UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ABORDAGEM DA TEMÁTICA ARBORIZAÇÃO URBANA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23015.id1650

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Arborização, Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados preliminares da implementação de uma proposta didática para a abordagem de conceitos sobre arborização urbana em um curso de extensão, que ocorreu de forma remota, com estudantes de uma escola pública da cidade de Osório (RS). A sequência didática, denominada Unidade de ensino potencialmente significativa, teve suas atividades planejadas de modo a atender as três condições essenciais para a aprendizagem significativa: a apresentação de um novo conhecimento, estruturado de maneira lógica; a existência de conhecimentos prévios que possibilitem a sua conexão com o novo conhecimento; motivação discente para apreender. São analisados indícios de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, apresentados ao longo das atividades. Considera-se que a UEPS teve boa aceitação, mesmo sendo um estudo preliminar que faz parte de uma investigação mais abrangente, já que é possível identificar indícios de aprendizagem significativa dos conceitos científicos relacionados à arborização urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carine Borba dos Santos, UFRGS

Mestre em Educação em Ciências (UFRGS)

Daniele Trajano Raupp, UFRGS

Doutorado em Educação em Ciências (UFRGS) Professora no Instituto de Química (UFRGS) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFRGS)

Lisiane Zanella, UFLA

Doutorado em Ecologia Aplicada (UFLA) Professora EBTT de Ciências Biológicas (IFRS Campus Osório) Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFRGS)

Mariana Nunes Barato, IFRS

Licenciada em Matemática (IFRS Campus Osório) Professora de Matemática da Rede Estadual do Rio Grande do Sul

Referências

AUSUBEL, David Paul et al. Psicologia Educacional. Tradução de Eva Nick. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 625p.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.219p.

CEMIG. Companhia Energética de Minas Gerais. Manual de Arborização. Belo Horizonte: Cemig/ Fundação Biodiversitas, 2011. 112p.

CONCEIÇÃO, Adriano Nardi; CORREIA, Paulo Rogério Miranda. Por que definir a pergunta focal dos mapas conceituais é importante? A identificação de mapas superficiais sem erros conceituais. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 3, dez. 2020. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2076. Acesso em: 01 ago 2022.

GALIAZZI, Maria do Carmo; LIMA, Valderez Marina do Rosário; RAMOS, Maurivan Güntzel. A fusão de horizontes na análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 19, p. 610-640, 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. 208p.

IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://ifrs.edu.br/osorio/. Acesso em: 13 fev. 2023.

MARCATTO, Celso. Educação Ambiental: conceitos e princípios.1. ed. Belo Horizonte: FEAM, 2002. 64p.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011. 248p.

MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa?, 2012. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 08 ago 2022.

MOREIRA, Marco Antônio. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: a teoria da aprendizagem significativa. 2. ed. Porto Alegre, 2016. 248p.

PIVETTA, Kathia Fernandes Lopes; SILVA FILHO, Demóstenes Ferreira da. Boletim Acadêmico Série Arborização Urbana. UNESP/FCAV/FUNEP. Jaboticabal, SP: 2002. 74p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/90233/mod_resource/content/1/arborizaourbana-unespjaboticabal-111215112201-phpapp01.pdf. Acesso em: 08 ago 2022.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico - 2nd.ed.. Editora Feevale, 2013.

RAMBO, Pe. Balduíno. A fisionomia do Rio Grande do Sul. Série Documentos Históricos, Caderno n. 31. São Leopoldo: Unisinos,1956. 39p. Disponível em: http://www.rbma.org.br/rbma/pdf/Caderno_31.pdf. Acesso em: 08 ago 2022.

ROCKENBACK, Lara Colveroet al. Estereoquímica em plantas medicinais: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino médio. REPPE-Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 4, n. 1, p. 49-75, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/586088/2/11aLARA%20COLVERO%20ROCKENBACH-PRODUTO.pdf. Acesso em:13 ago 2022.

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 1

, n. 2. 2010, pp. 4-16. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/pde/pde/pdf/tavares.pdf. Acesso em: 30 jul 2022.

TV CÂMARA CAMPINAS. Meu Ambiente: Arborização Urbana 06/03/2016. Youtube, 10 março 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JfCGuFQnVsE. Acesso em: 30 jul 2022.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

SANTOS, Carine Borba dos; RAUPP, Daniele Trajano; ZANELLA, Lisiane; BARATO, Mariana Nunes. UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ABORDAGEM DA TEMÁTICA ARBORIZAÇÃO URBANA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23015, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23015.id1650. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/160. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias