IMPACTOS DA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23035.id1718Palavras-chave:
Educação Física, Deficiência Visual, COVID-19Resumo
Este artigo apresenta o relato de experiência docente durante a pandemia da COVID-19 (março de 2020 a dezembro de 2021), no Instituto Benjamin Constant/ Rio de Janeiro. Estudo de natureza qualitativa, com características de abordagem descritiva exploratória, com emprego de técnicas da pesquisa documental/ bibliográfica, que teve o objetivo abordar as estratégias, os desafios e a superação dos professores no teletrabalho, que se reinventaram no processo de ensino-aprendizagem, baseado na teoria do ensino centrada no aprendiz, e entregaram conhecimentos diversificados de hábitos saudáveis, de alimentação e nutrição, práticas esportivas e estratégias preventivas às três etapas da Educação Básica, a partir de uma (Re)Educação Física baseada em evidências. Percebeu-se o envolvimento dos estudantes nas atividades propostas e atitudes críticas de apropriação dos conteúdos apresentados, contudo, as peculiaridades da comunidade escolar daquela instituição foram desconsideradas durante o teletrabalho (acesso às tecnologias) e no momento do retorno às atividades presenciais, com cenário pandêmico preocupante à adoção de procedimentos sanitários.
Downloads
Métricas
Referências
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE – ACSM. COVID-19 and exercise. Resources and support for keeping your patients or clients active during the COVID-19 pandemic, 2020. Disponível em: https://www.exerciseismedicine.org/support_page.php/covid-19-and-exercise1/. Acesso em: 12 out. 2021.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 4/2020, de 30 de janeiro de 2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeirtos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Brasília: ANVISA, 2020. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/arquivos/recursos/nota_tecnica_n_04-2020_gvims-ggtes-anvisa-atualizada-27-10-2020.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
ARROYO, Javier. Colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias, alerta universidade. El País, [S. l.], 17 jun. 2020. Sociedade. Disponível em: https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-06-17/colocar-20-criancas-numa-sala-de-aula-implica-em-808-contatos-cruzados-em-dois-dias-alerta-universidade.html. Acesso em: 12 mar. 2021.
BRASIL. República Federativa. Decreto-lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1942. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del4657.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998. Regimento interno do Instituto Benjamin Constant - IBC. Brasília: Gabinete do Ministro, 1998a. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=22/04/1998&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=184. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria nº 1.337, de 3 de dezembro de 1998. Altera dispositivos do Regimento interno do Instituto Benjamin Constant - IBC, aprovado pela Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998. Brasília: Gabinete do Ministro, 1998b. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=11&data=07/12/1998. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. República Federativa. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Brasília: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. República Federativa. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Brasília: Presidência da República, 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Brasília: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9784.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1066, de 10 de novembro de 2009. Altera a redação do § 2º e incisos I e III do § 3º do Art. 3º do Regimento Interno do Instituto Benjamin Constant, aprovado pela Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998, e modificado pela Portaria nº 1.337, de 3 de dezembro de 1998. Brasília: Gabinete do Ministro, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1846-port1066-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Manual de perícia oficial em saúde do servidor público federal. 3. ed. Brasília: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, 2017.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Brasília: Presidência da República, 2018a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13666.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 310, de 3 de abril de 2018. Altera o regimento interno do Instituto Benjamin Constant - IBC, aprovado pela Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998. Brasília: Gabinete do Ministro, 2018b. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/8974331/do1-2018-04-04-portaria-n-310-de-3-de-abril-de-2018-8974327. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Retificação. Brasília: Gabinete do Ministro, 2018c. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/retificacao-56786558. Acesso em: 17 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília: Gabinete do Ministro, 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/Portaria-188-20-ms.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Economia. Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020. Estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC relativos à implementação de Programa de Gestão. Brasília: Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/ Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-65-de-30-de-julho-de-2020-269669395. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020c. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020d. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020-248881422?inheritRedirect=true&redirect=%2Fweb%2Fguest%2Fsearch%3FqSearch%3DPortaria%2520345%2520de%252019%2520de%2520mar%25C3%25A7o%2520de%25202020. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020e. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-473-de-12-de-maio-de-2020-256531507. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020f. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020. Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020g. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.030-de-1-de-dezembro-de-2020-291532789. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020. Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020h. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mec-n-1.038-de-7-de-dezembro-de-2020-292694534. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Economia. Portaria Conjunta nº 20, de 18 de junho de 2020. Estabelece as medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nos ambientes de trabalho (orientações gerais). (Processo nº 19966.100581/2020-51). Brasília: Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, 2020i. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-conjunta-n-20-de-18-de-junho-de-2020-262408085. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Brasília: Presidência da República, 2020j. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14040.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 983, de 18 de novembro de 2020. Estabelece diretrizes complementares à Portaria nº 554, de 20 de junho de 2013, para a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Gabinete do Ministro, 2020k. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-983-de-18-de-novembro-de-2020-289277573. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. República Federativa. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. Brasília: Presidência da República, 2020l. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de atividade física para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2021a.
BRASIL. Ministério da Economia. Instrução Normativa nº 109, de 29 de outubro de 2020. Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. Brasília: Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/ Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, 2021b. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-109-de-29-de-outubro-de-2020-286060110. Acesso em: 3 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Economia. Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021. Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. Brasília: Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/ Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, 2021c. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-sgp/sedgg/me-n-90-de-28-de-setembro-de-2021-349566093. Acesso em: 3 nov. 2021.
BRASIL. República Federativa. Pílulas de conscientização: corregedoria explica! Brasília: Secretaria-Geral/ Secretaria de Controle Interno da Presidência da República. 2021d. Disponível em: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/acesso-a-informacao/transparencia-e-prestacao-de-contas-pr/2022/sgpr-relatorio-de-gestao/CARTILHAASSEDIOMORALCISETFinaltarja.pdf. Acesso em: 22 nov. 2021.
BRASIL. Justiça Federal. Seção Judiciária do Rio de Janeiro (15ª Vara Federal do Rio de Janeiro). Despacho/ Decisão. Ação Civil Pública nº 5072345-69.2021.4.02.5101/RJ - Rio de Janeiro. Autor: Ministério Público Federal. Réus: UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, Colégio Pedro II - CPII, União - Advocacia Geral da União. Rio de Janeiro: Justiça Federal, 2021e. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2021/OUTUBRO/Indeferimento%20de%20tutela.pdf. Acesso em: 7 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria IBC nº 11, de 16 de junho de 2021. Regulamenta a atividade docente da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant e revoga a Portaria nº 323, de 23 de novembro de 2015. Rio de Janeiro: Direção-Geral, 2021f. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/2021/portaria-ibc-no-11-de-16-de-junho-de-2021. Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2021g. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-5-de-agosto-de-2021-336647801. Acesso em: 3 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital nº 3, de 22 de fevereiro de 2021. Chamada pública de seleção para o curso de mestrado profissional na temática da deficiência visual do IBC. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, ano 158, n. 35, p. 38-40, 23 fev. 2021h. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/02/2021&jornal=530&pagina=38. Acesso em: 23 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 837, de 21 de outubro de 2021. Estabelece as regras de retorno gradual e seguro às atividades presenciais no âmbito do Ministério da Educação - MEC, no contexto do enfrentamento do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. Brasília: Gabinete do Ministro, 2021i. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-837-de-21-de-outubro-de-2021-353960254. Acesso em: 22 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.039, de 22 de dezembro de 2022. Altera o regimento interno do Instituto Benjamin Constant - IBC, aprovado pela Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998. Brasília: Gabinete do Ministro, 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1.039-de-22-de-dezembro-de-2022-453263307. Acesso em: 17 mar. 2022.
BRASIL. República Federativa. Decreto nº 11.342, de 1º de janeiro de 2023. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação e remaneja cargos em comissão e funções de confiança. Brasília: Presidência da República, 2023. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Decreto/D11342.htm#art4. Acesso em: 17 mar. 2023.
CASTRO, Marcia Caldas de. et al. Spatiotemporal pattern of COVID-19 spread in Brazil. Science Washington, v. 372, n. 6544, p. 821-826. 2021. DOI: https://doi.org/10.1126/science.abh1558
COLAO, Annamaria. et al. Rethinking the role of the school after COVID-19. The Lancet. Public Health, [S. l.], v. 5, n 7, p. e370. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30124-9
DOREMALEN, Neeltje van. et al. Aerosol and surface stability of SARS-CoV-2 as compared with SARS-CoV-1. New England Journal of Medicine, Boston, v. 382, n. 16, p. 1564-1567. 2020. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMc2004973
EDUCAÇÃO FÍSICA EM ÁUDIO DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (PROF. DR. VLADIMIR SCHUINDT): Aula 31 - questões fechadas (checkbox/ caixa de seleção), onde 6 questões equivalem a 60 minutos de aula. [Locução de]: Vladimir Schuindt da Silva. [S.l.]: Vladimir Schuindt da Silva, 21 jun. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/4azvtQ8qBRdpmetIYizUku?si=eec94882a68c4ca9. Acesso em: 12 jun. 2021.
EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC. Ministro fala na Câmara sobre novos institutos federais de educação. Deputados veem motivação política na proposta de Milton Ribeiro. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-10/ministro-fala-na-camara-sobre-novos-institutos-federais-de-educacao. Acesso em: 20 out. 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ. Ministério da Saúde. Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2020a. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/contribuicoes_para_o_retorno_escolar_-_08.09_4_1.pdf. Acesso em: 8 dez. 2020.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ. Ministério da Saúde. Recomendações e orientações em saúde e atenção psicossocial na Covid-19. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2020b. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/10/livro_saude_mental_covid19_Fiocruz.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ. Ministério da Saúde. Recomendações para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2021. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u34/gt_em_finalizacao_2021-08-19.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.
FULKERSON, Jayne A. et al. Family home food environment and nutrition-related parent and child personal and behavioral outcomes of the healthy home offerings via the mealtime environment (HOME) plus program: a randomized controlled trial. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics (Online), [S. l.], v. 118, n. 2, p. 240-251. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jand.2017.04.006
FURUSE, Yuki. et al. Clusters of coronavirus disease in communities, Japan, January–April 2020. Emerging Infectious Diseases (Online), v. 26, n. 9, p. 2176-2179. 2020. DOI: https://doi.org/10.3201/eid2609.202272
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; BARCELOS, Liliam Guimarães de. A constituição do público-alvo na política de educação especial brasileira: movimentos e disputas no interior do estado integral. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 27, p. e0170. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0170
GIARETTA, Juliana Barbosa Zuquer; GIULIO, Gabriela Marques Di. O papel das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no urbano do século XXI e na emergência dos novos movimentos sociais: reflexões a partir de experiências na megacidade de São Paulo. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 161-179, jan./ abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n1p161
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. Barueri: Atlas, 2017.
GŁĄBSKA, Dominika; GUZEK, Dominika; GROELE, Barbara; GUTKOWSKA, Katarzyna. Fruit and vegetables intake in adolescents and mental health: a systematic review. Roczniki Panstwowego Zakladu Higieny, Warszawa, v. 71, n. 1, p. 15-25. 2020. DOI: https://doi.org/10.32394/rpzh.2019.0097
GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida; CANEVA, Christiane. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de COVID-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e012, 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995
HALLAL, Pedro Curi. et al. SARS-CoV-2 antibody prevalence in Brazil: results from two successive nationwide serological household surveys. The Lancet. Global Health [S. l.], v. 8, n. 11, p. e1390-e1398. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30387-9
HORTON, Richard. Offline: COVID-19-what we can expect to come. Lancet (London, England), v. 395, n. 10240, p. 1821. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31355-6
IMPULSIONA. Conteúdo pedagógico. Três ideias para ocupar a rotina das crianças e adolescentes durante a quarentena, 2020. Disponível em: https://impulsiona.org.br/cadernos-rotina-quarentena/. Acesso em: 6 out. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 323, de 26 de novembro de 2015. Regulamento reformulado pelo Conselho Diretor referente à distribuição de carga horária dos docentes da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant - IBC. Rio de Janeiro: IBC, 2015. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/1994-a-fevereiro-de-2020-listagem/portaria-n-o-323-de-26-de-novembro-de-2015. Acesso em: 13 mar. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Suspensas todas as aulas do IBC, 2020a. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1244-suspensas-todas-as-aulas-do-ibc. Acesso em: 13 mar. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Atenção, 2020b. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1246-atencao. Acesso em: 16 mar. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Cancelado o calendário escolar 2020, 2020c. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1254-direcao-geral-do-ibc-cancela-o-calendario-escolar-e-da-ferias-coletivas-aos-funcionarios-terceirizados. Acesso em: 3 abr. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Departamento de Educação inicia atendimento remoto aos alunos, 2020d. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1388-ao. Acesso em: 28 set. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 190, de 14 de agosto de 2020. Regulamenta o trabalho remoto no âmbito do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant durante a crise de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus (COVID-19). Rio de Janeiro: IBC, 2020e. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/2020/portaria-no-190-de-14-de-agosto-de-2020. Acesso em: 12 out. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 294, de 19 de novembro de 2020. Publica as normas e os procedimentos referentes a redistribuição de servidor no âmbito do Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: IBC, 2020f. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/2020/portaria-no-294-de-19-de-novembro-de-2020. Acesso em: 12 out. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Diretor-geral do IBC defende a educação especializada no STF, 2020g. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1669-diretor-geral-do-ibc-defende-a-educacao-especializada-no-stf. Acesso em: 23 ago. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Comunicado do Departamento de Educação informa sobre retorno escolar, 2021a. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1466-comunicado-aos-alunos-e-seus-responsaveis. Acesso em: 15 jan. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. IBC inicia o ano letivo com aulas remotas, 2021b. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1480-ibc-inicia-o-ano-letivo-com-aulas-remotas. Acesso em: 4 fev. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Retomada das atividades presenciais no IBC, 2021c. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1615-comunicado-aos-servidores-pais-e-alunos-do-ibc. Acesso em: 17 jun. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Covid-19, 2021d. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1633-covid-19. Acesso em: 7 jul. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 2, de 3 de fevereiro de 2021. Estabelece diretrizes excepcionais de trabalho no âmbito do Departamento de Educação (DED) para os anos letivos de 2020 e 2021 no calendário biênio 2020/2021. Rio de Janeiro: IBC, 2021e. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/2021/portaria-ibc-no-2-de-3-de-fevereiro-de-2021. Acesso em: 12 out. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. IBC retoma as aulas presenciais, 2021f. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1695-ibc-retoma-as-aulas-presenciais. Acesso em: 20 set. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. COE divulga o plano contingencial do IBC para enfrentamento da Covid-19, 2021g. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1705-coe-divulga-o-plano-contingencial-do-ibc-para-enfrentamento-da-covid-19. Acesso em: 30 set. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Primeira-dama do Brasil promete apoio aos planos de crescimento do IBC, 2021h. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1503-primeira-dama-do-brasil-visita-ibc-e-promete-apoio-aos-projetos-de-desenvolvimento-da-instituicao. Acesso em: 09 mar. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Comunicado do COE-IBC sobre o retorno das atividades presenciais, 2021i. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/assuntos/noticias/comunicado-do-coe-ibc-sobre-o-retorno-das-atividades-presenciais. Acesso em: 29 out. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 390, de 22 de dezembro de 2022, 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-ibc-n-390-de-22-de-dezembro-de-2022-452922856. Acesso em: 08 abr. 2023.”.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Projeto político pedagógico (PPP) 2023-2025, 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/ppp-ded-ibc-documento-final-1.pdf/view. Acesso em: 15 mar. 2023.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Professor Mauro Conceição assume cargo pelos próximos quatro anos, 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/assuntos/noticias/mec-nomeia-diretor-geral-do-ibc. Acesso em: 15 mar. 2023.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Mudança na regra de redistribuição externa de servidores do IBC, 2023c. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/assuntos/noticias/mudanca-na-regra-de-redistribuicao-externa-de-servidores-do-ibc. Acesso em: 15 mar. 2023.
KAMPF, Günter; TODT, Daniel; PFÄNDER, Stephanie; STEINMANN, Eike. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. Journal of Hospital Infection, London, v. 104, n. 3, p. 246-251. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhin.2020.01.022
KRANTZ, Steven George; RAO, Arni S. R. Srinivasa. Level of underreporting including underdiagnosis before the first peak of COVID-19 in various countries: preliminary retrospective results based on wavelets and deterministic modeling. Infection Control & Hospital Epidemiology, New Jersey, v. 41, n. 7, p. 857-859. 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/ice.2020.116
LEE, Valentino; SCHNEIDER, Heather; SCHELL, Robbie. Aplicações móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo: Pearson, 2005.
LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de cegos no Brasil do século XIX: revisitando a história. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 25, n. 2, p. 283-300. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000200007
LECHETA, Ricardo R. Google Android. São Paulo: Novatec, 2013.
LEITE, Graciliana Garcia; GATTI, Melina Radaelli. Deficiência múltipla: revisão sistemática da produção discente do programa de pós-graduação em educação especial. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, Manaus, v. 2, n. 4, p. 276-293, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5311. Acesso em: 13 out. 2021.
LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas. Online), Campinas, v. 37, p. e200089. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Aprendizagem totalizante. São Paulo: Memnon/ Mackenzie, 1999.
MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. O perceber de quem está na escola sem dispor da visão. São Paulo: Cortez, 2013.
MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues; BELTRAN, Diana Carolina Gonzalez; GUEDES, José da Silca. Todo passo conta! Novas recomendações para atividade física e saúde. Diagnóstico e Tratamento, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 21-24. 2019. Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/06/1005092/rdt-v24n1_21-24.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
MUITO além do peso. Direção: Estela Renner. Produção: Marcos Nisti. [S. l.: s. n.], 2012. 1 vídeo (143 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4. Acesso em: 20 out. 2020.
MOURÃO, Ludmila; SOARES, João Paulo Fernandes; LOVISI, Ayra; NOVAIS, Mariana Cristina Borges. Educação Física, gênero e cinema: contribuições para a formação docente. Pensar a Prática, [S. l.], v. 22. 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53919
MUSCOGIURI, Giovanna. et al. Nutritional recommendations for CoVID-19 quarantine. European Journal of Clinical Nutrition, London, v. 74, n. 6, p. 850-851. 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/s41430-020-0635-2
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
NERES, Celi Corrêa; CORRÊA, Nesdete Mesquita. Análise dos artigos na área da deficiência visual publicados na Revista Brasileira de Educação Especial (1992-2017). Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 24, n. spe, 153-166, out./ dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000400011
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE – OPAS. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia, 2020a. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic. Acesso em: 12 out. 2021.
PIGGIN, Joe. What is physical activity? A holistic definition for teachers, researchers and policy makers. Frontiers in Sports and Active Living, [S. l.], v. 2, p. 72. 2020. DOI: https://doi.org/10.3389/fspor.2020.00072
PRIETTO, Adelina Lorensi; SOUZA, Maristela da Silva. O projeto de educação para a educação física escolar: um olhar para as políticas educacionais dos últimos vinte anos. Motrivivência (Florianópolis), Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01-15, abr./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62672
RECHINELI, Andréa; PORTO, Eline Tereza Rozante; MOREIRA, Wagner Wey. Corpos deficientes, eficientes e diferentes: uma visão a partir da educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 14, n. 2, p. 293-310, ago. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382008000200010
REIS, Ruy Freitas. et al. Characterization of the COVID-19 pandemic and the impact of uncertainties, mitigation strategies, and underreporting of cases in South Korea, Italy, and Brazil. Chaos, Solitons & Fractals, v. 136, p. 109888. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2020.109888
RIO DE JANEIRO (Cidade). MultiRio. MultiRio Esporte Clube, 2020. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/series/serie/2716-multirio-esporte-clube. Acesso em: 1 dez. 2020.
RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Resolução Conjunta SEEDUC/SES nº 1.569, de 12 de agosto de 2021. Institui protocolos e orientações complementares para atendimento escolar nas unidades da rede estadual e rede privada de ensino vinculadas ao sistema estadual de ensino do Rio de Janeiro, no período de pandemia da COVID-19, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro: parte 1: seção 2: Rio de Janeiro, RJ, ano 47, n. 155-A, p. 2, 13 ago. 2021a.
RUIZ-ROSO, Maria Belén. et al. Covid-19 confinement and changes of adolescent's dietary trends in Italy, Spain, Chile, Colombia and Brazil. Nutrients, [S. l.], v. 12, n. 6, p. 1807. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/nu12061807
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & amp; Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 12 out. 2021.
SANCHES, Simone Meyer; RUBIO, Kátia. A prática esportiva como ferramenta educacional: trabalhando valores e a resiliência. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 825-842, dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400010
SILVA, Mauricio Roberto da; PIRES, Giovani De Lorenzi; PEREIRA, Rogerio Santos; BIANCHI, Paula. Bolsonaro e a COVID-19: e daí? “o Brazil tá matando o Brasil”, “do Brasil, SOS ao Brasil”, “chora a nossa pátria, mãe gentil...”. Motrivivência (Florianópolis), Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01-19, abr./ jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e74507
SILVA, Vladimir Schuindt da; DORNELLES, Thauan Neivor; SEISL, Sigfried Eduardo; MATTEUCCI JÚNIOR, Alceu; ROCHA, Tatiana Márcia da; SOUZA, Israel. Site responsivo de aptidão física relacionada com a saúde para adultos aparentemente saudáveis. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–27914, 2022. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2022.27914
SINDICATO DOS TRABALHADORES DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – SINTIFRJ. Nota de repúdio contra o retorno presencial das servidoras e servidores do IBC, 2021. Disponível em: http://sintifrj.org.br/sintifrj/2021/07/02/nota-de-repudio-contra-o-retorno-presencial-das-servidoras-e-servidores-do-ibc/. Acesso em: 2 jul. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO – SBMEE. Informes e notas da SBMEE sobre coronavírus e exercício físico, 2020. Disponível em: http://www.medicinadoesporte.org.br/informes-da-sbmee-sobre-coronavirus-e-exercicio-fisico/. Acesso em: 15 out. 2021.
SUMMER, Andy; HOY, Christopher; ORTIZ-JUAREZ, Eduardo. Estimates of the impact of Covid-19 on global poverty. WIDER Working Paper 2020/43. Helsinki: UNU-WIDER. 2020. DOI: https://doi.org/10.35188/UNU-WIDER/2020/800-9
TUBINO, Manoel José Gomes; GARRIDO, Fernando Antonio Cardoso; TUBINO, Fabio Mazeron. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. Rio de Janeiro: SENAC, 2007.
VEIGA E SILVA, Lena. et al. COVID-19 mortality underreporting in Brazil: analysis of data from government Internet portals. Journal of Medical Internet Research, Pittsburgh, v. 22, n. 8, p. e21413. 2020. DOI: https://doi.org/10.2196/21413
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION – UNESCO. UNESCO strategy on education for health and well-being: contributing to the sustainable development goals, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246453. Acesso em: 11 out. 2021.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION – UNESCO. Coalizão global de educação, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition. Acesso em: 11 out. 2021.
WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: five key changes to practice. New Jersey: John Wiley & Sons, 2002.
WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: five key changes to practice. San Francisco: Jossey-bass, 2013.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Updated country preparedness and response status for COVID-19 as of 9 June 2020, 2020a. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/updated-country-preparedness-and-response-status-for-covid-19-as-of-9-june-2020. Acesso em: 12 out. 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. 2019 Novel Coronavirus (2019-nCoV): Strategic preparedness and response plan, 2020b. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/strategic-preparedness-and-response-plan-for-the-new-coronavirus. Acesso em: 12 out. 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Stay physically active during self-quarantine, 2020c. Disponível em: http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/novel-coronavirus-2019-ncov-technical-guidance/stay-physically-active-during-self-quarantine. Acesso em: 12 out. 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Tracking SARS-CoV-2 variants, 2023a. Disponível em: https://www.who.int/en/activities/tracking-SARS-CoV-2-variants/. Acesso em: 13 mar. 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard, 2023b. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 13 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.