A MORFOLOGIA VEGETAL NA PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23008.id1734

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Recurso didático, PNLD

Resumo

A morfologia vegetal é essencial na determinação da flora, podendo contribuir para o entendimento de questões ambientais e para a formação de estudantes capazes de agir de modo consciente e sustentável. No entanto, a abordagem tradicional e descontextualizada da Botânica, tem culminado no desinteresse dos alunos. O intuito deste artigo foi analisar o enfoque dado à morfologia vegetal nos livros didáticos (LD) de Biologia aprovados no PNLD 2018. Foi realizada uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, que revelou a pouca relevância dada ao tema, a falta de imagens reflexivas e a baixa frequência de propostas de atividades práticas ou em grupo na maioria dos LD analisados. Ratificamos a relevância de uma análise criteriosa dos LD, visando ao aprimoramento dessa importante ferramenta pedagógica que, muitas vezes, é o único recurso didático disponível, sendo determinante na seleção e no modo como os conteúdos serão desenvolvidos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Thaís Athayde dos Santos, PGEBS/IOC/Fiocruz

Mestranda em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz)

Débora de Aguiar Lage, UERJ

Doutora em Biologia Vegetal (PGBV/UERJ) Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

SANTOS, Thaís Athayde dos; LAGE, Débora de Aguiar. A MORFOLOGIA VEGETAL NA PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23008, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23008.id1734. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/153. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias