INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A FÍSICA E QUÍMICA: ESTUDO DO CALOR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23022.id1736

Palavras-chave:

Calor, Física, Interdisciplinaridade, Química, Termoquímica

Resumo

Com o objetivo de produzir significado aos conceitos da termoquímica foi desenvolvido uma Sequência Didática interdisciplinar e contextualizada, com enfoque nos indicadores de ocorrência e desenvolvimento da Alfabetização Científica nos educandos. Este estudo classifica-se como pesquisa qualitativa de cunho exploratório e a coleta dos dados ocorreu por caderno de bordo, questionário prévio, jornal de informações e questionário pós desenvolvimento da Sequência Didática. O desenvolvimento deste estudo foi com os alunos da Educação Básica, devidamente matriculados no 2° ano do Ensino Médio. A Alfabetização Cientifica foi categorizada segundo Shen, e complementadas pelos indicadores de Alfabetização Científica fundamentados por Pizarro e Lopes. Foi possível constatar que houve evolução a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos, sendo que a maioria conseguiu atingir a Alfabetização Cívica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucineia Michalszeszen, PPGECM

Mestranda em Ensino da Natureza e Matemática (PPGECM) Professora na Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso (SEDUC/MT)

Carmen Wobeto, UFV

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFV) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente do Programa de Pós-Graduação Em Ensino da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT)

Patrícia Rosinke, UFMT

Doutora em Educação nas Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente do Programa de Pós-Graduação Em Ensino da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT)

Referências

ARRUDA, Graziela Queiroz de.; SILVA, Joelma Santana Reis da. O uso da tecnologia e as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos em meio a pandemia. In: EDUCAÇÃO COMO (RE)EXISTÊNCIA: MUDANÇAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTOS, 15,16 e 17, 2020, Maceió. Anais... Maceió: CONEDU, 2020. p. 1-9. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2426_04092020084651.pdf Acesso em: 15 abril 2022

AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 11 fev. 2022.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.); OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; SCARPA, Daniela Lopes; SASSERON, Lúcia Helena; SEDANO, Luciana; SILVA, Maira Batistori e; CAPECCHI, Maria Cândida Varone de Morais; ABIB, Maria Lucia Vital dos; BRICCIA, Viviane. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning,2013.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Rev. Bras. Educ. [online]. n.22, p.89-100, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf Acesso em: 02 mai. 2022.

CIPRIANO, Aline. Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química. 2017. Araranguá: Dissertação (mestrado profissional) - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189498 Acesso em: 10 abr. 2022.

DIAS, Érika. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 29 (112) • Jul-Set 2021 https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002901120001 Acesso em: 05 nov. 2022.

FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? — São Paulo: Cortez, 2008. Vários autores. ISBN 978-85-249-1408-9 – 2008. p. 12-17.

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO Ada Ávila. O professor e as condições de trabalho e os efeitos de sua Saúde. Educação e Pesquisa, v.31, n.2, p. 189-199, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GdZKH9CHs99Qd3vzY5zfmnw/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 25 jun. 2022

GONÇALVES, Luciene Pereira da Silva; NOBRE-DA-SILVA, Nara Alinne; BENITE, Claudio Roberto Machado. A experimentação no Ensino de Química: compreensões de licenciandos manifestadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Prática Docente, v. 7, n. 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22040.id1408 Acesso: 27 jun. 2022

KOBASHIGAWA, Alexandre Hiroshi; ATHAYDE, Beatriz A. C. de Castro; MATOS, Kédima Ferreira de Oliveira; CAMELO, Midori Hijioka.; FALCONI, Simone. Estação ciência: formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV SEMINÁRIO NACIONAL ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. São Paulo, 2008. p. 212-217. Disponível em: https://docplayer.com.br/54659874-Estacao-ciencia-formacao-de-educadores-para-o-ensino-de-ciencias-nas-series-iniciais-do-ensino-fundamental.html Acesso em: 10 abr. 2022

LORENZETTI, Leonir. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) Educação e Ciência, do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/79312/161264.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 abr. 2022

LORENZETTI, Leonir.; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 37-50, março, 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH/?format=pdf&lang=pt Acesso em 07 mar 2022

MARQUES, Ronualdo; XAVIER, Claudia Regina. Alfabetização Científica no ensino de ciências: numa Sequência didática sobre a pegada ecológica do lixo. REnCiMa, Edição Especial v. 11, n.2, p. 84-106, 2020.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009, p.108

MORAES, Sandra Aparecida. Interdisciplinaridade na escola: uma metodologia para melhorar o ensino e a aprendizagem. 2019. Uberlândia: Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28842/1/InterdisciplinaridadeEscolaMetodologia.pdf Acesso em: 28 abr.2022.

MORTIMER, Eduardo Fleury; AMARAL, Luiz Otávio F. Quanto mais quente melhor:

calor e temperatura no ensino de termoquímica. Química Nova na Escola, n.7, p. 30-34, 1998. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/aluno.pdf Acesso em: 06 abr. 2022.

OLIVEIRA, Luís Alberto Boaventura; CARBO, Leandro; ROCHA, Edimárcio Francisco da. O ensino de química por investigação em um livro didático: análise da abordagem experimental. Revista Prática Docente, v. 7, n. 2, e22042, 2022. Disponível em: http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22042.id1489 Acesso em 04 mai. 2022

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas.; LOPES JUNIOR, Jair. Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 208-238, 2015. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/66/42 Acesso em 10 abr. 2022.

SASSERON, Lucia Helena. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para a implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 41-62.

SASSERON, Lucia Helena; CARVALHO, Anna. Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n 1, p. 59-77, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/844768/mod_resource/content/1/SASSERON_CARVALHO_AC_uma_revis%C3%A3o_bibliogr%C3%A1fica.pdf Acesso em 03 abr 2022.

SCHWARTZ, Suzana; BRAGAGNOLO, Lourdes; AIRES, Mauricio. Motivação e aprendizagens na prática docente. 10.13140RG.22.28021.40162. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347579490_MOTIVACAO_E_APRENDIZAGEM_NA_PRATICA_DOCENTE Acesso em 23 jun. 2022.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

MICHALSZESZEN, Lucineia; WOBETO, Carmen; ROSINKE, Patrícia. INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A FÍSICA E QUÍMICA: ESTUDO DO CALOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23022, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23022.id1736. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/167. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias