO, Antonio. Nota Científica - É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para “cegueira botânica”. Boletim de Botânica, v. 39, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9052.v39p1-4. Acesso em: 10 jan. 2023.

VIEIRA, Valdecir Junior Costa; CORRÊA, Maria José Pinheiro. O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de Botânica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 2, p. 309-327, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.290. Acesso em: 10 fev. 2022.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

SANTOS, Thaís Athayde dos; LAGE, Débora de Aguiar. A MORFOLOGIA VEGETAL NA PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23008, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23008.id1734. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/153. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias